“Enquanto a produção de frango no Brasil atingiu níveis recorde, pressionando os preços, o custo do milho subiu de forma exponencial e num movimento completamente descorrelacionado aos preços globais, trazendo aumentos de mais de 30% em relação ao final de 2015”. É o que explica o CEO Global da BRF (São Paulo/SP), Pedro Faria.
Para o empresário, o primeiro trimestre do ano foi um dos períodos mais desafiadores da última década, resultado de uma combinação de eventos bem distintos. A receita operacional líquida da BRF avançou 15,2% no primeiro trimestre do ano (1T16), se comparado com o mesmo período do ano anterior, chegando a R$ 8,1 bilhões. O índice foi impulsionado por preços médios mais altos e maiores volumes. O lucro bruto atingiu R$ 2 bilhões, queda de 6,1% no comparativo com o 1T16. Já o Ebitda atingiu R$ 1 bilhão, 7,8% acima do registrado no primeiro trimestre de 2015.
Apesar do cenário conjuntural de curto prazo mais desafiador, a BRF divulgou que manterá o seu programa de investimentos para 2016, a fim de suportar a expansão global e a estratégia de longo prazo. No ano, a companhia pretende investir R$ 2 bilhões, repetindo o valor aplicado no ano passado. “Isso é possível dado a nossa posição de caixa saudável e nossa robusta gestão financeira de estrutura de capital”, ressalta Faria.
A representatividade da companhia atravessa fronteiras. Só no primeiro trimestre a BRF comercializou mais de um milhão de toneladas de alimentos, incremento significativo quando considerado o histórico da companhia. Ásia e a Europa registraram os maiores índices de crescimento em volumes: 44,4% e 28,9%, respectivamente.
Como o mercado brasileiro ficou praticamente estável no primeiro trimestre do ano, a BRF adotou uma nova política de pricing, construída de forma muito mais granular e específica, com reajustes diferentes por região, canal e categoria. A receita operacional líquida no período foi de R$ 3,5 bilhões
O período também registrou avanços importantes no processo de internacionalização da BRF. No período, a companhia concluiu a aquisição Golden Foods Siam (GFS), na Tailândia; da Universal Meats, no Reino Unido; e da Qatar National Import and Export Co, no Qatar. Além disso, a empresa conseguiu acessar novos mercados na Ásia e América Latina – Malásia e México, respectivamente.
Cotação semanal
Dados referentes a semana 22/11/2024
Suíno Independente kg vivo
R$ 9,53Farelo de soja à vista tonelada
R$ 71,50Casquinha de soja à vista tonelada
R$ 1.200,00Milho Saca
R$ 1.975,00Preço base - Integração
Atualizado em: 07/11/2024 17:50