Porto Alegre, 13 de fevereiro de 2023 – A FMC Corporation divulgou a receita do quarto trimestre
de 2022 no valor de US$ 1,62 bilhões, um aumento de 15% em comparação ao quarto trimestre de
2021, impulsionado por um volume robusto e precificação sólida. Sem contar com o impacto das
moedas estrangeiras, a receita orgânica aumentou 17% ano a ano. Para o ano inteiro, a FMC divulgou
uma receita de US$ 5,8 bilhões, um aumento de 15% em comparação a 2021. Sem contar com o impacto
do câmbio, as vendas ano a ano apresentaram um aumento orgânico de 18%. Com base nos GAAP, a
empresa divulgou um lucro líquido do ano inteiro de US$ 742 milhões, um aumento de 1% em
comparação ao ano anterior, bem como um lucro consolidado de US$ 5,81 por ação diluída, um
aumento de 1% ano a ano.
As vendas na América Latina aumentaram 13% (aumento orgânico de 9%) ano a ano, impulsionadas
pela estratégia de precificação e expansão contínua de acesso ao mercado. O clima seco impactou
de forma negativa o plantio de milho e soja na região Sul do Brasil e na Argentina. Já as vendas
na América do Norte aumentaram 35% em relação ao quarto trimestre de 2021.
A empresa norte-americana apresentou volume e precificação sólidos, principalmente com os
herbicidas seletivos para soja e outras culturas, bem como fungicidas para milho. Na Ásia, a
receita permaneceu inalterada (aumento orgânico de 12%) em relação ao período do ano anterior. O
herbicida Overwatch® continuou a ganhar participação no mercado de cereais na Austrália. Na
região EMEA, as vendas aumentaram 7% (aumento orgânico de 20%) ano a ano, impulsionadas pela
estratégia de precificação, expansão do acesso ao mercado e demanda ampla, em especial para os
herbicidas em cereais, parcialmente compensadas pelas variações cambiais. O portfólio global de
produtos biológicos mais uma vez apresentou um aumento percentual de dois dígitos no trimestre.
A FMC apresentou um desempenho recorde no quarto trimestre, impulsionado por um crescimento
robusto de volume, definições de preço bem trabalhadas, além do desenvolvimento de novos
produtos, disse Mark Douglas, presidente e CEO da FMC. A América do Norte apresentou um crescimento
excepcional de receita, com a América Latina e a região da Europa, Oriente Médio e África (EMEA)
divulgando lucros sólidos. As ações de precificação mais do que compensaram os custos e as
variações cambiais no trimestre, indicando um ponto de inflexão em um ano que apresentava
inflação recorde com os custos de insumos. O crescimento da receita da FMC no quarto trimestre foi
impulsionado por contribuições de 9% do volume e de 8% dos preços, compensadas parcialmente por
uma variação cambial de 2%.
Mercado de ações
Com base nos Princípios Contábeis Geralmente Aceitos (GAAP), a empresa divulgou um lucro de
US$ 2,17 por ação diluído no quarto trimestre, um aumento de 45% em comparação ao quarto
trimestre de 2021. O lucro ajustado foi de US$ 2,37 por ação diluída, um aumento de 12% em
comparação ao quarto trimestre de 2021, e US$ 0,07 acima da média da estimativa. O EBITDA
ajustado do quarto trimestre foi de US$ 432 milhões, um aumento de 17% em comparação ao período
do ano anterior. Os lucros de precificação sólida em todas as regiões, principalmente na
América do Norte e EMEA, o volume robusto na América do Norte, a expansão do acesso ao mercado no
Brasil e as introduções aos novos produtos mais do que compensaram os custos e as variações
cambiais no trimestre.
O lucro ajustado do ano inteiro foi de US$ 7,41 por ação diluída, um aumento de 8% em
comparação a 2021. Os resultados do ano inteiro foram impulsionados por ganhos significativos de
volume e preço em todas as regiões. Nosso foco contínuo no desenvolvimento de novos produtos, em
lançamentos comerciais e nos investimentos para acesso ao mercado apresentaram resultados recorde
em 2022. Mais de US$ 600 milhões em receita vieram de novos produtos introduzidos nos últimos
cinco anos, o que representou um aumento de 50% em relação ao ano anterior, e aproximadamente US$
100 milhões em receita vieram de lançamentos feitos em 2022, disse Douglas.
Com base nos GAAP, o fluxo de caixa das operações foi de US$ 660 milhões, uma redução de
27% em relação a 2021, impulsionado pelo crescimento causado pela inflação e pelo capital de
giro. O fluxo de caixa livre em 2022 foi de US$ 514 milhões, uma redução de 28% em relação a
2021.
Perspectiva para 2023
A estimativa para a receita do ano inteiro de 2023 está na faixa de US$ 6,08 bilhões a US$
6,22 bilhões, representando um aumento de 6% na média em comparação a 2022, impulsionada pelos
sólidos preços em todas as regiões e pelo crescimento de volume graças aos novos lançamentos e
acesso ao mercado. Espera-se que a faixa do EBITDA ajustado para o ano inteiro seja de US$ 1,48
bilhões a US$ 1,56 bilhões, representando um crescimento de 8% ano a ano na média. Estima-se que
a faixa do Lucro por Ação (LPA) ajustado de 2023 seja de US$ 7,20 a US$ 8,00 por ação diluída,
representando um aumento de 3% ano a ano na média, com o crescimento do LPA limitado pelos juros e
impostos mais altos. Agora, espera-se que as despesas com juros sejam de US$ 200 a US$ 210 milhões,
um aumento de aproximadamente US$ 50 milhões na média, refletindo uma elevação rápida das taxas
de juros. O LPA ajustado exclui qualquer impacto de possíveis recompras de ações em 2023 e
pressupõe uma média ponderada de ações diluídas em circulação (WADSO) de aproximadamente
126,5 milhões. Estima-se que o fluxo de caixa livre para o ano inteiro seja de US$ 530 a US$ 720
milhões.
Prevemos um cenário de mercado positivo em 2023 que irá suportar nossas ações de
precificação, assim como a demanda contínua para os portfólios de produtos sintéticos e
biológicos da FMC. Continuaremos a investir em nosso pipeline de P&D e em acesso ao mercado em
regiões importantes. Além disso, continuaremos a gerenciar de perto nossa cadeia de suprimentos em
2023 para aproveitar as oportunidades de redução de custos, ao mesmo tempo em que garantiremos a
disponibilidade de produtos para nossos clientes, diz Douglas.
Perspectiva para o primeiro trimestre
Espera-se que a faixa da receita no primeiro trimestre seja de US$ 1,41 a US$ 1,45 bilhões,
representando um aumento de 6% na média em comparação ao primeiro trimestre de 2022. Estima-se
que o EBITDA ajustado esteja na faixa de US$ 345 a US$ 365 milhões, bem na média, em relação ao
período do ano anterior, devido à previsão de custos significativamente mais altos no trimestre.
Estima-se que a faixa do LPA ajustado seja de US$ 1,63 a US$ 1,83 no primeiro trimestre,
representando uma redução de 8% na média em relação ao primeiro trimestre de 2022, devido à
previsão de juros e impostos mais altos.
As informações partem da assessoria de imprensa da empresa.
Revisão: Sara Lane (sara.silva@safras.com.br) / Agência SAFRAS
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Cotação semanal
Dados referentes a semana 13/06/2025
Suíno Independente kg vivo
R$ 8,43Farelo de soja à vista tonelada
R$ 1.750,00Casquinha de soja à vista tonelada
R$ 1.200,00Milho Saca
R$ 66,75Preço base - Integração
Atualizado em: 17/06/2025 09:45