safras

EMPRESAS: Marfrig investe na retomada do food service em 2022

8 de junho de 2022
Compartilhe

Porto Alegre, 8 de junho de 2022 – O food service – composto por bares,
restaurantes e padarias – foi um dos setores mais impactados pela pandemia, o
que promoveu uma mudança direta nos hábitos alimentares dos brasileiros. Após
o período de retomada gradual em 2021, o segmento tem fortes expectativas de
crescimento e recuperação para este ano. A Marfrig, líder global na
produção de hambúrgueres e uma das maiores empresas de carne bovina do mundo,
está atenta a esse cenário e projeta suas expectativas para 2022.

De acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de
Alimentos (Abia), as vendas no setor de refeições fora de casa cresceram
184,2% entre 2009 e 2019 – média de 11% ao ano. Em 2020, ano inicial da crise
pandêmica, as vendas no food service caíram para 24% dentro do share da
alimentação, frente aos 33% registrados no ano anterior. Já em 2021, com o
avanço da vacinação e a retomada do setor de serviços, a participação do
food service nas vendas da indústria de alimentos e bebidas cresceu 26%,
somando faturamento de 176,3 bilhões de reais.

Diante deste cenário positivo, aliado aos estímulos de consumo e o
processo gradual de recuperação econômica, espera-se que as vendas no mercado
interno cresçam ainda mais em 2022. De acordo com as projeções da Abia, o
segmento pode alcançar 29% de participação nas vendas da indústria. Para
isso, é necessário que a retomada seja pensada de forma estratégica e
planejada, incluindo a implantação de novas tecnologias.

A Marfrig acredita que algumas datas comemorativas também devem auxiliar
nesse processo de crescimento do setor. “O Dia das Mães e o Dia dos Namorados
são, depois do Natal, as duas principais datas comerciais. Neste ano já se
observa um movimento muito intenso de preparação de estoques por parte de
nossos clientes com vistas ao atendimento da demanda adicional dessas datas”,
diz Gecsan Franceschi, diretor comercial de Food Service e Varejo da Marfrig.

Histórico

O food service representa parte significativa da história da Marfrig, que
investe constantemente em ações de apoio aos clientes do segmento. Em 2019, a
companhia lançou uma plataforma de vendas online com foco no B2B. Chamado
Mercado Marfrig, o canal permite que clientes de food service e pequeno varejo
façam a compra direta do portfólio de produtos – composto pelas linhas Bassi,
Montana e Montana Steakhouse – com sistema de pagamento via cartão de crédito.

“A plataforma obteve um crescimento exponencial no último ano, sendo um
dos grandes destaques em evolução de clientes atendidos e volume de vendas.
Aliando segurança e praticidade, com constantes inovações de layout e
serviços, o Mercado Marfrig vem conquistando a preferência como canal de
compras para atuais e novos clientes”, afirma Franceschi.

O delivery foi uma das soluções adotadas pelo setor para fazer frente aos
desafios impostos pelas restrições da pandemia e se tornou essencial. Mesmo
não operando diretamente com esta modalidade de entrega, a companhia acompanha
e apoia seus clientes diante de tendências como esta. Em 2022, por exemplo, a
Marfrig anunciou o investimento na plataforma Quiq, que permite os restaurantes
gerenciarem todos os pedidos de forma prática e única, reunindo em apenas um
dispositivo as demandas que chegam de diferentes aplicativos de delivery.

“Ao longo do ano de 2022 estamos investindo em transformação digital,
treinamentos e qualificação do nosso time de vendas, além da ampliação do
nosso portfólio. Tudo isso tem como objetivo elevar o nível de atendimento e
oferecer uma solução cada vez mais completa de produtos para o canal de food
service”, diz Franceschi.

Com relação ao portfólio — além dos cortes de alto valor agregado que
compõem as marcas Bassi, Montana e Montana Steakhouse — a Marfrig também
oferece opções de alimentos variados e prontos para o consumo, como vegetais
congelados, produtos bovinos importados, cordeiro, ovinos e peixes. O objetivo
é trazer maior praticidade, aliada à uma solução completa de itens para o
food service. As informações partem da assessoria de imprensa da Marfrig.

Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2022 – Grupo CMA

Cotação semanal

Dados referentes a semana 20/06/2025

Suíno Independente kg vivo

R$ 8,43

Farelo de soja à vista tonelada

R$ 1.750,00

Casquinha de soja à vista tonelada

R$ 1.300,00

Milho Saca

R$ 66,25
Ver anteriores

Preço base - Integração

Atualizado em: 17/06/2025 09:45

AURORA* - base suíno gordo

R$ 6,60

AURORA* - base suíno leitão

R$ 6,70

Cooperativa Majestade*

R$ 6,60

Dália Alimentos* - base suíno gordo

R$ 7,00

Dália Alimentos* - base leitão

R$ 7,00

Alibem - base creche e term.

R$ 5,75

Alibem - base suíno leitão

R$ 6,60

BRF

R$ 7,30

Estrela Alimentos - creche e term.

R$ 6,40

Estrela Alimentos - base leitão

R$ 6,40

Pamplona* base term.

R$ 6,60

Pamplona* base suíno leitão

R$ 6,70
* mais bonificação de carcaça Ver anteriores

Parceiros da Suinocultura Gaúcha

Parceria