Porto Alegre, 3 de setembro de 2021- Após abrir a sua plataforma de
pesquisa para outras empresas, o Itaú Unibanco firmou duas novas parcerias.
Além de Natura e Nestlé, as primeiras marcas externas a fazerem parte do
projeto, a BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, e a Via
também passam a dividir a comunidade virtual para a realização de estudos com
clientes. Somente no primeiro semestre de 2021, foram realizadas cerca de 390
pesquisas no hub, criado para apoiar as estratégias de lançamento e mudanças
de produtos
consumidores. O uso do sistema reduz em 50% o tempo médio para chegar à
conclusão de um estudo e em mais de 80% o custo quando comparado aos métodos
tradicionais.
Criado em 2016 pelo banco, o
áreas que precisavam de mais agilidade para obter resultados de pesquisa em um
curto prazo e a um menor custo. Em 2020, foram realizadas quase 900 análises
por meio da plataforma. A decisão do banco de abrir a comunidade para outras
marcas foi, especialmente, para ganhar em engajamento e troca de experiências.
Para Guilhermo Bressane, diretor de Marketing do Itaú Unibanco, a chegada
de algumas das maiores empresas do País ao projeto é uma grande conquista para
o aporte de conhecimentos que o banco não possui em outros mercados. “Temos
nos validos da inteligência de dados e de recursos como a inteligência
artificial para compreender melhor as preferências de nossos clientes e
entregar o que eles buscam
contexto que surge o Lab, uma ferramenta inédita no segmento de Consumer
Insights que cria um ambiente colaborativo entre marcas, além de potencializar
resultados”, explica o executivo. “O cliente que contrata serviços
financeiros também consome produtos cosméticos, para casa e de alimentação.
Se queremos entender nossos consumidores, precisamos de um olhar holístico,
para vê-los de forma integral. Por isso abrir as portas para outras grandes
empresas é
“Ter a voz do consumidor no centro da nossa estratégia é uma dinâmica
que tem se intensificado na BRF e a parceria com o Lab nos permite estar de
forma consistente e contínua mais perto das pessoas, entendendo melhor seu
comportamento. Esse conhecimento é central na nossa tomada de decisões para
que possamos entregar soluções mais conectadas às necessidades das pessoas,
por meio de novos produtos, ativações ou serviços. Em dois meses de
participação no Lab, já ouvimos mais de 4.000 pessoas que nos ajudaram na
construção de 16 projetos da Companhia, envolvendo as áreas de Marketing,
Inovação e Qualidade. O tempo médio de resposta foi em torno de sete dias, um
prazo muito mais ágil”, afirma Marcelo Suaréz, diretor de Marketing da BRF.
Para Flavia Laginha, Gerente Executiva de Marketing da Via, a parceria vai
ajudar a entender os hábitos e preferências do consumidor, muito importante
para o desenvolvimento de estratégias assertivas para empresa estar mais
próxima de seus 97 milhões de clientes. “Esse canal direto com os
consumidores na comunidade do Lab vai nos ajudar a aumentar essa conexão, a ter
respostas mais ágeis e iniciativas baseadas em cocriação com diferentes
públicos”, destaca. De acordo com Flavia, o objetivo também é ter um canal
de escuta e ação para melhorar a experiência com as marcas da Via.
“Queremos estar mais perto, por exemplo, da Geração Z, ouvi-los e tomar as
decisões pautadas no que eles consideram relevante”, conclui.
Parceria de grandes resultados
Colhendo os frutos da parceria, a Nestlé, por exemplo, que integra o Lab
desde 2020, registrou uma evolução no número de pesquisas e na maneira como o
consumidor passou a ser entendido, a empresa aumentou em 80% o volume de
estudos realizados em comparação ao ano anterior e considera que a parceria é
ferramenta importante para inserir o consumidor cada vez mais no centro das
decisões da Companhia.
Para a Natura, a plataforma tem contribuído para reforçar a mentalidade
real time e acompanhar de forma contínua hábitos, necessidades e comportamento
do público, para além da velocidade que a ferramenta oferece. “Ao longo
deste ano, seguimos mais de perto temas importantes, como saúde, autocuidado e
bem-estar. Os times de Marketing global e local ganharam engajamento ao estarem
mais próximos dos consumidores e, assim, tiveram a possibilidade de criar
soluções cada vez mais relevantes em produtos, conteúdos e serviços”,
afirma Larissa Berbare, líder global de Consumer Insights da Natura. As
informações partem da assessoria de imprensa da BRF.
Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
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Atualizado em: 22/07/2025 09:00