Porto Alegre, 26 de março de 2021 – Uma das palavras mais utilizadas para
descrever o último ano no Brasil é: desafiador. Para a Beckhauser, empresa
cuja missão é desenvolver e industrializar tecnologia para uma pecuária
sustentável e contribuir para nutrir o mundo promovendo bem-estar animal e
humano, 2020 foi um ano repleto de desafios e de muitos aprendizados essenciais
para a continuidade da empresa.
O saldo das lições aprendidas é positivo, tendo em vista que a
Beckhauser apresentou crescimento superior a 30% no ano passado e, no segundo
semestre, conseguiu dobrar o volume de produção mensal, quando comparado ao
meio do ano anterior.
Como em todos os setores, a pandemia impôs uma série de desafios para a
empresa e para o agro como um todo, trazendo novas dinâmicas ao dia a dia da
fábrica, em Maringá (PR), cuja operação iniciou em janeiro de 2020, pouco
antes do início do período de quarentena no País.
“Começamos o ano com planos e metas baseados na inauguração da nova
fábrica, mas fomos surpreendidos pela pandemia, que nos fez rever as
prioridades do ano – a começar pela suspensão dos eventos de inauguração e
comemoração dos 50 anos da empresa, passando pela implantação de diversas
medidas de controle dentro da fábrica, orientações e testagem da equipe”,
explica a presidente da Beckhauser, Mariana Beckheuser.
Outro reflexo muito impactante para a indústria foram as oscilações na
cadeia de suprimentos. O mercado ficou desabastecido de muitos itens e os
preços das matérias-primas tiveram altas repetidas e de uma forma jamais
vista, obrigando a empresa a trabalhar com replanejamento de estoques e compras,
além de readequar prazos de entrega e preços dos produtos.
“Ao contrário do que imaginamos quando tivemos as primeiras notícias da
pandemia, corremos para revisar orçamento e redobramos atenção para
possíveis necessidades de corte de despesas. O mercado agro teve um
superaquecimento e nossas vendas foram recordes. Então, tivemos que nos adaptar
a uma mudança de planta e de operação do tamanho de 50 anos, ao mesmo tempo
em que nos adequávamos a todas essas exigências e restrições que o cenário
pandêmico trouxe, além de acelerar um processo de aumento de produção para
atender a demanda de nossos clientes”, destaca Mariana.
Sustentável
A presidente atribui esse boom do mercado à capacidade do Brasil de ocupar
um espaço privilegiado na produção e fornecimento de proteína animal para o
mundo, com destaque para o caminho da pecuária sustentável. “A tendência
é ter um agro cada vez mais sustentável, que consegue produzir sem abrir mais
áreas, em equilíbrio com o meio ambiente, cuidando da recuperação do solo e
do sequestro de carbono. Um agro que respeita e promove o bem-estar das pessoas
e dos animais. Esse é o agro que vai atender as necessidades do mundo daqui
para frente, que está em linha com o que o consumidor, cada vez mais
consciente, vai buscar e exigir das empresas”.
Sobre o aumento recorde de vendas da companhia, Mariana destaca a
importância de um bom planejamento estratégico, que fez com que a empresa
estivesse preparada para aproveitar esse momento do mercado. “Termos feito,
nos últimos anos, um trabalho de reestruturação da nossa rede de vendas,
fortalecendo os parceiros que levam nossa marca e produtos ao campo, foi
fundamental para conseguirmos aproveitar essa onda positiva de demanda no
segmento. E, porteira adentro, o trabalho de preparação da equipe para a
mudança, a construção de um senso de time forte e a clareza do propósito da
organização, sem dúvida, foi o que nos manteve firmes durante a tempestade e
nos colocou em posição privilegiada para conseguirmos converter os desafios em
bons resultados”, afirma ela. “Sem o comprometimento do time e dos
parceiros, e sem a base sólida e a confiança de nossos sócios-pioneiros, não
teria sido possível atravessarmos 2020 com tão bons resultados a
comemorar”.
A Beckhauser ergue a bandeira do bem-estar animal desde a década de 90 e,
em 2018, adicionou a ela um componente que já era muito presente no trabalho e
no posicionamento da empresa, cunhando o termo “Bem-estar Animal e Humano”.
Esse conceito ganhou uma sigla (BEAH) e uma gestora dedicada a esse pilar.
Levando isso em consideração, a companhia abraçou a oportunidade de expansão
diante da tendência de crescimento da pecuária sustentável e, colhendo
frutos da visão estratégica e desse trabalho iniciado lá atrás, conseguiu
dobrar o volume de produção na fábrica paranaense no segundo semestre de
2020.
A planta fabril, localizada na cidade de Maringá (PR), possui uma área
construída de 4 mil metros quadrados e recebeu um investimento de R$ 12
milhões. Além de inovação, a nova unidade conta com iniciativas de
sustentabilidade que reforçam a bandeira do BEAH e foi construída levando em
consideração o impacto socioambiental que teria na região.
A nova estrutura, “sonhada, desenhada e construída a muitas mãos,
cabeças e corações”, como gosta de enfatizar Mariana, conta com uma mini
usina geradora de energia solar, sistema de captação de água de chuva, usada
no tratamento de superfície das peças metálicas – que também ganhou um
novo processo, mais moderno, com a adoção da tecnologia nanocerâmica,
trazendo redução significativa do impacto ambiental.
Tecnologia como aliada
Uma das ações que empresa havia previsto, com a inauguração da nova
fábrica, era receber clientes e parceiros para apresentar as instalações e
contar sobre os princípios adotados nesse processo. Com o novo cenário, a
equipe de Marketing lançou mão de ferramentas como encontros virtuais com a
rede de vendas, para aproximar os parceiros da fábrica e abastecê-los com
informações sobre o novo processo produtivo e as novidades da Beckhauser.
“E, no fechamento do ano, como uma forma de aproximar e agradecer a todos
que fizeram parte dessa jornada de sucesso no primeiro ano da fábrica nova,
produzimos um vídeo em 3D e enviamos um convite especial a nossos parceiros
para uma ‘visita’, com o uso de óculos de realidade virtual, que permitem a
experiência de conhecer a nova fábrica e seus processos, de uma maneira mais
próxima do real. Essa experiência está disponível em todos os nossos pontos
de venda, para permitir, também, que nossos clientes possam conhecer um pouco
mais de todo o cuidado que colocamos na produção de cada equipamento entregue
pela Beckhauser”, conta Mariana. As informações partem da assessoria de
imprensa da Beckhauser.
Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
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Dados referentes a semana 15/08/2025
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Atualizado em: 14/08/2025 10:30