Hermanus Wigman teve uma passagem notável à frente da De Heus no Brasil, investindo pesado em tecnologia, desenvolvimento de capital humano, pesquisa e expansão pelo país, que fizeram com que a multinacional decolasse no mercado de nutrição animal brasileiro. “Foram circunstâncias da vida e de mercado que me trouxeram à presidência da companhia no Brasil. Vim com a tarefa de implantar e impulsionar a empresa em nosso país, dentro de um plano de transição programada para uma nova gestão, cujo horizonte era posicionar a marca de nutrição animal holandesa na liderança de nosso mercado. É o ciclo que se completou agora”, afirma.
Desde sua chegada ao Brasil há seis anos — com a presidência de Wigman —, a De Heus teve um crescimento de 80% na sua produção, investiu pesado em Recursos Humanos, inaugurou o novo escritório em Campinas (SP), uma Fábrica Dedicada em Toledo (PR), o Laboratório de Controle de Qualidade em Rio Claro (SP), o Centro Experimental para Pesquisas em Nutrição de Suínos na Universidade Estadual de Londrina (PR) e, mais recentemente, o Centro de Distribuição de Caruaru (PE). Mesmo em meio a crises pertinentes ao país, a multinacional mais que triplicou as operações, ampliando a linha de produtos para atender aos principais segmentos da produção animal — suínos, bovinos de corte e leite, frangos e poedeiras — e hoje está presente em todo o país e com expansão para a América Latina, desenvolvendo programas nutricionais customizados para cada sistema de produção.
Como mencionado por Hermanus, a companhia já possuía um plano de transição estruturado e, a partir do início de 2019, Rinus Donkers, responsável pela diretoria do Grupo Royal De Heus na América Latina, passará a responder também pela presidência da empresa no país. “Temos várias boas perspectivas para seguir, e a equipe De Heus já está pensando e construindo esse futuro, do qual temos uma visão clara: vamos crescer no Brasil, vamos fortalecer ainda mais as nossas parcerias com os clientes, vamos ampliar a nossa presença no mercado, incluindo investimentos para impulsionar nosso crescimento nos segmentos de Aquacultura e Pet Food; depois vamos precisar de mais bases, mais fábricas e mais gente. Crescimento: este é o nosso desafio e estou convicto de que vamos, sim, realizá-lo”, conta o novo presidente.
Donkers afirma que, por todo o trabalho realizado até aqui, a companhia está confiante sobre as perspectivas de crescimento no mercado brasileiro, independentemente das adversidades do caminho. “Os desafios no Brasil não são pequenos e Hermanus sabia disso. Com ele, nós e a Holanda aprendemos a entender melhor o mercado brasileiro, seu tamanho, diversidade e oportunidades. Hoje, estamos confiantes e sabemos que a base que ele construiu continuará a crescer, pois está preparada para isso”, disse.
“Vejo um futuro brilhante para a De Heus no Brasil. Primeiro, pelas oportunidades que estão sendo criadas com a evolução do mercado — como a expectativa por nutrição antibiotic free e a crescente presença dos pescados na dieta das pessoas, entre outras transformações. E como empresa inovadora que é, a De Heus reúne vantagens comparativas para fazer desses cenários novos impulsos para seu crescimento”, analisa Hermanus Wigman, que dará continuidade à sua atitude inovadora e competência empreendedora com desafios em novos projetos.
Cotação semanal
Dados referentes a semana 22/11/2024
Suíno Independente kg vivo
R$ 9,53Farelo de soja à vista tonelada
R$ 71,50Casquinha de soja à vista tonelada
R$ 1.200,00Milho Saca
R$ 1.975,00Preço base - Integração
Atualizado em: 07/11/2024 17:50