Porto Alegre, 7 de abril de 2017 – Terminou com saldo positivo a ação
realizada nesta semana pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA),
em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e
Investimentos (Apex-Brasil), o Ministério da Agricultura, Pecuária e
Abastecimento (MAPA) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE), na
Embaixada do Brasil na Cidade do México.
Focada no fortalecimento da imagem da cadeia de proteína animal do Brasil
e nos esclarecimentos sobre informações equivocadas que circularam
internacionalmente após a divulgação da Operação Carne Fraca, a ação foi
comandada pelo presidente-executivo da ABPA, Francisco Turra, pelo embaixador do
Brasil no México, Enio Cordeiro, e pelo diretor de Promoção Internacional do
Ministério da Agricultura do Brasil, Eduardo Sampaio Marques.
Foram realizados diversos encontros com autoridades mexicanas, relacionadas
às Secretarias de Economia e de Agricultura e Pecuária, especialmente de
órgãos de sanidade e qualidade de alimentos, como o Serviço Nacional de
Sanidade, Inocuidade e Qualidade Agroalimentária (SENASICA).
Um dos pontos altos da missão foi o lançamento global do branding do
Projeto Setorial Brazilian Pork, mantido pela ABPA em parceria com a
Apex-Brasil.
A ação aconteceu na Embaixada do Brasil na Cidade do México e contou com
a presença de mais de 50 pessoas, entre importadores, lideranças, jornalistas
e representantes do governo e da sociedade mexicana.
Na ocasião foi exibido um vídeo em espanhol, destacando a qualidade da
carne suína do Brasil, o status sanitário do País e o perfil sustentável da
produção nacional. Com o slogan “Brazilian Pork: a taste of Brazil in your
life”, o material valoriza o bem-estar animal, além do controle e respeito à
sanidade e à gestão ambiental. O vídeo também já foi desenvolvido em
inglês e mandarim, para atender importantes mercados compradores.
“Juntamente com o embaixador do Brasil no México, Enio Cordeiro, e o
diretor de Promoção Internacional do Ministério da Agricultura do Brasil,
Eduardo Sampaio Marques, mostramos a qualidade e a sanidade dos nossos produtos.
Somos um dos poucos países que nunca teve um foco de influenza aviária, que
não tem pestes suínas clássica e africana, nem diarreia epidêmica suína.
Esse é o melhor conceito para a proteína animal do Brasil”, avalia o
presidente-executivo da ABPA, Francisco Turra.
Durante o evento, Turra apresentou os diferenciais que fazem do Brasil o
maior exportador de proteína animal do mundo. Segundo o presidente-executivo da
ABPA, um dos objetivos da visita ao México foi recuperar a credibilidade do
produto nacional que sofreu impactos após a circulação internacional de
informações equivocadas da Operação Carne Fraca. O México é um dos
mercados que permanecem com embargo total.
“Em um esforço conjunto com o Governo Brasileiro buscamos reconstruir
nossa imagem no mundo. Explicamos para as autoridades mexicanas o que ocorreu
após a operação, mostrando que um aspecto era combater a corrupção, e o
outro é não generalizar, porque são ínfimos os casos problemáticos da carne
brasileira. Em 2016, considerando somente duas das empresas de nosso setor,
mais de 550 missões privadas vieram inspecionar a nossa carne e nada foi
constatado contra os nossos produtos cárneos. A nossa crença é que, a partir
dessa visita, o México reabra definitivamente suas portas para a proteína
animal do Brasil – não apenas para aves e ovos férteis, mas também para
suínos e carne bovina”, afirma Turra. As informações partem da assessoria
de imprensa da ABPA.
Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
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