Porto Alegre, 11 de novembro de 2016 – Graças ao seu programa de
liability management e aos sólidos resultados da Divisão Keystone, a Marfrig
Global Foods, uma das maiores empresas do mercado de proteína global, diminuiu
significativamente sua perda trimestral em R$ 573 milhões, registrando um
prejuízo líquido de suas operações continuadas de R$ 170 milhões no
período. E, mesmo em um cenário ainda adverso de mercado no Brasil, a Marfrig
gerou fluxo de caixa livre positivo de R$ 39 milhões.
“Nossa disciplina financeira e o sólido desempenho da Keystone nos
permitiu reduzir substancialmente o prejuízo da Companhia, num momento
desafiador do mercado bovino”, resume o CEO da Marfrig Global Foods, Martín
Secco.
No terceiro trimestre de 2016, a Marfrig Global Foods apresentou uma
receita de R$ 4,4 bilhões versus R$ 5,1 bilhões no mesmo período no ano
anterior. A apreciação do real, o menor volume de vendas da operação
brasileira e o reduzido patamar nos preços das commodities contribuíram para o
resultado.
O lucro bruto foi de R$ 487 milhões, atingindo uma margem bruta de 10,9% –
redução de 50 pbs em relação ao terceiro trimestre de 2015.
A Divisão Keystone, que está entre as líderes globais na produção de
alimentos processados de origem animal, ajudou a mitigar o cenário desafiador
do mercado de bovinos. A Keystone registrou pelo terceiro trimestre consecutivo
crescimento de dois dígitos do seu EBITDA ajustado, que saltou de US$ 53
milhões para US$ 60 milhões, um crescimento anual de 16% explicado por uma
melhora nas margens nos EUA, recuperação nos preços de produtos de frango no
mercado internacional e um volume robusto de negócios na região da APMEA
(Ásia, Pacífico, Oriente Médio e África, na sigla em inglês), com expansão
de dois dígitos na Austrália e Malásia. A margem EBITDA ajustada foi de 8,7%
no terceiro trimestre deste ano versus 7,6% no mesmo período do ano passado –
um ganho de 110 pbs.
Os números favoráveis da Keystone compensaram parcialmente o já
conhecido cenário desafiador para a Divisão Beef da Marfrig Global Foods, uma
das maiores produtoras de carne bovina do mundo. No caso do EBITDA ajustado da
Marfrig como um todo, dos R$ 341 milhões gerados no terceiro trimestre, 59%
foram entregues pela Keystone.
A Divisão Beef, no terceiro trimestre, optou por uma estratégia comercial
de retenção do volume de exportação durante julho e agosto, buscando uma
melhora nos preços de venda. Com isso, observou-se uma retração no volume de
vendas, receita e EBITDA. Os benefícios dessa estratégia começaram a ser
capturados nas vendas de setembro, cujos resultados deverão ser refletidos a
partir do 4 trimestre. No mercado doméstico, por outro lado, houve um
crescimento de volume de 4% em relação ao terceiro trimestre de 2015. O EBITDA
ajustado foi de R$ 139 milhões no terceiro trimestre, um recuo significativo
na comparação com o mesmo período do ano passado.
Guidance 2016
Com a apreciação do real, a redução dos preços de commodities no
mercado internacional, a contração dos spreads de bovinos e a manutenção de
uma planta operacional na Argentina, a Marfrig decidiu revisar o guidance
divulgado em fevereiro.
“Apesar das mudanças no cenário, não alteramos nosso comprometimento
com o crescimento sustentável por meio da redução da alavancagem,
consolidação das operações e contínua geração positiva de fluxo de
caixa”, afirma Secco.
Melhora no ciclo
Após um trimestre difícil, o cenário brasileiro de curto prazo terá, na
visão da Companhia, viés de recuperação. Espera-se estabilidade no custo do
gado, ainda que em patamar elevado, e uma recuperação dos preços de
exportação dado o limitado crescimento de oferta a nível global.
“Nossa expectativa é de que a recuperação das margens de bovinos,
vista ao final do 3 trimestre, aliada à continuidade dos sólidos resultados
da Keystone, faça com que o quarto trimestre seja um dos melhores do ano”,
diz Secco.
Estratégia de crescimento
Uma das prioridades será a aceleração do crescimento nos mercados
norte-americano e asiático, pela expansão de food service da Keystone através
dos investimentos programados e já iniciados em 2016, como por exemplo a nova
planta na Tailândia, aumento de capacidade na Malásia, China e Austrália, e
diversificação da base de clientes a nível global.
Espera-se também que a demanda por proteína bovina brasileira continue a
crescer. E, em um mundo carente de carne bovina e com outros produtores
enfrentando dificuldades para atender à demanda global, a tendência é de
abertura de mais mercados para o produto brasileiro, suportado pela estratégia
do governo através da atuação do Ministério de Agricultura, o qual
recentemente visitou diversos países nos quais a Marfrig já possui
operações.
Sobre a Marfrig Global Foods
A Marfrig Global Foods é uma das maiores companhias de alimentos à base
de proteína animal do mundo formada pelas Divisões Keystone e Beef. A
Companhia tem unidades produtivas, comerciais e de distribuição instaladas em
12 países, é também uma das empresas brasileiras de alimentos mais
internacionalizadas e diversificadas. Seus produtos, vendidos para grandes
cadeias de restaurantes e supermercados, chegam à mesa de milhões de
consumidores em aproximadamente 100 países diariamente.
Sobre a Divisão Keystone
Com sede nos EUA e operações na América do Norte e na Ásia-Pacífico, a
Keystone é uma das empresas líderes globais na produção de alimentos
processados de origem animal. Fundada em 1960 como um negócio familiar no
estado norte-americano da Pensilvânia, a companhia ganhou escala ao apostar na
pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores para a indústria
alimentícia, tornando-se fornecedora de algumas das maiores cadeias de fast
food globais.
Sobre a Divisão Beef
A Divisão Beef da Marfrig Global Foods é uma das maiores produtoras de
carne bovina do mundo, com operações na América do Sul. Seus produtos são
reconhecidos mundialmente pela qualidade premium, reflexo de um modelo de
produção que respeita aspectos legais, ambientais e de bem-estar animal. A
Divisão é também parceira de diversas associações de pecuaristas, com as
quais dissemina informações e promove iniciativas para estimular a melhoria de
rebanhos em todas as regiões em que atua, o que resulta em produtos mais
seguros para milhões de consumidores. As informações partem da assessoria de
imprensa do Marfrig.
Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
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Atualizado em: 17/06/2025 09:45