safras

EMPRESAS: Cargill aumenta investimentos no Brasil e diversifica portfólio

25 de abril de 2022
Compartilhe

Porto Alegre, 25 de abril de 2022 – O Brasil vem se confirmando como um
dos principais fornecedores de alimentos do mundo. E, neste contexto, a Cargill
reforça sua atuação no País e sua parceria com os produtores, clientes,
fornecedores, consumidores e comunidades.

O trabalho dos mais de 10 mil colaboradores permitiu à Cargill seguir firme
em seu propósito de nutrir o mundo de forma segura, responsável e
sustentável e contribuiu para que a empresa alcançasse uma receita líquida
operacional de R$ 103 bilhões ao longo do ano. Esse número representa um
crescimento de 50% em relação a 2020 (R$ 68,6 bilhões).

Em 2021, a empresa investiu R$ 1,023 bilhão no País, um aumento de 11% do
valor observado no ano anterior. Quando somados os investimentos dos últimos 5
anos, a Cargill investiu R$ 4 bilhões nas operações brasileiras, decisão que
também favoreceu os resultados do ano passado. Um dos destaques de 2021 foi a
nova fábrica de pectina, em Bebedouro (SP), com aporte de R$ 229 milhões que
fazem parte do plano de R$ 550 milhões anunciados em 2019. A unidade passou a
funcionar oficialmente em setembro e foi responsável por novos 120 empregos na
cidade e região.

Os investimentos estão alinhados com os compromissos da empresa para
alcançar cadeias produtivas cada vez mais transparentes. Parte deles foi
direcionada para melhorias e manutenção de plantas, além de ampliação das
unidades destinadas ao processamento de soja, com mais de 20 projetos
desenvolvidos ao longo do ano. A aposta cada vez maior em tecnologia e
inovação favorece a eficiência das operações e alinham a Cargill com as
mudanças constantes do mercado.

“Em mais um ano desafiador, o segundo da pandemia e com muita volatilidade
no mercado, seguimos empenhando nossos melhores esforços para manter as
pessoas em segurança e seguir cumprindo nosso propósito de alimentar o mundo.
O patamar de investimentos que temos feito nos últimos anos demonstra a nossa
crença no Brasil e na capacidade do nosso setor de ser referência para o
mundo”, afirma Paulo Sousa, presidente da Cargill no Brasil.

Inovação e sustentabilidade

Dois grandes pilares da Cargill, a inovação e a sustentabilidade, foram
parte fundamental da estratégia da empresa no ano passado. No negócio
agrícola, o foco em sustentabilidade permitiu grandes avanços, como no
monitoramento da cadeia de suprimentos da soja, onde alcançamos 100% de
mapeamento da compra direta nos estados que compõem a região do Matopiba
(Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). Também tivemos um crescimento
expressivo do Programa 3S, que certifica produtores e os qualifica para fornecer
grãos para os mercados mais exigentes do mundo, como o europeu. Com a
participação de 142 produtores, registramos um aumento de 75% no volume de
vendas de grãos certificados no último ano.

Nas prateleiras, a Cargill ampliou seu portfólio, acompanhando novos
comportamentos de consumo. Com foco em saudabilidade, o Purilev Óleo de Coco
trouxe versões com e sem sabor e, na categoria Oils&Dressings, o novo Maria
Manteiga chegou ao mercado. A linha Pomarola, uma das principais da empresa,
lançou a versão Chef Sabor Manjericão e o Passata Rústica. Nos negócios de
Cacau & Chocolate, a novidade foi o lançamento das Moedas de Chocolate Genuine,
nos sabores Meio Amargo e Branco, formato que facilita o trabalho dos
confeiteiros que buscam mais praticidade e agilidade.

Nos negócios de Bioindustrial, houve atualização do portfólio, com
destaque para soluções de plastificantes e biopolióis. Este último aponta
para o compromisso constante com a sustentabilidade, incluindo conversão de
produtos de bases fósseis para opções renováveis, a partir de estoques e
fontes renováveis, como as de base oleaginosas, por exemplo.

Nos negócios de Nutrição Animal, por meio da marca Nutron, a Cargill
seguiu com a renovação de portfólio para os mercados de aves, suínos,
bovinos de leite e corte, além de acompanhar tendências em soluções digitais
e sustentáveis. Foram lançados produtos como Neopigg Feed, rações mini
peletizadas para suínos na fase de creche, uma tecnologia focada em nutrição
mais completa e efetiva. A solução Nutron Poultry, recebeu uma atualização
em julho, construída para oferecer um suporte técnico diferenciado, nutrição
de precisão, de serviços e ferramentas. E, com o propósito de ajudar os
pecuaristas a prosperarem, o aplicativo Beef Check foi lançado para apoiar a
análise de dados no campo, outra tendência confirmada em 2021.

A sustentabilidade também ganhou reforço com a redução de plástico das
embalagens Liza Soja que agora contam com 13% menos plástico e as caixas de
papelão foram abolidas. A empresa também alcançou o marco de 7 milhões de
litros de óleo reciclados desde o começo do Programa Ação Renove o Meio
Ambiente da Cargill, mantido pela marca Liza, e que é hoje um dos maiores
Programas de Logística Reversa de Óleos e Gorduras Vegetais do Brasil. Todo
óleo coletado é transformado em matéria-prima para produtos mais
sustentáveis, como o biodiesel.

Propósito e Pessoas

Nos mais de 57 anos de atuação no Brasil, as atividades da Cargill têm
sido marcadas pelo seu propósito de nutrir o mundo de forma segura,
responsável e sustentável. Em tempos desafiadores como na pandemia, manter o
foco na segurança das pessoas foi fundamental para garantir a saúde dos
colaboradores próprios e da cadeia, permitindo a continuidade das operações
neste segmento que é fundamental para o planeta.

Para apoiar as comunidades, em 2021, a Fundação Cargill operacionalizou um
Fundo Humanitário para a compra de alimentos de pequenos agricultores
familiares e cestas básicas de pequenos mercados locais, impactando mais de 41
mil pessoas em 19 estados.

A empresa também divulgou novas conquistas na sua nossa estratégia de
Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI), pensada para reforçar um ambiente de
trabalho que impulsione o respeito a todos. A Cargill se uniu a outras 43
grandes empresas no maior Movimento pela Equidade Racial no Brasil, o MOVER,
além de ter celebrado conquistas nas suas quatro redes de afinidade focadas em
gênero, comunidade LGBTI+, raça & etnia e pessoas com deficiência. Na
pecuária e setores afins, a empresa também lançou um movimento chamado Elas
vivem o Agro, que está prestes a completar seu primeiro ano.

Estes investimentos e resultados fazem parte da história da Cargill e
reforçam o papel do Brasil tanto na produção de alimento, quanto como um
mercado cada vez mais estratégico em oferta de conhecimento para o mundo.

As informações partem da assessoria de imprensa da Cargill.

Revisão: Fábio Rübenich (fabio@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2022 – Grupo CMA

Cotação semanal

Dados referentes a semana 20/06/2025

Suíno Independente kg vivo

R$ 8,43

Farelo de soja à vista tonelada

R$ 1.750,00

Casquinha de soja à vista tonelada

R$ 1.300,00

Milho Saca

R$ 66,25
Ver anteriores

Preço base - Integração

Atualizado em: 17/06/2025 09:45

AURORA* - base suíno gordo

R$ 6,60

AURORA* - base suíno leitão

R$ 6,70

Cooperativa Majestade*

R$ 6,60

Dália Alimentos* - base suíno gordo

R$ 7,00

Dália Alimentos* - base leitão

R$ 7,00

Alibem - base creche e term.

R$ 5,75

Alibem - base suíno leitão

R$ 6,60

BRF

R$ 7,30

Estrela Alimentos - creche e term.

R$ 6,40

Estrela Alimentos - base leitão

R$ 6,40

Pamplona* base term.

R$ 6,60

Pamplona* base suíno leitão

R$ 6,70
* mais bonificação de carcaça Ver anteriores

Parceiros da Suinocultura Gaúcha

Parceria