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CARNES: Rastreabilidade em larga escala trará múltiplos benefícios à pecuária brasileira, diz NWF

30 de janeiro de 2023
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Porto Alegre, 30 de janeiro de 2023 – Está se tornando cada vez mais comum que varejistas,
consumidores, bancos e investidores queiram saber mais sobre a origem dos produtos que compram ou
financiam. Assim, a rastreabilidade passou a ser tema central nos fóruns mundo a fora que discutem
a produção das diversas commodities agrícolas. Na produção de carne bovina no Brasil não é
diferente, e frigoríficos, produtores rurais e outros atores têm buscado apoio em iniciativas que
trabalham este tema para responder às novas demandas do mercado.

Segundo Francisco Beduschi, Líder da National Wildlife Federation (NWF) no Brasil, o
frigorífico é o elo entre a produção e o mercado, por isso recaem sobre ele os questionamentos
sobre a origem dos produtos. Assim, para ajudar a responder essas questões, a NWF desenvolveu o
Visipec, uma ferramenta gratuita que visa ajudar a aprimorar este trabalho.

“Atualmente a capacidade de monitoramento dos frigoríficos está restrita à fazenda chamada de
fornecedor direto, responsável pela engorda do gado e pela venda para o frigorífico”, explica
Beduschi. No entanto, isso já não é suficiente. Assim, o Visipec vem para preencher essa lacuna,
habilitando os frigoríficos a verificarem se a fazenda fornecedora direta e as indiretas, aquelas
que produzem os bezerros, cumprem com os requisitos socioambientais necessários.

Ele ressalta que a NWF fornece apoio técnico e treinamento para os frigoríficos parceiros, e
que o trabalho segue etapas já testadas e estabelecidas. Por exemplo, quando o frigorífico detecta
alguma irregularidade, a primeira atitude é entrar em contato com o fornecedor para averiguar o que
foi apontado pelo sistema. Caso essa irregularidade seja comprovada, o frigorífico pode orientar
como proceder à regularização, trazendo assim segurança jurídica para toda a cadeia de
produção. “Com isso, tanto o frigorífico como o pecuarista podem garantir aos consumidores o
cumprimento de normas de produção sustentável e ofertar seus produtos a um número maior de
mercados consumidores.”

Outro benefício é a difusão de informações, para que essas fazendas possam aprimorar sua
atividade em um mercado cada vez mais competitivo e globalizado. “A produção de bezerros é feita,
principalmente, em pequenas e médias propriedades, que são mais carentes de informações”, avalia
Beduschi.

Ele lembra que existem no país diferentes tecnologias que podem ajudar na melhoria do sistema
produtivo, por exemplo, o consórcio de gramíneas e leguminosas nas pastagens, a rotação de
pastagens, a ILPF – integração Lavoura Pecuária Floresta, entre outras. Com as informações
trazidas pela rastreabilidade é possível, por exemplo, promover seminários e cursos de acordo com
as necessidades de cada região e arranjo produtivo. Esse conjunto de benefícios ajuda a melhorar a
produção e a produtividade nas fazendas; a atender as demandas dos mercados para os quais o Brasil
vende; e a aumentar a possibilidade de abrir as portas de mercados mais exigentes.

No entanto, o Líder da NWF no Brasil pondera que a pecuária nacional apresenta grandes
desafios para ampliar sua rastreabilidade: o tamanho do rebanho, formado por mais de 200 milhões de
cabeças espalhadas em cerca de 150 milhões de hectares; e o sistema de produção, onde muitas
vezes os animais passam por várias propriedades antes de chegar ao frigorífico. “É importante
lembrar que o Brasil não conta com um sistema de rastreabilidade individual para bovinos adotado em
larga escala”, afirma.

Ainda assim, ele ressalta que os benefícios mercadológicos e para o sistema produtivo são
muito superiores aos desafios, então é preciso que a cadeia toda envide esforços neste sentido.
“A rastreabilidade deve ser vista como um elemento central na produção pecuária, pois ajuda a
trazer equilíbrio aos três aspectos da sustentabilidade – econômico, social e ambiental”,
finaliza. As informações partem da assessoria de imprensa da NWF.

Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

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