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CARNES: Lucro líquido consolidado da BRF soma R$ 690 mi no 4T19

3 de março de 2020
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Porto Alegre, 3 de março de 2020 – A BRF reportou um lucro líquido
consolidado de R$ 690 milhões no quarto trimestre de 2019, alta de mais de 2
vezes na comparação anual, impactado por ações não-recorrentes relacionados
à exclusão do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) da
base de cálculo do PIS/Cofins. Em 2019, a empresa reverteu prejuízo visto um
ano antes e teve lucro consolidado de R$ 1,2 bilhão.

A receita líquida consolidada somou R$ 9,290 bilhões no trimestre, uma
elevação de 12,7%, na comparação anual. No Brasil, a receita líquida subiu
7,4% no período e somou R$ 5,085 bilhões, enquanto no segmento Internacional
foi de R$ 3,924 bilhões, elevação de 17,4%, na mesma base de comparação.

O ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização)
ajustado aumentou 67,61% no período e somou R$ 1,413 bilhão. O ebitda ajustado
ex-efeitos tributários foi de R$ 1,324 bilhão no trimestre, alta de 2,14
vezes na comparação anual.

O número total de toneladas produzidas pela companhia no quarto trimestre
de 2019 foi de 1,173 milhão de toneladas, 1,73% maior que o visto na
comparação com o ano passado.

No período, alavancagem da BRF, medido pela relação dívida líquida por
ebitda ajustado de 12 meses, era de 2,50 vezes, 51% inferior ao visto na
comparação anual. O fluxo de caixa operacional alcançou R$ 1,068 bilhão no
trimestre, alta de 0,09% ante o mesmo período do ano anterior.

Já a posição de caixa da empresa era de R$ 5,5 bilhões ao final do
trimestre, queda de 99% que o visto no mesmo período do ano anterior.

As despesas operacionais totais aumentaram 9,1% no período e totalizaram
R$ 1,560 bilhão, impactadas negativamente por maiores investimentos em
marketing para fortalecimentos das marcas, maiores despesas de frete no mercado
internacional e gastos com provisões judiciais relacionados a processos
trabalhistas anteriores a 2017 no Brasil.

Ao final do trimestre, a companhia atingiu 43,2% de market share em termos
de valor consolidado, queda de 2,2 pontos percentuais (pp) ao ano (aa), em
função da estratégia de rentabilização da operação via reposicionamento
de preços e racionalização de investimentos diretos para o canal do varejo.
Com informações da Agência CMA.

Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

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