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EMPRESAS: JBS destaca importância de investir em produtos de valor agregado

12 de maio de 2022
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Porto Alegre, 12 de maio de 2022 – A JBS divulgou ontem o balanço do
primeiro trimestre de 2022. O lucro líquido cresceu 151,4%, para R$ 5,14
bilhões, enquanto a receita líquida cresceu 20,8%, para R$ 90,87 bilhões.

O ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização)
aumentou 46,7%, para R$ 9,84 bilhões. Em termos ajustados, o ebitda aumentou
46,6%, para R$ 10,0848 bilhões.

Em teleconferência na manhã de hoje, o presidente da JBS, Gilberto
Tomazoni, destacou o crescimento de dois dígitos em todas as unidades de
negócio da companhia: Seara (+21%), JBS Brasil (+24,2%), JBS Beef North America
(+21,7%), JBS Australia (+20,2%), JBS USA Pork (+13,2%), e PPC (+23,9%).

Para o executivo, a estratégia de investir em produtos de valor agregados
tem sido correta, pois ela complementa o já consolidado mercado de commodities
liderado pela JBS. A marca Swift, por exemplo, cresceu 23% em comparação ao
primeiro trimestre de 2021.

O Capex do primeiro trimestre de 2022 ficou em R$ 2,2 bilhões, um
crescimento de 28,3% em comparação ao mesmo período de 2021, com destaque
para a modernização e expansão das unidades produtivas.

A companhia tem investido no setor de proteínas alternativas. Em novembro,
comprou a espanhola BioTech Foods, de proteína cultivada. Também no ano
passado, adquiriu a holandesa Vivera, terceira maior empresa de plant-based da
Europa.

“Até 2050, a população global será de 10 bilhões, segundo a ONU, o
que representa um crescimento populacional de 35%. O aumento da demanda
proteína vai crescer muito”, afirmou Tomazoni, que enfatizou que a proteína
tradicional é e continuará sendo relevante, mas a empresa tem que oferecer
opções para o consumidor.

Durante a teleconferência, os executivos da companhia também comentaram
sobre as unidades de negócios na Austrália, Estados Unidos e Ásia. O mercado
australiano teve crescimento expressivo, com destaque para as exportações para
os Estados Unidos. As perspectivas para o crescimento do gado na região são
boas diante das chuvas que acontecem onde o rebanho cresce.

Ainda sobre o mercado australiano, Tomazoni falou da importância da
entrada da companhia no ramo da aquicultura. A empresa adquiriu em agosto do ano
passado a produtora de salmões australiana Huon Aquaculture. O executivo
enfatizou a expansão do mix de produtos e a relevância em estar presente em
diferentes tipos de negócios.

Para 2022, a companhia investiu US$ 60 milhões para a criação do JBS
Biotech Innovation Center, um centro de pesquisa voltado para a área de
alimentos, em Florianópolis. O local terá como foco o desenvolvimento de
tecnologia própria para a produção de proteínas cultivadas, com objetivo de
tornar o processo produtivo mais eficiente e financeiramente melhor.

No mercado doméstico dos Estados Unidos, a companhia vê com confiança a
chegada do verão e o aumento das vendas. Também comentaram sobre o aumento dos
estoques nos EUA, reflexo da lentidão dos portos por lá, ainda impactados
pela pandemia de Covid-19.

Por fim, a JBS comemorou a retomada das exportações de carne bovina para
a China, no fim do ano passado. A receita de exportações cresceu 31%, chegando
a US$ 4,5 bilhões. A Ásia corresponde a 53% do total das exportações. Além
do mercado chinês, a companhia destacou o forte crescimento das vendas para o
Japão e Coreia do Sul. Com informações da Agência CMA.

Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2022 – Grupo CMA

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