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CARNES: Semana Nacional confirma impacto na suinocultura brasileira – ABCS

12 de dezembro de 2017
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Porto Alegre, 12 de dezembro de 2017 – A Semana Nacional da Carne Suína
(SNCS) de 2017 conclui sua campanha com crescimento de vendas comprovado nas
quatro redes de varejo participantes: Comper, Extra e Pão de Açúcar, Oba
Hortifruti, St. Marche.

O resultado positivo reforça a efetividade da estratégia da Associação
Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) com apoio do Sebrae, em ampliar a
oferta da proteína no mercado interno, oportunizando benefícios diretos aos
produtores de suínos que impactam no aumento da competitividade a toda cadeia
suinícola.

Realizada em quase 600 lojas distribuídas em 18 estados, a SNCS ampliou
sua atuação para diferentes segmentos como varejo de luxo, hortifrúti,
hipermercados e supermercados, dando origem a campanhas inéditas com viés
educativo e maior oferta de carne suína para públicos distintos. Além disso,
a ABCS desenvolveu uma metodologia exclusiva de treinamento para cada rede,
capacitando cerca de 1.800 profissionais do varejo em 54 ações.

O GPA, maior grupo de varejo do Brasil, trabalhou com 36 opções de carne
suína nas gôndolas, resultado da parceria de longa data com a ABCS, e
conquistou mais clientes em 2017 durante o período de 26 de setembro a 19 de
novembro. De acordo com balanço divulgado pela rede, a bandeira Pão de
Açúcar registrou crescimento de 22% e o Extra de 20%, em comparação com a
campanha realizada no ano passado.

O gerente comercial do GPA, David Buarque, avalia de forma positiva a
participação das duas bandeiras. “Tanto Extra quanto Pão de Açúcar
apresentam aumento progressivo nas vendas a cada edição da Semana Nacional da
Carne Suína. Esta é uma categoria com crescimentos constantes na rede, com
destaque para a variedade dos produtos e frequência, culminando em um bom
atendimento à necessidade dos nossos clientes”.

Já o St. Marche, maior rede de supermercados premium em números de lojas,
apresentou crescimento de 143% em vendas e 174% em volume, comparado ao
primeiro trimestre de 2017. Tendo como ponto forte a curadoria e indicação de
produtos, a rede trabalhou durante os dias 26 de setembro a 12 de outubro com 25
opções de porcionamento da proteína e investiu em cortes diferenciados como
o filé-mignon suíno, picanha e prime rib, por exemplo, para conquistar os
clientes das 18 lojas e do Empório Santa Maria.

Fabiana Farah, coordenadora de perecíveis da Rede St. Marche, afirma que a
parceria com a ABCS despertou o cliente para a carne suína nas lojas.
“Descobrir o potencial da proteína para o nosso varejo e levar informações
de saudabilidade, qualidade e cortes diferenciados para o cliente Marche foram
os principais retornos. Este foi o primeiro passo para crescermos no dia a dia
com os cortes suínos, oferecendo o melhor para os nossos clientes”, destaca.

A rede Oba Hortifruti, rede referência do segmento no país, estendeu a
campanha até o dia 22 de outubro em duas regiões e registrou nas lojas de São
Paulo 80% de crescimento nas vendas de carne suína em relação ao mesmo
período do ano anterior. O diretor comercial do Oba Hortifruti, Francisco
Homsi, explica que mesmo com os produtos em oferta houve um aumento de geração
de caixa.

“Participar da SNCS foi um marco para o Oba Hortifruti porque
ressignificou a forma como entendemos e comercializamos a carne suína, além de
impactar diretamente no nosso conhecimento de produto e nas nossas práticas de
vendas. Por ser o nosso primeiro ano participando da campanha, ficamos muito
satisfeitos com o resultado alcançado e com o engajamento de nossas equipes”,
pontua Homsi.

O Comper, que faz parte da maior rede de supermercados do Centro-Oeste,
registrou um aumento de 10% nas vendas em relação ao mesmo período de 2016. O
diretor-comercial nacional de perecíveis da rede, Daniel Watanabe, diz que
esse resultado é reflexo dos treinamentos realizados e todo suporte durante a
SNCS.

“Buscamos fazer com que os nossos clientes e funcionários tivessem mais
acesso à informação e conhecimento sobre a carne suína e que desmitificassem
a imagem formada anteriormente em relação a ela. Assim, mostramos os seus
benefícios, os modos de preparo e de que maneira as pessoas poderiam se
aproveitar ao máximo em termos de qualidade de vida ao consumir esse tipo de
proteína em sua alimentação”, completa.

O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, comemora o crescimento nas vendas e a
abertura de novos mercados no varejo brasileiro e reforça a efetividade da
campanha. “A SNCS é responsável por transformar a categoria de suínos nas
redes participantes, aumentando sua popularidade entre os consumidores,
resultando em um salto na penetração das cestas e na frequência de compras”.

Para o gestor nacional da unidade de atendimento setorial agronegócios do
Sebrae, João Fernando Nunes, a SNCS gera resultados efetivos para o setor
suinícola. “O Sebrae apoia e participa desta iniciativa que amplia as
oportunidades de competitividade aos produtores de suínos brasileiros e gera
desenvolvimento para toda a cadeia produtiva. Os resultados mostram que a carne
suína ocupará novas lacunas no varejo através desta iniciativa”.

A Semana Nacional da Carne Suína é uma iniciativa da ABCS, em parceria
com o Sebrae Nacional e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
(MAPA), e conta com o apoio da Associação Brasileira de Proteína Animal
(ABPA), Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Secretaria de
Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e da Embrapa Suínos e Aves.
Com informações da assessoria de imprensa da ABCS.

Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

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