Porto Alegre, 15 de março de 2019 – O Instituto Mato-Grossense da Carne
(IMAC) realizou, nesta semana, a primeira reunião do conselho deliberativo para
apresentar o balanço financeiro referente ao ano de 2018 e as ações
planejadas para o primeiro semestre de 2019.
Estiveram presentes a diretoria-executiva do IMAC, o secretário de
Desenvolvimento Econômico César Miranda, representantes das indústrias
frigoríficas e membros do Sindicato da Indústrias Frigorífica de Mato Grosso
(Sindifrigo) e dos produtores rurais e integrantes da Associação dos Criadores
de Mato Grosso (Acrimat).
O presidente do IMAC, Guilherme Linares Nolasco, apresentou o novo escopo
de trabalho do instituto que, além de garantir a origem da carne por meio de um
sistema de compliance, deverá promover a carne bovina de Mato Grosso para
potenciais mercados consumidores. “O nosso desafio, como cadeia, é ampliar
nossas vendas e buscar mais mercados com maior valor agregado. O IMAC busca
entender as demandas do mercado e desenvolver políticas comerciais e ações de
marketing e estratégicas para desenvolver todos os segmentos”, afirmou
Nolasco.
O secretário de Estado César Miranda defendeu o IMAC como uma plataforma
para promoção da carne de Mato Grosso e desenvolvimento da cadeia produtiva,
uma vez que também prevê a realização de pesquisas para melhoramento
contínuo do produto. “Quando eu conheci o IMAC fiquei entusiasmado com a
proposta de integrar todos os agentes da produção para apresentar a carne de
Mato Grosso da melhor forma possível. É uma forma de buscar mais mercados e
desenvolver o setor produtivo”, defendeu César de Miranda.
Durante a reunião foi apresentado aos conselheiros os primeiros testes
realizados pelo sistema de compliance desenvolvido pelo Instituto. Além de
balanças do IMAC instaladas na linha de produção do frigorífico, haverá a
checagem com relação à origem da carne. “Por meio de um sistema interligado
com os órgãos responsáveis pela fiscalização sanitária, ambiental e
trabalhista, vamos garantir a origem do animal e validá-lo de acordo com a
legislação vigente no país”, detalhou Guilherme Nolasco.
Algumas ações de marketing foram aprovadas, como a participação do IMAC
em eventos tecnológicos e uma missão técnica para o continente asiático
para conhecer as demandas locais e apresentar o modelo produtivo de Mato Grosso.
Participaram também da reunião os conselheiros titulares Marco Tulio
Duarte Soares, presidente da Acrimat, José João Bernardes, associado da
Acrimat, Maurício Manduca Ferreira e Marcelo Zanatta Estevam, representantes do
Sindifrigo e os conselheiros suplentes Luís Carlos Meister, Arlindo José
Vilela e Walter Valverde Junior. Com informações da assessoria de imprensa do
IMAC.
Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
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Atualizado em: 15/05/2025 09:30