A duas semanas do evento, o VIII CLANA (Congresso Latino-Americano de Nutrição Animal) já conta com mais de 500 pré-inscritos, superando as expectativas dos organizadores. Em sua 8ª edição, o evento, realizado pelo Colégio Brasileiro de Nutrição Animal (CBNA) em parceria com a AMENA (Associação Mexicana de Especialistas em Nutrição Animal), o evento é consagrado pelo elevado nível técnico das palestras e palestrantes.
De 16 a 18 de outubro, na cidade de Campinas, no interior de São Paulo, os principais especialistas em nutrição animal do mundo vão destacar as mais recentes pesquisas e tendências do setor. Para estimular a vinda dos profissionais da América Latina, o congresso terá tradução para o espanhol de todas as palestras apresentadas em português. As palestras apresentadas em inglês serão traduzidas para o português.
Nutrição animal para a máxima longevidade e produtividade, para a produção 4.0, para o bem-estar animal, para fortalecer o sistema imunológico dos animais e para minimizar o impacto ambiental da produção serão alguns dos temas em destaque durante o encontro, realizado pelo Colégio Brasileiro de Nutrição Animal (CBNA).
Com o tema “Nutrição Animal e Produção Sustentável de Alimentos”, o evento vai debater nutrição animal e qualidade dos alimentos de aves poedeiras, frangos de corte, suínos, vacas leiteiras e gado de corte, explicou o presidente do CBNA, Godofredo Miltenburg.
Outras informações sobre o VIII CLANA podem ser encontradas no site do evento – CLIQUE AQUI, através do e-mail cbna@lexxa.com.br ou do telefone 19 3232-7518.
Programação
A secretaria do evento começa a atender os participantes a partir das 8h30 do dia 16 de outubro para a realização de inscrições e entrega de material aos inscritos. A partir das 9h30 haverá um café de boas-vindas e às 10h o Chefe Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Pecuária Sudeste, Alexandre Berndt, abre o programa científico do encontro com uma apresentação sobre “Produção sustentável de alimentos”.
Na sequência, começa o Painel Saúde Intestinal e Imunidade com um debate sobre “Nutrição e produção sustentável de alimentos”, que será encabeçado pelo mestre e doutor em Nutrição Animal pela Georg-August University, na Alemanha e pós-doutorado na Universidade de Alberta, no Canadá, John Htoo.
Às 12h, o PhD em Nutrição Animal pela Universität Hohenheim, na Alemanha, Stefan Jakob, vai debater “Saúde intestinal, nutrição e imunidade”. A partir das 14h30 as salas serão divididas em quatro: Aves, Suínos, Bovinos e Garantia da Qualidade. Nas salas de aves e suínos, a programação segue com um Painel de Saúde Intestinal e Imunidade.
Dia 16 de outubro
Na sala de Aves: O professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Sérgio Vieira, abre a programação, a partir das 14h30, com um debate sobre “Alterações de formulações das dietas para frangos de corte que impactam a saúde intestinal”. Na sequência, o professor da faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP – Campus de Pirassununga (FZEA/USP), Lúcio Araújo, vai discutir “Imunonutrição em aves”. E a partir das 17h haverá Espaço Promocional, com palestras simultâneas realizadas nestas quatro salas, pelas empresas Adisseo, APC, Evonik e Trouw Nutrition.
Na sala de Suínos: A programação científica começa às 14h30 com um debate sobre “O estresse da desmama e a permeabilidade intestinal”, encabeçado pelo pesquisador da Iowa State University, nos Estados Unidos, Joy Campbell. Em seguida, o professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Geraldo Alberton, vai discutir “Nutrição e imunidade: saúde intestinal em suínos”.
Na sala de Bovinos: Uma apresentação sobre “Manejo alimentar de vacas leiteiras em sistemas de produção com ordenha robotizada” vai abrir o programa desta sala, às 14h30, realizada pelo nutricionista de bovinos leiteiros com doutorado em Ciência Animal e Pós-Doutorado em Nutrição de Ruminantes pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP), Alexandre Pedroso. A partir das 15h30, o debate segue sobre “Nutrição de vacas leiteiras para máxima longevidade e produtividade”, encabeçado pela pesquisadora da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Marina Danes.
Na sala Garantia da Qualidade e Regulatório: Especialista em nutrição animal, Ricardo Utishiro, vai abrir a programação desta sala, às 14h30, com a palestra “Evolução da nutrição animal: da bancada para a produção animal 4.0”. Em seguida. O especialista em NIR, Robson Patto, vai apresentar o tema “Desvendando a tecnologia NIR e suas aplicações em Nutrição Animal”.
Dia 17 de outubro
A programação desta quarta-feira começa às 8h com visitação aos trabalhos científicos. Nas salas de aves e suínos haverá um Painel Nutrição 4.0 a partir das 9h.
Na sala de Aves: O pesquisador da Purdue University, nos Estados Unidos, Layi Adeola, abre o programa científico às 9h com um debate sobre “Fósforo e cálcio digestível em aves”. Logo depois, o pesquisador da Universidade Federal de Goiás (UFG), Regis Kamimura, vai abordar “Novas proteínas: insetos”. E, na sequência, o nutricionista Vitor Hugo Brandalize vai destacar a “Influência da nutrição animal na qualidade da carne”. No período da tarde, a programação volta às 14h, com uma discussão sobre “Suplementação de vitaminas na avicultura: o que a indústria está fazendo?”, realizada pelo doutor em nutrição animal Michael B. Coelho. A partir das 15h, a programação será aberta para a apresentação de trabalhos científicos. Às 16h30, o médico veterinário pela Universidad de Zaragoza, na Espanha, Xabier Arbe, vai ministrar a palestra “Como preparar nutricionalmente a poedeira para chegar a 100 semanas de idade em produção”. A partir das 17h30 as quatro salas terão palestras simultâneas do Espaço Promocional realizado pelas empresas: Adisseo, Basf, DuPont e Evonik.
Na sala de Suínos: O pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, Gustavo Lima, vai abrir a programação às 9h com um debate sobre “Imunocastração e ractopamina”. Em seguida, as discussões seguem com o tema “Suplementação de vitaminas na suinocultura: o que a indústria está fazendo?”, com o doutor em nutrição animal, Michael B. Coelho. Logo depois, o pesquisador da Purdue University, Layi Adeola, vai falar sobre “Fósforo e cálcio digestível em suínos”. A partir das 14h, o tema “Novas proteínas: insetos” será abordado pelo pesquisador da Universidade Federal de Uberlândia, Regis Kamimura. A programação do encontro será aberta, a partir das 15h, para a apresentação de trabalhos científicos. A partir das 16h30, o pesquisador da Aarhus University, na Dinamarca, Bach Knudsen, vai destacar “Uso de fibra na nutrição de suínos”.
Na sala de Bovinos: O programa técnico será aberto às 9h com um debate sobre “Aminoácidos para vacas leiteiras no período de transição: benefícios para a saúde e desempenho”, encabeçado pelo pesquisador Antonio Estefan Garcia. Logo depois, o especialista em ciência animal pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Portugal, Leonel Leal, vai destacar “LifeStart: influência da nutrição na fase jovem e o impacto no desempenho de vacas leiteiras”. Em seguida, o professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Rodrigo de Almeida, apresentará “Nutrição de precisão em gado de leite”. A partir das 14h, o especialista com pós-doutorado em Ciência da Carne pela Iowa State University, nos estados Unidos, Pedro Veiga, vai debater “Nutrição de precisão em gado de corte”. A partir das 15h haverá apresentação de trabalhos científicos. E a partir das 16h30, o pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste, Alexandre Berndt, ministrará a palestra “Emissão de metano: uma revisão”.
Na sala Garantia da Qualidade e Regulatório: O especialista em nutrição animal, Felipe Corrêa Soares, abre o programa científico a partir das 9h, com um debate sobre “NIR in line”. Em seguida, o pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste, Gilberto de Souza, vai abordar “Ferramentas estatísticas de aplicação no laboratório: por que os laboratórios erram?”. Logo depois, o pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste, Gilberto de Souza, vai discutir “Análises bromatológicas de produtos de origem vegetal e animal: quais os métodos, como interpretar e utilizar resultados, vantagens e desvantagens de métodos e análises e interferências nos resultados”. A partir das 14h, o tema “Variação analítica” será debatido pela Oneida Vieira, química pela UNAERP, e pela farmacêutica especialista em controle de qualidade Valéria Rodrigues. Às 15h, a programação segue com a coordenadora da unidade de Alimentos do Serviço Agrícola e Pecuário (SAG) do Chile, Mônica Contreras, com uma apresentação sobre o “Cenário regulatório para importação e exportação: visão Chile”. A coordenadora de Fiscalização de Produtos para Alimentação Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Fernanda Tucci, encerra a programação desta quarta-feira com a palestra “Cenário regulatório para importação e exportação – visão Mapa”.
Dia 18 de outubro
O programa técnico começa às 9h, com um Painel Nutrição e Bem-estar nas salas de Aves e Suínos.
Na sala de Aves: O zootecnista e gerente de nutrição do Grupo Mantiqueira, André Carreira Carlos, abre a programação do último dia desta sala com um debate sobre “Nutrição para frangas de postura Cage Free”. Em seguida, o médico veterinário pela Universidad Nacional Autónoma de México com doutorado pela University of Guelph, no Canadá, Ricardo Esquerra, vai destacar “Stress calórico e aminoácidos para aves”. Logo depois, o médico veterinário pela Universidad de Zaragoza, na Espanha, e especialista em nutrição animal, Xabier Arbe, vai discutir “Fibra na nutrição de aves”.
Na sala de Suínos: O consultor do OPP Group, na Espanha, Carlos Martinez, abre os debates, às 9h, com o tema “Nutrição de fêmeas em baias coletivas”. Na sequência, o pesquisador da Unesp – Campus de Jaboticabal, Luciano Hauschild, vai abordar “Stress calórico e aminoácidos para suínos”. Logo depois, o professor da University of Minnesota, nos Estados Unidos, Jerry Shurson, vai ministrar a palestra “Uso de DDGS na alimentação de suínos”.
Na sala de Bovinos: O professor da Universidade de Buenos Aires, na Argentina, Darío Colombatto, vai abrir a programação com um debate sobre o “Uso de modificadores da função ruminal”. Em seguida, o professor da Unesp – Campus de Jaboticabal, Ricardo de Andrade Reis, vai discutir “Como a pecuária pode contribuir com a redução no desmatamento e mitigação de gases do efeito estufa”. O programa técnico será encerrado pelo professor da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Pedro Eduardo de Felício, com a palestra “Qualidade da carcaça e da carne bovina no Brasil”. A partir das 12h30 haverá entrega de Prêmios de Trabalhos Científicos e Encerramento.
Apoio
O VIII CLANA tem o apoio de patrocínio confirmado de algumas das mais importantes empresas do setor, como Adisseo, AB Vista, APC, Basf, Biorigin, Bühler, CHR Hansen, DuPont, Evonik, FS Bioenergia, H&N International, ICC, Novus, OPP Group, Pancosma, Phileo Lesaffre, Sindirações e Trouw Nutrition.
A organização do evento já tem a parceria de divulgação confirmada de algumas das principais mídias do setor, como jornal O Presente Rural, Editora Stilo, Revista Feed&Food, Revista AviNews, Revista AgroRevenda, Suino.com, Revista Pork, Revista Ave, Revista Beef, Revistas AviSite e OvoSite, RVTV, Engormix e MilkPoint, além do apoio de divulgação da Associação Paulista de Criadores de Suínos (APCS) e da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (ACSURS).
Cotação semanal
Dados referentes a semana 29/11/2024
Suíno Independente kg vivo
R$ 9,53Farelo de soja à vista tonelada
R$ 1.943,33Casquinha de soja à vista tonelada
R$ 1.200,00Milho Saca
R$ 71,25Preço base - Integração
Atualizado em: 29/11/2024 10:30