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CARNES: Em meio à alta de custos, produtor mantêm esforço para garantir oferta de frango ao mercado brasileiro, diz ABPA

29 de agosto de 2022
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Porto Alegre, 29 de agosto de 2022 – No domingo (28), foi celebrado o Dia do Avicultor, data em
que toda a cadeia produtiva da avicultura exalta os esforços realizados para garantir a oferta de
produtos avícolas para o Brasil e para 150 nações pelo mundo. As comemorações deste ano,
entretanto, carregam um sentimento de superação, de acordo com o presidente da Associação
Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin.

Segundo Santin, há dois anos os produtores avícolas brasileiros têm enfrentado grandes
desafios para manter a produção de alimentos, diante das altas históricas dos custos de
produção. Mesmo assim, conforme a ABPA, a expectativa é que a oferta interna de produtos seja
mantida nos mesmos patamares, garantindo acesso à população de duas das proteínas mais
consumidas pelo brasileiro: a carne de frango e os ovos.

No caso da carne de frango, de acordo com a ABPA, a disponibilidade de produtos no mercado
interno deverá registrar elevação de até 0,5% em 2022, na comparação com o ano anterior,
alcançando 9,78 milhões de toneladas. Isto, graças à alta prevista na produção para este ano,
que deve ser até 1% maior em relação ao registrado em 2021, totalizando 14,5 milhões de
toneladas em 2022.

Também a produção de ovos deverá se manter elevada este ano. Conforme as projeções da
ABPA, a produção de ovos brasileira deverá se manter próximo a 53 bilhões de unidades,
estabelecendo um consumo per capita anual nos patamares de 250 unidades.

“As dificuldades foram grandes, mas produtores e indústrias mantiveram a resiliência e
garantiram a oferta de produtos, que encontrou fluxo em um mercado que está em recuperação
econômica”, analisa o presidente da ABPA.

A elevada oferta de produtos para o consumidor brasileiro foi mantida, em parte, graças aos
recursos provenientes das exportações, explica Santin. As entradas de divisas por meio dos
negócios internacionais equilibram o balanço financeiro das empresas e ajudam a reduzir os
impactos gerados pelos custos para a produção interna. Apenas neste ano, as exportações de carne
de frango trouxeram para o país US$ 5,620 bilhões, resultado que é 33,3% maior do que o
registrado no mesmo período do ano passado, com US$ 4,216 bilhões. A alta ilustra a forte demanda
internacional pelo produto brasileiro.

“Os elevados cuidados sanitários estabelecidos pelos produtores brasileiros nas granjas foram
determinantes para o Brasil expandir sua presença global, especialmente neste ano em que vemos uma
forte crise sanitária alcançar quase todos os grandes produtores avícolas na Europa, Ásia,
África e América do Norte.Ao mesmo tempo, seguimos sem nunca registrar um caso de Influenza
Aviária em nosso território, o que é resultado da elevada competência técnica empregada em
nossas granjas pelas famílias avicultoras em todo o Brasil”, ressalta Santin.

Com isto, as expectativas são de novo recorde nas exportações. Conforme as projeções da
ABPA, as vendas internacionais de carne de frango deverão alcançar neste ano até 4,9 milhões de
toneladas, número 6% maior que o registrado no ano anterior.

“A avicultura brasileira é um expoente mundial que se reflete em números. A liderança mundial
nas vendas de carne de frango conquistada em 2004 cresceu exponencialmente ao longo dos anos, e hoje
um em cada três quilos de frango exportado pelo mundo têm origem brasileira. No mercado interno, a
avicultura assumiu protagonismo socioeconômico para o País, com 100 mil famílias produtoras
gerando produtos que impactam em 3,5 milhões de postos de trabalho diretos e indiretos, ao mesmo
tempo em que ampliou a oferta de duas das proteínas mais consumidas pela população brasileira.
Por isso, são justas todas as homenagens prestadas às famílias avicultoras”, avalia o presidente
da ABPA. As informações partem da assessoria de imprensa da entidade.

Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

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