Porto Alegre, 25 de janeiro de 2017 – O diretor Global de Contas
Estratégicas da Cargill Nutrição Animal, Antônio Mário Penz Junior,
destacou, em material enviado à imprensa, os desafios e oportunidades para o
setor avícola. Acompanha maiores detalhes abaixo.
A Cargill Nutrição Animal acompanha a evolução do setor avícola e
trabalha para que as populações futuras consumam, cada vez mais, alimentos
procedentes de produções sustentáveis e que atendam as preocupações da
sociedade.
Para o Diretor Global de Contas Estratégicas e Especialista em Aves da
Cargill, Dr. Mário Penz, as questões relativas ao bem-estar animal estarão no
topo das discussões. “A demanda por frango continuará crescendo, tendo em
vista sua qualidade, seu preço e também por se tratar de uma carne que não
tem qualquer restrição de consumo, seja cultural ou religioso”, assegura. Do
ponto de vista realista, os modelos intensivos de produção continuarão
crescendo e somente em algumas regiões, o sistema extensivo continuará
participando do mercado produtor.
O profissional espera maior consolidação da indústria e um aumento no
número de operações integradas. Além disso, acredita que a utilização de
antibióticos promotores de crescimento diminuirá, tanto na indústria
destinada à exportação quanto naquela destinada a produção para um mercado
local. “Existe demanda para aditivos alternativos. A Cargill está envolvida
no desenvolvimento de outras alternativas, para atender esta nova demanda”,
ressalta. Desde que a Europa passou a banir os antibióticos promotores de
crescimento, a pesquisa avançou significativamente na busca de alternativas e
hoje os resultados de produção com ou sem antibióticos são bastante
próximos.
Entretanto, a retirada de antibióticos deve vir acompanhada por uma alta
preocupação com a bioseguridade dos planteis e das granjas avícolas. Também,
será indispensável que as empresas se preocupem com a nutrição de
precisão, diminuindo as margens de segurança nas formulações. “Quando
temos maiores margens de segurança, temos mais nutrientes disponíveis para os
microrganismos que habitam o intestino e isto compromete a saúde das células
intestinais”, comenta. Para que as empresas busquem a nutrição de precisão,
terão que investir mais na avaliação da qualidade dos ingredientes das
dietas, conhecer melhor seus fornecedores, ter laboratórios qualificados para
fazer um acompanhamento imediato e também ter a capacidade de segregar os
ingredientes, de acordo com suas características nutricionais. Sem isto,
nutrição de precisão não passa de um sonho.
Nova plataforma NutronPoultry
Alinhada ao desenvolvimento do setor avícola e a constante demanda por
soluções estratégicas, a Nutron, marca da Cargill Nutrição Animal no
Brasil, lança o NutronPoultry, uma plataforma que auxilia o produtor a
enfrentar os desafios de uma avicultura moderna e globalizada. “O objetivo do
NutronPoultry é maximizar o potencial do negócio do cliente, através de
tecnologias integradas ao sistema de produção de aves, consultoria, serviços,
produtos e soluções que acompanham todas as etapas da cadeia produtiva “,
garante Penz.
Além de todos os benefícios de NutronPoultry, a Cargill, uma empresa de
visão global e com ações locais, proporciona suporte em diversos elos da
cadeia produtiva. Por exemplo: produção e trading de grãos, Banco Cargill,
produtos químicos e farmacêuticos, exportação, etc. “Nosso intuito é ser
um parceiro para nossos clientes, tendo uma visão estratégica e global de
seus negócios”, finaliza. As informações partem da assessoria de imprensa
da Cargill.
Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
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Atualizado em: 26/06/2025 13:30