Porto Alegre, 16 de outubro de 2023 – Terminou bem-sucedida a ação organizada pela
Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em parceria com a Agência Brasileira de
Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), durante a Anuga, maior feira de alimentos
do mundo, realizada entre os dias 07 e 11 de outubro, em Colônia (Alemanha).
Apenas nos cinco dias do evento, as 22 agroindústrias participantes da ação no espaço da
ABPA concretizaram negócios que superam US$ 570 milhões em exportações para mercados dos cinco
continentes, que estiveram presentes no evento.
A partir das tratativas realizadas no evento com os mais de 2 mil encontros de negócios
realizados na feira, as empresas participantes da ação projetam exportações que deverão superar
US$ 1,8 bilhão nos próximos 12 meses, contemplando os setores de aves, suínos e ovos.
Os grandes números do evento não se resumem aos resultados em exportações. A ação também
foi marcada pelo fortalecimento das ações de imagem internacional do setor produtivo brasileiro.
Foi o momento do lançamento da campanha internacional Good Food – Sustainable Protein, segunda fase
da campanha iniciada em 2021 que destaca os atributos que diferenciam a sustentabilidade da
avicultura e da suinocultura do Brasil. O lançamento contou com a presença de diversas
autoridades – entre eles, o Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, e o presidente da ApexBrasil,
Jorge Viana.
A ação marca uma nova frente estratégica de ação setorial, desta vez, marcada pela
apresentação de cases de sustentabilidade das empresas produtoras e exportadoras da avicultura e
da suinocultura do Brasil – que ficarão disponíveis nos sites www.proteinasustentavel.com.br
(versão em português) e www.braziliansustainableprotein.com (em inglês). Também serão
realizadas ações em redes sociais, além da difusão de um vídeo da campanha.
O sabor e a qualidade dos produtos também foram destaque na área gastronômica da ABPA no
evento, sob o comando do chef Marcelo Bortolon. Mais de 1,4 mil pratos à base de carne de frango
foram servidos na área de degustação da associação. Pela primeira vez, também foram
realizadas degustações de carne de pato e de torresmos, que se somaram aos tradicionais omeletes,
distribuídos para os importadores e potenciais clientes do setor. Tudo isto, contando ainda com a
distribuição de materiais com informações sobre as indústrias exportadoras do setor e sobre as
características da produção brasileira, que é baseada em três pilares: qualidade, status
sanitário e sustentabilidade.
Foi uma ação ampla, complexa e com resultados que falam por si. A participação na Anuga é
uma das mais importantes do nosso calendário, e o sucesso das ações em imagem e negócios mostram
que alcançamos todos os nossos objetivos, avalia o presidente da ABPA, Ricardo Santin.
Quem esteve presente: Ao todo, 22 empresas confirmaram presença na ação da ABPA & ApexBrasil:
Alibem, Avenorte, Bello Alimentos, C.Vale, Coasul, Copacol, Dália Alimentos, Ecofrigo, Frangos
Pioneiro, Friato, Frigoestrela, Frimesa, Jaguafrangos, GTFoods, Lar Agroindustrial, Netto Alimentos,
Rudolph, Somave, SSA, Vibra, Villa Germânia, Zanchetta Alimentos._
Outras associadas da ABPA estiveram com espaço próprio no evento, como Aurora Alimentos, BRF,
Pamplona Alimentos, Seara Alimentos e Vossko. As informações partem da assessoria de imprensa da
ABPA.
Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2023 – Grupo CMA
Cotação semanal
Dados referentes a semana 22/11/2024
Suíno Independente kg vivo
R$ 9,53Farelo de soja à vista tonelada
R$ 71,50Casquinha de soja à vista tonelada
R$ 1.200,00Milho Saca
R$ 1.975,00Preço base - Integração
Atualizado em: 07/11/2024 17:50