Porto Alegre, 17 de abril de 2015 – Não é de hoje que se nota uma
marcante presença dos executivos e empresários chineses em eventos realizados
no Brasil. Os dois países, principalmente na última década, criaram um
histórico laço comercial, mesmo tão distantes geográfica e culturalmente. E
um similar movimento de aproximação poderá ser conferido na FIPPPA 2015 –
Feira Internacional de Produção e Processamento de Proteína Animal.
O evento confirmou a visita de grandes empresários e mais de 30 empresas
expositoras provenientes da China que marcarão presença no Expotrade
Convention Center nos dias 28, 29 e 30 de abril, em Pinhais, região
metropolitana de Curitiba (PR).
Entre as expositoras, estão empresas renomadas e líderes de mercado, como
a Hebei Xiaojin Machinery Manufacturing Inc., fundada em 1986 e com um amplo
portfólio de produtos (misturadeira à vácuo, moedor de carne, defumador
automático etc.); a Guangzhou Leader Bio-Technology Co. Ltd., que fabrica
produtos nutricionais para animais em todo o mundo; a Zhejiang Apeloa Kangyu
Bio-Pharmaceutical Co. Ltd, que produz e comercializa fórmulas veterinárias; e
a Famsun (Muyang), patrocinadora GOLD do evento. “A América do Sul é um dos
mais importantes mercados para nossa empresa e a FIPPPA é a ponte que conecta a
Famsun-Muyang com nossos clientes. Vamos compartilhar toda nossa tecnologia em
equipamentos e informações de marketing com os visitantes. Oferecemos aos
nossos consumidores atuantes nas cadeias de aves e suínos tecnologia e
serviços de primeira linha”, destaca Jason Wang, diretor e representante da
empresa no Brasil.
Verifica-se que o interesse dessas companhias na FIPPPA está na
importância que o evento tem para a cadeia de proteína, já que ela é vista
como uma vitrine para novas tecnologias, um centro de discussões de tendências
de produção e uma forma de prospecção de negócios. Além disso, a
possibilidade de reunir mais de 20 mil pessoas nos três dias coloca a feira
como um ambiente único para a divulgação de produtos e serviços para o
aumento da produtividade e saúde animal.
China é o foco
Em 2014, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e
Investimentos (ApexBrasil) traçou em um documento o perfil comercial da China.
O rico material apontou que a economia chinesa – a segunda do mundo – passaria a
norte-americana em 2019, sendo que o país asiático já se coloca como o maior
exportador e terceiro maior importador do planeta.
O Brasil deve manter esse interesse na China devido não apenas ao que ela
oferece hoje, mas também no futuro. Segundo a ApexBrasil, os gastos do chinês
com alimentos e bebidas alcançaram US$ 925 milhões em 2013, o que corresponde
a 27,1% dos gastos totais do consumidor. O aumento da renda e a urbanização
serão os principais motores para a demanda de alimentos nos próximos anos,
pois a renda per capita entre 2013 e 2018 deve crescer 37,6%, ou média de 6,6%
ao ano.
Potencial
O Brasil atualmente está na 10a colocação no ranking de fornecedores à
China, porém pode alcançar posições melhores, principalmente na
comercialização de alimentos, como proteína animal. A preocupação com
segurança alimentar na China é muito alta: formatos tradicionais de comércios
e vendedores de rua estão perdendo espaço frente aos modelos mais modernos –
como hiper e supermercados -, o que dá margem para a compra de produtos do
exterior.
Isso se deve aos ainda baixos padrões sanitários no país, o que obriga a
população, com maior poder aquisitivo, a exigir melhor qualidade. Por isso, a
inversão dos tipos de comércio. Em 2003, os varejistas modernos respondiam
por 36% das vendas contra 64% dos tradicionais; dez anos depois, os tradicionais
estão com apenas 35% dessa fatia.
Proteína para a Ásia
De acordo com dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA),
o volume de carne de frango exportado para a China em março deste cresceu 42%
na comparação com o mesmo mês de 2014, puxando o desempenho das vendas
brasileiras para a Ásia. O continente importou 19% mais carne de frango do
Brasil no período, totalizando 112,5 mil toneladas, sendo 24,8 mil toneladas
apenas pela China. Os embarques de carne suína para a Ásia – maiores
consumidores deste tipo de proteína no mundo – foi de 34,2 mil toneladas no
mesmo mês.
“Temos investido em ações para fomentar o incremento das exportações
de carne de frango e de suínos para a China e todo o continente asiático. Em
parceria com a Apex-Brasil, promovemos a qualidade, o status sanitário e a
sustentabilidade de nossos setores por meio da participação, na Ásia, em
feiras, workshops e encontros com lideranças de consumidores e autoridades
governamentais. Ao mesmo tempo, firmamos acordos de intercâmbio de
informações e outras medidas de aproximação. A expansão dos embarques de
carne de frango para o território chinês, que saltou de 27 mil toneladas em
2009 para quase 230 mil toneladas no ano passado, mostra que o Brasil tem
trilhado o caminho certo na manutenção desta valiosa parceria”, destaca o
presidente-executivo da ABPA, Francisco Turra.
São números expressivos. Os dados reafirmam a aproximação Brasil-China
e, na FIPPPA, a prospecção de negócios será fortalecida com a maciça
presença de representantes do gigante asiático.
Sobre a FIPPPA
A FIPPPA 2015 é o resultado da união das empresas Gessulli Agribusiness e
G5 Promotrade, organizadoras, respectivamente, da AveSui América Latina e
Tecno Food Brazil, as duas maiores feiras latino-americanos de produção e
processamento de carnes. Inaugurando no país um conceito inovador, a FIPPPA é
um evento completo e horizontal que congrega todos os elos da cadeia de
proteína animal, da produção ao processamento, do campo à mesa. A feira
será realizada de dois em dois anos, atendendo uma antiga reivindicação de
representantes dos mercados de aves, suínos e leite, que pediam um evento
coeso, completo e bienal. Com informações da assessoria de imprensa da FIPPPA.
Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
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Cotação semanal
Dados referentes a semana 20/06/2025
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R$ 1.750,00Casquinha de soja à vista tonelada
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Atualizado em: 17/06/2025 09:45