Porto Alegre, 9 de junho de 2016 – Durante a próxima semana, a cidade de
São Paulo-SP recebe uma série de eventos com programação voltada para a
pecuária de corte. O movimento denominado Beef Week pretende reunir mais de 2
mil pecuaristas, além do público em geral para participar de palestras, feiras
técnicas, leilões e festival gastronômico. Nesse contexto, o Grupo de
Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS) reconhece a importância dessa semana
e promove, no dia 16 de junho, dentro do Circuito InterCorte, palestras com
especialistas do setor e representantes da indústria para fomentar a
divulgação de informações de qualidade sobre a carne bovina.
A abertura do evento e a apresentação institucional serão realizadas
pelo presidente do GTPS, Fernando Sampaio. Em seguida, Ignacio Gavilan, do
Consumer Goods Forum, enaltece as metas específicas para cadeias sustentáveis
até 2020. Em seguida, Daniel Boer, do Mc’Donalds Corporation, apresenta o
case de sustentabilidade da instituição. O Painel 1 será dedicado a mostrar
os cases dos varejistas do GTPS, são eles, Pão de Açúcar, Carrefour e
Walmart. Após esse momento, haverá o Lançamento do Guia de Indicadores da
Pecuária Sustentável.
Em sequência, será realizado o ShowCorte, iniciativa que reúne as
maiores empresas globais de alimentos e propõe metas específicas até 2020
para fornecimentos sustentáveis. No período da tarde, o GTPS fará o
lançamento de um documento que foi apresentado na Conferência das Nações
Unidas sobre Mudança Climática – COP 21, realizada em Paris, no final de 2015,
mostrando os avanços do setor e posicionando a pecuária como aliada para o
desenvolvimento sustentável.
O próximo debate no Painel 2 abordará como comunicar os benefícios da
pecuária ao consumidor da carne bovina. Os palestrantes serão Hélio Mattar da
AKATU, Andrew Greenlees da CDN, Cacau Guarnieri da NETNEXUS, Caio Dalla Vecchia
do Grupo Roncador e Encruzilhada Filmes e Roberto Smeraldi do Instituto ATÁ. A
mediação deste painel será realizada por Alcides Torres.
No final, serão revelados os vencedores da Segunda edição do Prêmio
GTPS de Jornalismo, homenagem dedicada aos profissionais responsáveis por
fomentar e divulgar as boas práticas da pecuária sustentável e por quebrar os
mitos que cercam a cadeia da pecuária bovina do Brasil.
De acordo com o presidente do GTPS, Fernando Sampaio, a Beef Week propõe
divulgar as ações da cadeia da pecuária bovina ao consumidor. “É
extremamente importante que os diferentes agentes da pecuária estejam
constantemente em contato para a troca de conhecimento, além de comunicarmos o
belo trabalho que estamos desenvolvendo nos últimos anos”, comenta.
Sobre o GTPS
O Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS) é a primeira mesa
redonda mundial sobre práticas sustentáveis na cadeia da carne bovina e
referência para países como Argentina, Uruguai, México e Austrália. É
formado por representantes de diferentes segmentos que integram a cadeia de
valor da pecuária bovina no Brasil, entre eles indústrias, organizações do
setor, produtores e associações, varejistas, fornecedores de insumos, bancos,
organizações da sociedade civil, centros de pesquisa e universidades. O
objetivo do GT é debater e formular, de maneira transparente, princípios,
práticas e padrões comuns a serem adotados pelo setor, que contribuam para o
desenvolvimento sustentável da atividade pecuária, trazendo mecanismos para
que ela seja socialmente justa, ambientalmente correta e economicamente viável.
As informações partem da assessoria de imprensa do GTPS.
Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2016 – Grupo CMA
Cotação semanal
Dados referentes a semana 29/11/2024
Suíno Independente kg vivo
R$ 9,53Farelo de soja à vista tonelada
R$ 1.943,33Casquinha de soja à vista tonelada
R$ 1.200,00Milho Saca
R$ 71,25Preço base - Integração
Atualizado em: 29/11/2024 10:30