Porto Alegre, 4 de junho de 2021 – A JBS S.A. comunica aos seus acionistas
e ao mercado em geral que foi informada pela JBS USA e pela Pilgrim’s
(“Companhia”) que suas operações globais estão completamente operacionais
após a resolução do ataque cibernético criminal ocorrido no domingo, 30 de
maio.
A instantânea resposta dada pela Companhia, aliada aos robustos sistemas
de TI e servidores de backup criptografados, permitiram a rápida recuperação.
Desta forma, a JBS USA e a Pilgrim’s puderam limitar a perda da produção de
alimentos durante o ataque a um volume menor que o equivalente a um dia de
produção. Qualquer produção que tenha sido perdida pelos negócios globais
da JBS USA será recuperada até o final da próxima semana, limitando qualquer
impacto negativo nos produtores, nos consumidores e na força de trabalho da
Companhia.
“Graças à dedicação dos nossos profissionais de TI, dos times
operacionais, consultores em segurança cibernética e aos investimentos que
fizemos em nossos sistemas, a JBS USA e a Pilgrim’s puderam se recuperar
rapidamente deste ataque contra nossos negócios, colaboradores e a cadeia de
suprimentos de alimentos”, comentou André Nogueira, CEO da JBS USA. “Os
criminosos não conseguiram acessar nossos sistemas centrais, o que reduziu
significativamente o potencial impacto do ataque. Hoje, estamos satisfeitos em
dizer que todas as nossas unidades ao redor do mundo estão operando normalmente
e que estamos focados em cumprir com a nossa responsabilidade de produzir
alimentos seguros e de alta qualidade”.
Imediatamente após saber da invasão, a Companhia contatou oficiais
federais e ativou seus protocolos de segurança cibernética, incluindo o
desligamento voluntário de todos os seus sistemas a fim de isolar a invasão,
limitar uma potencial contaminação e preservar os sistemas centrais.
Adicionalmente, os servidores de backup criptografados da Companhia, os quais
não foram afetados pelo ataque, permitiram o retorno das operações antes do
esperado. A JBS USA e a Pilgrim’s priorizaram a recuperação dos sistemas
críticos ao funcionamento da produção de forma a garantir que a cadeia de
suprimentos de alimentos, produtores e consumidores não fossem adversamente
afetados.
“Agradecemos à Casa Branca, ao USDA e ao FBI pelo suporte para resolver
essa situação de forma rápida”, adicionou André Nogueira.
A Companhia não possui nenhuma evidência neste momento que informações
de qualquer cliente, fornecedor ou colaborador tenham sido comprometidas ou
usadas de forma irregular em função desta situação. As informações partem
da diretoria de Relações com Investidores da JBS.
Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
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Atualizado em: 05/08/2025 09:30