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ECONOMIA: Pesquisa aponta que café e açúcar subiram mais de 45% em janeiro

22 de fevereiro de 2022
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Porto Alegre, 22 de fevereiro de 2022 – Resultados do varejo alimentar
referentes ao mês de janeiro divulgados pela GS Ciência do Consumo,
especializada em inteligência de dados, revelam que o aumento de preços dos
produtos causou a diminuição da quantidade de itens no carrinho, sendo a
inflação, em alta desde o segundo semestre do ano passado, a maior
responsável. Mesmo diante deste cenário, janeiro seguiu com as movimentações
de carrinhos menores, porém foi o mês com menor queda de itens desde junho de
2021, indicando carrinhos maiores que os meses anteriores. As informações
partem da assessoria de comunicação da GS Ciência do Consumo.

Entre os produtos presentes no carrinho dos shoppers (25 principais), que
apresentaram maiores aumentos no preço médio no comparativo de janeiro 2022
com mesmo período de 2021, destacam-se o café (500g) e o açúcar (1kg) com
aumentos acima dos 45% no indicador.

Segundo análise de 30 milhões de transações de vendas no varejo, o
estudo aponta que no primeiro mês do ano houve aumento de +2,53% no faturamento
geral, acréscimo de +6,61% no faturamento de clientes fidelizados e queda de
-4,54% para clientes não fidelizados, quando comparado ao mesmo período de
2021, sendo Hipermercado (4,68%) e Supermercado (3,55%) os canais que
contribuíram positivamente para este resultado. O ticket médio também
apresentou elevação de +2,75%, puxado pelas compras dos clientes fidelizados
que continuam proporcionando aumentos contínuos, sendo +2,90% só em janeiro
2022, principalmente no Hipermercado, dado atribuído ao menor crescimento do
preço médio dos produtos e a baixa queda de itens no carrinho. Em
contrapartida, os clientes não fidelizados permaneceram apresentando quedas no
indicador.

Ao analisar os canais, com exceção do Supermercado, pode-se observar em
janeiro que o Hipermercado (210,04%) e o Cash & Carry (72,24%) apresentaram
IFEVs (Indice de Fidelização e Engajamento do Varejo) maiores que dezembro
(195,83% e 55,895) respectivamente e que a média geral do ano passado – de
106,87% para 108,26% -, em razão dos resultados positivos das estratégias de
fidelização dos shoppers, comprovando que essas ações se mostram cada dia
mais essenciais para gerar aumento de vendas e fortalecendo do negócio. O
destaque significativo do mês de janeiro foi para canal Cash & Carry que
ostentou um aumento de quase 20%p.p, graças aos métodos assertivos presentes
nos programas de relacionamento com o cliente.

O estudo ainda revela outro dado relevante, a missão de compra
abastecimento, que representa maior peso no faturamento, vem perdendo espaço em
todos os canais para as compras tipo conveniência e reposição, resultando em
carrinhos menores, sendo o Cash & Carry o canal mais suscetível a essa
movimentação, com variação de -0,69%p.p na missão abastecimento e -0,54%p.p
no faturamento, na comparação de janeiro 2022 com janeiro 2021.

Nota-se também o retorno gradual dos shoppers às compras presenciais,
índice que vem subindo desde julho de 2021, porém em janeiro houve
diminuição do público acima dos 60 anos nos canais de compras, exceto no Cash
& Carry que retratou o mesmo resultado de dezembro de 2021.

Sobre a GS Ciência do Consumo

Especializada em ciência e comportamento de consumo, a GS atua com CRM,
tecnologia e inteligência de dados unindo indústria, varejo e consumidor de
forma a aumentar o engajamento do shopper e o faturamento do PDV, seja pelo
aumento do ticket médio, pelo crescimento da frequência de compras ou na
conquista de novos clientes. Há 15 anos no mercado e com 300 varejistas e
indústrias em sua carteira de clientes, a GS conta com uma base de dados com
mais de 35 milhões de domicílios únicos, o que representa cerca da metade dos
domicílios brasileiros, e já atingiu a marca de mais de R$ 40 bilhões de
transações de compras analisadas /ano, e 2.690 PDV’s em todo o Brasil.

Lessandro Carvalho (lessandro@safras.com.br) / Agência SAFRAS

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Estrela Alimentos - base leitão

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Pamplona* base suíno leitão

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