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EMPRESAS: Lucro líquido da Marfrig atinge R$ 1,7 bilhão no 2T21

11 de agosto de 2021
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Porto Alegre, 11 de agosto de 2021 – A Marfrig apresentou ontem à
Comissão de Valores Mobiliários (CVM) seus resultados fiscais relativos ao
segundo trimestre de 2021.

No período, a companhia registrou receita líquida de R$ 20,6 bilhões,
crescimento de 9% na comparação anual. O lucro líquido alcançou R$ 1,7
bilhão, 9% acima do registrado no segundo trimestre de 2020. O Ebitda Ajustado
chegou a R$ 3,9 bilhõess e a margem Ebtida foi de 19%. Dessa forma, a Marfrig
registrou a maior receita histórica para um trimestre, consolidando a
tendência de crescimento em 2021.

Esses resultados foram acompanhados pela menor alavancagem financeira já
registrada pela companhia. A Marfrig encerrou o segundo trimestre deste ano com
o índice em 1,45x em reais e 1,55x em dólares — considerando-se a relação
entre dívida líquida e o Ebtida dos últimos 12 meses.

“Estamos felizes em anunciar novamente resultados trimestrais
históricos. Isso mostra a adequação de nosso modelo de operação e a
excelência da nossa gestão”, diz Marcos Molina dos Santos, fundador e
presidente do Conselho de Administração da Marfrig. Com os excelentes
resultados alcançados no trimestre, o Conselho da Marfrig aprovou a
distribuição aos acionistas de dividendos intermediários no valor de R$ 958,4
milhões. Em abril deste ano, a Marfrig já havia distribuído R$ 141 milhões
em dividendos, referentes ao exercício de 2020. Além disso, o Conselho da
Marfrig aprovou o cancelamento de 20 milhões de ações em tesouraria e a
criação de um novo programa de recompra de ações de até 26,3 milhões de
ações. Essas ações têm como objetivo a criação de valor para os
acionistas da companhia.

Operação América do Norte

O grande destaque do período foi a Operação América do Norte —
liderada pela National Beef — que bateu recordes em diversos indicadores ao
aproveitar um cenário de aumento do volume de abates e do consumo no mercado
americano, impulsionado pela chamada barbecue season (ou, temporada do
churrasco, que coincide com o verão no hemisfério Norte). A receita líquida
atingiu a marca histórica de R$ 15,5 bilhões (US$ 2,9 bilhões), o que
representa um avanço de 7,4% sobre o mesmo período do ano passado. O lucro
bruto foi de R$ 4,1 bilhões, com 9,6% de crescimento na comparação anual.
Graças a esse desempenho, a América do Norte representou 76% da receita da
Marfrig no período. O Ebtida Ajustado foi de R$ 3,8 bilhões, 8,7% superior ao
registrado no segundo trimestre do ano passado, representando 96% do Ebtida
total da companhia no trimestre. “A percepção do mercado é que a Marfrig é,
cada vez mais, uma empresa americana”, afirma Tang David, vice-presidente de
Finanças. “E isso nos traz uma enorme vantagem competitiva global.”

O mercado dos Estados Unidos continua a ser o maior consumidor dos produtos
oferecidos pela Operação América do Norte (89%). Entre os mercados
internacionais, Japão e Coreia do Sul geram 81% das receitas de exportação da
National Beef.

“Fomos beneficiados duplamente no período. A demanda por carne bovina
segue alta na região, sobretudo nos Estados Unidos, e aumentamos as receitas do
mercado externo, que tiveram reajuste de 30% nos preços”, diz Tim Klein, CEO
da Operação América do Norte da Marfrig.

Operação América do Sul

A Operação América do Sul da Marfrig gerou receita líquida de R$ 5
bilhões, um crescimento de 14,1% na comparação anual. O desempenho é
justificado pelo aumento de 21,1% no preço médio de vendas totais na região.
O lucro bruto atingiu R$ 389 milhões, e a margem bruta chegou a 7,7%.

As exportações seguem como destaque e representaram 57,7% da receita
total no trimestre. Os maiores mercados da Operação América do Sul da Marfrig
continuam sendo a China e Hong Kong, que responderam por 61% das vendas
internacionais da companhia.

“Nosso programa de eficiência operacional foi essencial para o momento
desafiador na região. Fomos capazes de capturar R$ 30 milhões no trimestre,
seguindo a estratégia de reduzir custos e focar na venda de produtos
industrializados”, afirma Miguel Gularte, CEO da América do Sul. No
trimestre, os produtos industrializados representaram 15% da receita total da
Operação.

O Uruguai foi o destaque da Operação América do Sul no período. Segundo
o Instituto Nacional de Carnes (Inac), os abates aumentaram 33,5% e os preços
da arroba caíram 17% na comparação com o segundo trimestre de 2020, o que já
sinaliza uma oferta maior de animais nos próximos anos. As informações
partem da assessoria de imprensa da Marfrig.

Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

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