Porto Alegre, 20 de fevereiro de 2016 – A Associação Brasileira de
Proteína Animal (ABPA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de
Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), participará, entre os dias 8 e 12
de fevereiro, da 23 Exibição Internacional de Alimentos, Bebidas e Insumo –
Prodexpo, em Moscou (Rússia).
Em um espaço exclusivo com 150 metros quadrados, a ABPA realizará uma
série de iniciativas para estimular os negócios das empresas participantes da
ação no mercado russo.
Uma delas é a degustação de produtos da avicultura e da suinocultura
do Brasil, que serão servidos aos visitantes do espaço, promovendo as marcas
internacionais Brazilian Chicken, Brazilian Egg e Brazilian Pork no evento.
Ao mesmo tempo, a equipe da ABPA distribuirá materiais promocionais
confeccionados em russo, com informações sobre a qualidade, o status
sanitário e outros diferenciais da cadeia produtiva do Brasil, além de dados e
contatos das empresas exportadoras.
“A Prodexpo é uma das mais relevantes feiras do Leste Europeu, com
cerca de 2 mil expositores de todo o mundo. É uma excelente oportunidade para
expandirmos nossos negócios não apenas com o mercado russo, mas com a Europa e
Ásia”, disse o presidente-executivo da ABPA, Francisco Turra.
A Rússia é, hoje, a maior importadora de carne suína do Brasil, com
mais de 44,6% do total exportado pelo país em 2015. Ao todo, foram embarcados
para lá 243,6 mil toneladas nos doze meses do ano, volume 30,6% superior ao
registrado no ano anterior. O mercado russo também se destaca como um dos
principais destinos de carne de frango brasileira, com mais de 90 mil toneladas
exportadas no ano passado, 27% a menos que em 2014.
“Além de incrementar as vendas dos exportadores de carne suína,
queremos fortalecer as exportações de carne de frango para o Leste Europeu,
que se consolidou como um grande parceiro comercial do setor de proteína animal
do Brasil”, destaca Turra.
SOBRE A ABPA – A ABPA é a maior associação de proteína animal do
mundo. É a representação político-institucional da avicultura e da
suinocultura do Brasil. Congrega mais de 130 empresas e entidades dos vários
elos da avicultura e da suinocultura do Brasil, responsáveis por uma pauta
exportadora superior a US$ 10 bilhões.
Sob a tutela da ABPA está a gestão, em parceria com a Apex-Brasil, das
três marcas setoriais das exportações brasileiras de aves, ovos e suínos: a
Brazilian Chicken, Brazilian Egg e Brazilian Pork.
Por meio de suas marcas setoriais, a ABPA promove ações especiais em
mercados-alvo e divulga os diferenciais dos produtos avícolas e suinícolas do
Brasil – como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da
produção – e fomenta novos negócios para a cadeia exportadora de ovos e de
carne de frangos e de suínos.
SOBRE A APEX-BRASIL – A Agência Brasileira de Promoção de
Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e
serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para
setores estratégicos da economia brasileira.
A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que
visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros
no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios,
apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras
internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião
para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de
negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Apex-Brasil coordena os esforços de atração de investimentos
estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para
o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país. As
informações partem da Assessoria de Comunicação Social da ABPA.
Revisão: Carine Lopes (carine@safras.com.br) / Agência Safras
COpyright 2016 – Grupo CMA
Cotação semanal
Dados referentes a semana 20/06/2025
Suíno Independente kg vivo
R$ 8,43Farelo de soja à vista tonelada
R$ 1.750,00Casquinha de soja à vista tonelada
R$ 1.300,00Milho Saca
R$ 66,25Preço base - Integração
Atualizado em: 17/06/2025 09:45