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CARNES: Setor de ovos celebra perspectiva de novo recorde de consumo – ABPA

8 de outubro de 2021
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Porto Alegre, 8 de outubro de 2021 – Hoje é o Dia Mundial do Ovo, uma data
celebrada por produtores e consumidores de uma das proteínas mais populares do
planeta. No Brasil, há anos o ovo deixou de ser vilão e se tornou herói das
dietas, caindo nas graças de consumidores com os mais variados perfis. E o
consumo aumentou exponencialmente: de 148 unidades per capita anuais em 2010,
para 251 unidades em 2020 – recorde de consumo desta proteína no Brasil.

E as projeções da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA)
apontam para novas marcas históricas já em 2021. Conforme a entidade que
representa a avicultura e a suinocultura do País, o consumo projetado para este
ano deverá alcançar 255 unidades, com a produção anual superando 54,5
bilhões de unidades – ou o equivalente a 1.728 ovos por segundo.

Segundo Ricardo Santin, presidente da ABPA, e também é presidente do
Conselho de Administração do Instituto Ovos Brasil (IOB), fortes campanhas de
esclarecimentos e a versatilidade do ovo mudaram o quadro de consumo da
proteína, que foi especialmente impulsionado nos últimos anos graças à
condição vantajosa de acesso em relação à outras proteínas.

“Os últimos dois anos foram marcantes para os produtores de ovos, que
viram o Brasil superar a média global de consumo do ovo, que é de 230
unidades anuais. É o rompimento de um paradigma do produto, que sempre foi
popular, mas que agora é, de fato, amplamente consumido no País”, avalia.

É neste contexto que as perspectivas de consumo de ovos deverão avançar
para novos índices recordes. A ABPA projeta que, no próximo ano, a média de
consumo da proteína chegue às 262 unidades anuais.

“Temos enfrentado fortes altas de custos de produção e o cenário
produtivo não é favorável do ponto de vista competitivo. Mas o custo elevado
de outras proteínas coloca o ovo em uma situação vantajosa, reforçado pela
posição que a proteína assumiu na percepção do consumidor em relação à
saudabilidade do produto. O ovo não é só um produto versátil, popular e
gourmet ao mesmo tempo. Ele agora assumiu, definitivamente, uma posição
estratégica para a segurança alimentar do país”, avalia Santin. As
informações partem da assessoria de imprensa da ABPA.

Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

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