Porto Alegre, 10 de setembro de 2015 – De olho em novas oportunidades e
aproveitando o momento de negócios aquecidos entre os exportadores brasileiros
e a União Aduaneira da Comunidade Econômica da Eurásia, a Associação
Brasileira de Proteína Animal (ABPA) participará de uma série de ações
junto ao mercado russo, em Moscou.
A partir do dia 14, o vice-presidente de aves da ABPA, Ricardo Santin,
participará de diversos encontros com autoridades russas em uma missão
liderada pelo vice-presidente do Brasil, Michel Temer. Em pauta estarão temas
relacionados à cooperação econômica, comercial e industrial entre os dois
países. Santin também participará de um evento empresarial que tratará,
dentre outros pontos, da produção agropecuária.
“Nossos negócios com o mercado russo estão aquecidos e temos boas
projeções de exportações para os próximos meses. Este é um momento
importante para buscarmos novas oportunidades. É com este foco que atuaremos
nesta missão. Queremos estreitar laços, reiterando aos importadores russos a
confiabilidade de nossa capacidade de atendimento à demanda deste gigantesco
mercado”, ressalta Santin.
Hoje a Rússia é a maior importadora de carne suína do Brasil, com
45,9% do total exportado pelo país em 2015. Em aves, ocupa a sétima
posição, com 2,3% do total.
Em outra frente de atuação, a ABPA, em parceria com a Agência
Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) buscará
novos negócios para os exportadores de carne de aves, suínos e ovos
brasileiros durante a World Food Moscow (WFM), que é uma das maiores feiras de
alimentos da União Aduaneira, que acontecerá entre 14 e 17 de setembro, na
capital russa.
Com a ABPA estarão seis agroindústrias produtoras e exportadoras de
carne de aves e de suínos. São elas: Adele, JBS, Larissa, Pif Paf, Unifrango
e Vibra.
Com um estande exclusivo na ação, além de realizar encontros com
importadores e prospectar contatos, a ABPA divulgará aos visitantes os
diferenciais produtivos e a qualidade dos produtos da avicultura e da
suinocultura do Brasil, por meio de materiais promocionais em inglês e russo.
“Por meio das marcas setoriais Brazilian Chicken, Brazilian Egg e
Brazilian Pork, vamos intensificar a percepção dos importadores sobre nossa
qualidade, o status sanitário e o perfil sustentável da produção, que são
nossos principais diferenciais competitivos no mercado internacional. Além
disso, buscaremos fomentar os negócios com o setor de genética avícola, para
o qual a Rússia, recentemente, abriu seu mercado”, relata Santin.
Depois de Moscou, Santin seguirá com a missão liderada pela
vice-presidência da República para Varsóvia, na Polônia, em mais uma série
de encontros de negócios com autoridades e empresários locais. As
informações partem da Assessoria de Comunicação Social da ABPA.
Revisão: Carine Lopes (carine@safras.com.br) / Agência Safras
Copyright 2015 – Grupo CMA
Cotação semanal
Dados referentes a semana 27/06/2025
Suíno Independente kg vivo
R$ 8,43Farelo de soja à vista tonelada
R$ 1.725,00Casquinha de soja à vista tonelada
R$ 1.400,00Milho Saca
R$ 66,00Preço base - Integração
Atualizado em: 26/06/2025 13:30