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CARNES: Auditoria comprova compromisso da Marfrig com preservação

28 de setembro de 2016
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Porto Alegre, 28 de setembro – A Marfrig Beef, terceira maior produtora
de carne bovina do mundo, publicou relatório que atesta as boas práticas de
sustentabilidade adotadas na compra de bovinos criados no Bioma Amazônia. O
documento, auditado pela consultoria independente DNV-GL, foi elaborado tendo
como base os critérios estabelecidos no compromisso público firmado entre a
empresa e o Greenpeace, em 2009, com o objetivo de combater o desmatamento da
Floresta Amazônica, violência contra os povos indígenas e também evitar o
uso de mão de obra análoga à escrava no campo.

Realizada entre os dias 7 e 16 de junho de 2016, a auditoria atestou que
pelo 3 ano consecutivo não foi identificada nenhuma operação de compra de
bovinos da Marfrig em desacordo com os pontos do compromisso público
“Critérios mínimos para operações com gado e produtos bovinos em escala
industrial no bioma Amazônia” durante todo ano de 2015, assumido entre as
maiores empresas de carne do Brasil e o Greenpeace.

O relatório coloca a Marfrig como referência global de sustentabilidade
para a indústria de proteína animal. “Ao longo dos anos, fomos percebendo
que a sustentabilidade é um fator fundamental para a estratégia da Marfrig,
pois estamos em um negócio intimamente ligado a questões como uso da terra e
dos recursos naturais”, explica o CEO da Marfrig Beef Brasil, Andrew Murchie.

Um dos pontos destacados pelo relatório que confirma esse compromisso de
longo prazo com a preservação da Amazônia foi o mapeamento por satélite dos
limites das propriedades de 100% dos fornecedores diretos da Marfrig. “Fomos a
primeira empresa de proteína animal brasileira a utilizar a tecnologia por
satélite para barrar a compra de gado de propriedades que estejam desmatando o
bioma Amazônia”, resume Mathias Almeida, gerente de sustentabilidade da
Marfrig Beef. “Isso, somado à adoção de procedimentos, tecnologias e
treinamentos em linha com as melhores práticas para a pecuária na Amazônia
nos dá total segurança de que estamos em conformidade com os critérios
estabelecidos pelos clientes e organizações mais exigentes, como é o caso do
Greenpeace.”

A auditoria comprovou por amostragem que toda compra de gado realizada pela
Marfrig passa por um processo que verifica se a propriedade de origem já foi
citada em alguma das listas de trabalho escravo, criadas pelo Ministério do
Trabalho, esteja situada em áreas embargadas pelo IBAMA ou em desacordo com os
critérios do monitoramento geoespacial. O sistema de compras da Marfrig impede
automaticamente qualquer tentativa de aquisição de bovinos de fazendas
bloqueadas, garantindo a origem do gado.

A auditoria independente foi feita em três etapas. O trabalho é amostral,
baseado na verificação de documentos, informações recolhidas nas
entrevistas e na verificação das condições físicas in loco.

Na primeira, a Marfrig passou pela avaliação do sistema de compra de gado
e bloqueio de fornecedores, durante a qual a equipe da DNV-GL fez testes do
sistema de compras de gado da empresa, constatando o bloqueio de fornecedores
que não atendiam os critérios mínimos para operações em não conformidade.

Na segunda etapa, foram checadas as análises geoespaciais, que verificaram
os procedimentos e fizeram uma simulação do monitoramento de propriedades
fornecedoras de bovinos para a Marfrig. Na terceira e última etapa, foram
analisadas as listas de fornecedores que apresentaram trabalho análogo à
escravidão em listas do Ministério do Trabalho, ou que estejam localizadas em
terras indígenas, unidades de conservação ou possuíam novos desmatamentos
pela avaliação do monitoramento geoespacial ou em áreas embargadas segundo o
Ibama, no intuito de identificar se o sistema era capaz de bloquear
antecipadamente fazendas ou proprietários em desacordo com o compromisso.

“A Marfrig tem atuado junto aos seus fornecedores para fomentar a
obtenção do cadastro ambiental rural da Inscrição no Sistema Nacional de
Cadastro Rural, oferecendo informações aos pecuaristas durante visitas às
fazendas pelos técnicos de campo, palestras e campanhas de marketing sobre o
tema, por meio do Programa Marfrig Club”, comenta Mathias. As informações
partem da assessoria de imprensa da Marfrig.

Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

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