Porto Alegre, 7 de julho de 2016 – A suinocultura brasileira acaba de
ganhar o apoio da maior indústria de processamento de carnes do mundo, a JBS. A
empresa, dona da marca Seara, é a mais nova contribuinte do Fundo Nacional de
Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS), aderindo à iniciativa com 200 mil
matrizes.
A nova parceria mostra a força e potencial da iniciativa da Associação
Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), que busca impulsionar o consumo da
carne suína no Brasil e trazer desenvolvimento para a toda a cadeia.
Segundo Marcelo Lopes, presidente da ABCS, a adesão da JBS, empresa
influente que agrega um grande números de suinocultures, representa um grande
passo para a sustentabilidade da suinocultura brasileira. “Ganhar o apoio da
JBS, que hoje é líder mundial no setor de proteína animal e uma grande
representante do nosso setor, fortalece nossa causa e com certeza trará bons
frutos para o crescimento da nossa suinocultura”, disse.
A JBS Foods é uma das empresas líderes do ramo de alimentação no mundo
e possui mais de 300 unidades de produção no mundo, contanto com mais 230 mil
colaboradores e processa cerca de 110 mil suínos por dia com a bandeira Seara,
o que corresponde a 16% do rendimento da corporação em 2015.
Renata Fialho, gerente de marketing da JBS, explica que a consolidação da
parceria da JBS com o FNDS, por meio da marca Seara, se consolidou por ser uma
iniciativa inédita e pioneira no Brasil, com ações de marketing que tem
embasamento científico e credibilidade junto aos canais de vendas. “A Carne
suína é a proteína mais consumida no mundo e acreditamos que o Brasil tem
muito potencial de crescimento. A parceria com o FNDS é o endosso de uma
instituição que atua tanto junto aos consumidores, quanto aos produtores de
carne suína”.
Além de contribuir com a sustentabilidade da cadeia, a JBS veio somar
forças com o conceito “Escolha + Carne Suína”, que conversa diretamente com
o consumidor e busca incentivar o consumo da proteína no Brasil. De acordo com
a Fialho, o investimento deverá trazer resultados positivos. “O Escolha + é
uma plataforma que incentiva o consumo de carne suína junto ao consumidor,
principalmente nos pilares perfil nutricional, barreiras e formas de consumo”,
pontuou.
A participação da JBS no FNDS trouxe ainda mais possibilidades para o
desenvolvimento de ações que incentivem a suinocultura brasileira como um
todo. Parceiro de longa data do setor e da ABCS, o Sebrae Nacional exalta a
importância de mais esta adesão. De acordo com o gerente nacional de
Agronegócios do Sebrae, o FNDS é hoje um mecanismo fundamental para ampliar a
capacidade de atuação da ABCS, por meio de ações complementares no âmbito
do Projeto de Inovação, Tecnologia e Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da
Suinocultura (Innovasui), parceria do Sebrae com a ABCS.
“A adesão da JBS ao FNDS é mais uma grande conquista para a suinocultura
brasileira. A inclusão de uma das maiores indústrias de alimentos do mundo no
fundo, demonstra a capacidade de articulação e a efetividade das ações
executadas pela parceria ABCS e Sebrae, ratificando o trabalho que está sendo
realizado para o desenvolvimento dos pequenos negócios inseridos na cadeia
produtiva da suinocultura”, afirmou Togni.
FNDS
Desde que foi criado em dezembro de 2014, o FNDS já conquistou o apoio de
importantes grupos de produtores e empresas do setor nos mais diversos segmentos
como nutrição, medicamentos, genética e consultoria. O Fundo surgiu como
alternativa para enfrentar desafios e ampliar a competitividade da carne suína
frente ao mercado consumidor.
Por meio das ações desenvolvidas pelo FNDS, a suinocultura brasileira tem
atuado em várias frentes de estímulo ao consumo, focando em ações que
informam sobre a qualidade, saúde e sabor da proteína. Entre as ações de
destaque, o lançamento do conceito Escolha + carne Suína e do site Mais Carne
Suína, que foi a primeira página na internet dedicada a promover uma proteína
e aproximar os consumidores de um setor produtivo.
O apoio do setor também foi fundamental para a parceria com importantes
formadores de opinião como o educador físico Marcio Atalla e o chef Jefferson
Rueda, que promovem a saudabilidade e versatilidade da carne suína em ações
por todo o país.
O Fundo propicia ainda a divulgação de materiais informativos voltados
para a educação dos consumidores de diferentes faixas etárias e realização
de capacitações técnicas do setor produtivo. “Sem dúvida o FNDS é um marco
para a suinocultura brasileira. Tenho certeza de que estamos no caminho certo e
que precisamos nos manter unidos para atingir a meta desenhada para manter a
sustentabilidade da atividade”, completou Marcelo Lopes. As informações
partem da assessoria de imprensa da ABCS.
Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
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Atualizado em: 05/06/2025 09:30