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EMPRESAS: Nestlé divulga os resultados do primeiro semestre de 2022

28 de julho de 2022
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Porto Alegre, 28 de julho de 2022 – A Nestlé divulgou os resultados do primeiro semestre de
suas vendas no Brasil. O crescimento orgânico atingiu 8,1%, com crescimento real (RIG) de 1,7% e
variação de preços de 6,5%. O crescimento foi amplo na maioria das regiões e categorias, com
preços mais altos e RIG resiliente.

As vendas totais reportadas aumentaram 9,2% para 45,6 bilhões de francos suíços (6M-2021:
41,8 bilhões de francos suíços). As aquisições líquidas tiveram impacto positivo de 1,0%. O
câmbio aumentou as vendas em 0,1%.

A margem de lucro operacional subjacente (UTOP) foi de 16,9%, diminuindo 50 pontos-base. A
margem de lucro operacional (TOP) diminuiu 200 pontos-base para 14,7%, principalmente devido a itens
não recorrentes.

O lucro subjacente por ação aumentou 8,1% nas moedas constantes e subiu 7,3% na base reportada
para 2,33 francos suíços. O lucro por ação diminuiu 9,5% para 1,92 francos suíços na base
reportada.

O fluxo de caixa livre foi de 1,5 bilhão de francos suíços, já que o capital de giro e as
despesas de capital aumentaram temporariamente no contexto das restrições da cadeia de
fornecimento e do alto volume de demanda.

No segundo trimestre, a Nestlé Health Science adquiriu a Puravida no Brasil e a The Better
Health Company na Nova Zelândia.

Perspectivas atualizadas para o ano de 2022: esperamos crescimento orgânico das vendas entre 7%
e 8%. Espera-se, agora, margem de lucro operacional subjacente em torno de 17,0%. Espera-se aumento
do lucro subjacente por ação nas moedas constantes e da eficiência de capital.

Mark Schneider, CEO da Nestlé, comentou: No primeiro semestre do ano, apresentamos forte
crescimento orgânico e aumento significativo nos lucros subjacentes por ação. Nossas equipes
locais implementaram aumentos de preços responsáveis. Volume e mix de produto foram resilientes,
sustentados por nossas marcas fortes, ofertas diferenciadas e posições de liderança no mercado.
Limitamos o impacto de pressões inflacionárias sem precedentes e restrições na cadeia de
fornecimento no desenvolvimento da nossa margem mediante o controle disciplinado de custos e
eficiências operacionais. Ao mesmo tempo, os investimentos por trás das despesas de capital,
digitalização e sustentabilidade aumentaram significativamente.

Estamos concentrados em criar valor compartilhado tanto no curto como no longo prazo. A
crescente insegurança alimentar em todo o mundo e o aumento das preocupações climáticas, após
um aumento em padrões climáticos incomuns, sublinham a importância dessa direção estratégica.
Bom para você e bom para o planeta são os dois principais pilares estratégicos que nossa empresa
persegue de forma inabalável, mesmo diante dos grandes desafios de curto prazo.

Vendas do Grupo

O crescimento orgânico foi de 8,1%. A variação de preços aumentou 6,5% para refletir uma
inflação de custos significativa e sem precedentes. O crescimento real (RIG) foi resiliente em
1,7%, considerando-se a alta base de comparação em 2021 e as restrições da cadeia de
fornecimento.

O crescimento orgânico foi de 6,9% nos mercados desenvolvidos, com forte variação de preços
e crescimento real positivo. O crescimento orgânico nos mercados emergentes foi de 10,0%, com
aumento da variação de preços e crescimento real sólido.

Por categoria de produto, Purina PetCare foi o maior contribuidor para o crescimento orgânico,
com impulso contínuo nas marcas premium e baseadas em ciência Purina Pro Plan, Purina ONE e Fancy
Feast, bem como produtos veterinários. As vendas de cafés cresceram à alta taxa de um dígito,
com crescimento amplo em todas as marcas e localidades, sustentado por uma forte recuperação dos
canais fora de casa. Confeitos registrou crescimento de dois dígitos, refletindo a força
significativa de KitKat e dos produtos sazonais. O crescimento de Nutrição Infantil atingiu uma
alta taxa de um dígito, com retorno ao crescimento positivo na China e melhora das tendências de
participação de mercado. Águas apresentou crescimento de dois dígitos liderado pelas marcas
premium e recuperação adicional dos canais fora de casa. Nestlé Health Science registrou alto
crescimento de um dígito impulsionado por Nutrição Médica e produtos para envelhecimento
saudável. Os produtos lácteos reportaram crescimento de um dígito, com forte desenvolvimento nas
vendas de coffee creamers e ofertas nutricionais acessíveis. Pratos prontos e produtos culinários
apresentaram crescimento de um dígito, impactado por uma alta base de comparação em 2021, com
forte demanda contínua por Maggi. As vendas de alimentos vegetarianos e à base de vegetais
continuaram a crescer à taxa de dois dígitos, lideradas por Garden Gourmet.

Por canal, o crescimento orgânico das vendas no varejo permaneceu robusto em 6,7%. No varejo,
as vendas no e-commerce aumentaram 8,3%, acompanhando o crescimento de 19,2% no primeiro semestre de
2021. O crescimento orgânico nos canais fora de casa atingiu 29,6%, com vendas superiores aos
níveis de 2019.

As aquisições líquidas aumentaram as vendas em 1,0%, relacionadas, principalmente, às
aquisições das principais marcas da The Bountiful Company, assim como da Orgain. O impacto do
câmbio nas vendas foi positivo em 0,1%. As vendas totais reportadas aumentaram 9,2% para 45,6
bilhões de francos suíços.

Lucro Operacional Subjacente

O lucro operacional subjacente aumentou 6,0% para 7,7 bilhões de francos suíços. A margem de
lucro operacional subjacente diminuiu 50 pontos-base para 16,9% nas moedas constantes e na base
reportada, refletindo a lacuna entre a inflação de custos e as ações de variação de preços.

A margem bruta diminuiu 280 pontos-base para 46,0%, após uma inflação ampla e significativa
dos custos das commodities, embalagens, fretes e energia. Variação de preços, alavancagem de
crescimento e eficiências ajudaram a compensar significativamente o impacto da inflação de
custos.

Os custos de distribuição como percentual das vendas diminuíram 10 pontos-base,
principalmente como resultado do desinvestimento das marcas da Nestlé Waters North America.

As despesas de marketing e administração como percentual das vendas diminuíram 210
pontos-base, sustentadas pela alavancagem do crescimento das vendas e controle de custos
disciplinado. Os gastos com marketing diminuíram temporariamente, seguindo um nível mais baixo de
atividades de promoção e marketing no contexto das restrições da cadeia de fornecimento.

As despesas de reestruturação e outros itens líquidos de negociação foram de 1,0 bilhão de
francos suíços, refletindo maiores imparidades. Como resultado, o lucro operacional diminuiu 4,3%
para 6,7 bilhões de francos suíços, e a margem de lucro operacional diminuiu 200 pontos-base na
base reportada para 14,7%.

Despesas Financeiras Líquidas e Imposto de Renda

As despesas financeiras líquidas aumentaram 4,5% para 434 milhões de francos suíços,
refletindo a maior dívida líquida média.

A alíquota de imposto do Grupo aumentou 680 pontos-base para 24,2% como resultado de itens não
recorrentes. A alíquota de imposto subjacente aumentou 70 pontos-base para 20,9%, principalmente
devido ao mix geográfico e de negócios.

Lucro Líquido e Lucro por Ação

O lucro líquido diminuiu 11,7% para 5,2 bilhões de francos suíços. A margem de lucro
líquido diminuiu 270 pontos-base para 11,5% como resultado de itens não recorrentes, incluindo
maiores imparidades e impostos. Como consequência, o lucro por ação diminuiu 9,5% para 1,92
francos suíços na base reportada.

O lucro por ação subjacente aumentou 8,1% nas moedas constantes e 7,3% na base reportada para
2,33 francos suíços. O aumento resultou principalmente do forte crescimento orgânico. O programa
de recompra de ações da Nestlé contribuiu com 1,7% para o lucro subjacente por ação, líquido
de custos financeiros.

Fluxo de caixa

O caixa gerado pelas operações diminuiu de 5,8 bilhões de francos suíços para 5,7 bilhões
de francos suíços principalmente devido ao aumento do capital de giro. O Grupo aumentou seus
níveis de estoque temporariamente, devido a restrições significativas na cadeia de fornecimento.
Excluindo o aumento do capital de giro, o caixa gerado pelas operações aumentou de 7,9 bilhões de
francos suíços para 8,8 bilhões de francos suíços, impulsionado pelo forte crescimento
orgânico. O fluxo de caixa livre diminuiu de 2,8 bilhões de francos suíços para 1,5 bilhão de
francos suíços, refletindo impostos mais altos e um aumento temporário nas despesas de capital
para atender à forte demanda de volume, principalmente com relação à Purina PetCare e cafés.

Programa de recompra de ações

No primeiro semestre, o Grupo recomprou 6,9 bilhões de francos suíços em ações da Nestlé
como parte do programa de recompra de 20 bilhões de francos suíços de ações de três anos, que
começou em janeiro de 2022.

Dívida líquida

A dívida líquida aumentou 48,5 bilhões de francos suíços em 30 de junho de 2022, em
comparação com 32,9 bilhões de francos suíços em 31 de dezembro de 2021. O aumento refletiu
amplamente o pagamento de dividendos de 7,6 bilhões de francos suíços e recompras de ações de
6,7 bilhões de francos suíços.

Gestão de portfólio

Em 1º de abril de 2022, a Nestlé Health Science concluiu a aquisição de uma participação
majoritária na Orgain, líder em nutrição à base de vegetais. A Orgain complementa o portfólio
existente de produtos nutricionais da Nestlé Health Science que apoiam vidas mais saudáveis.
Espera-se que o negócio seja ligeiramente agregador ao crescimento orgânico da Nestlé, apesar de
diluir um pouco a margem de lucro subjacente do Grupo em 2022. O contrato inclui a opção de
aquisição total da Orgain pela Nestlé Health Science em 2024.

Em 23 de maio de 2022, a Nestlé Health Science adquiriu a Puravida, marca brasileira premium de
nutrição e estilo de vida saudável. Essa aquisição permitirá à Nestlé Health Science
expandir seu portfólio de saúde do consumidor na América Latina.

Em 25 de junho de 2022, a Nestlé Health Science adquiriu a The Better Health Company. A
aquisição inclui a marca GO Healthy, a marca líder de suplementos da Nova Zelândia, e a New
Zealand Health Manufacturing, uma fábrica de vitaminas, minerais e suplementos com sede em
Auckland. A aquisição expandirá o portfólio de vitaminas, minerais e suplementos da Nestlé
Health Science na Zona AOA.

Zona América do Norte

Crescimento orgânico de 9,6%: -0,2% de crescimento real (RIG); variação de preços de 9,8%.

A margem de lucro operacional subjacente aumentou 30 pontos-base para 18,8% como resultado do
desinvestimento das marcas da Nestlé Waters North America.

O crescimento orgânico foi de 9,6%, com aumento da variação de preços de 9,8%. O crescimento
real foi de -0,2%, impactado por uma alta base de comparação em 2021 e restrições da cadeia de
fornecimento. Os desinvestimentos líquidos reduziram as vendas em 7,1%, principalmente devido ao
desinvestimento das marcas da Nestlé Waters North America. O câmbio teve impacto positivo de 4,3%.
As vendas reportadas na Zona América do Norte aumentaram 6,8% para 12,1 bilhões de francos
suíços.

O crescimento orgânico na Zona América do Norte ficou próximo à taxa de dois dígitos,
liderado pelo aumento da variação de preços, forte impulso no comércio eletrônico e
recuperação adicional dos canais fora de casa. A Zona obteve ganhos de participação de mercado
amplos e contínuos, principalmente em alimentos para pets, café e coffee creamers, bem como águas
premium.

Por categoria de produto, Purina PetCare foi o maior contribuidor de crescimento com forte
impulso em todos os canais e marcas. Purina Pro Plan, incluindo os produtos veterinários, Fancy
Feast e Purina ONE, registraram forte crescimento de dois dígitos, sustentado por inovações
contínuas, como Purina ONE Microbiome Balance. As vendas dos produtos da Nestlé Professional e da
Starbucks fora de casa cresceram à forte taxa de dois dígitos. A categoria de bebidas, incluindo
produtos para uso doméstico da Starbucks, Coffee mate e Nescafé, teve crescimento de um dígito,
impactado por uma alta base de comparação em 2021. As vendas de águas premium cresceram à taxa
de dois dígitos, com forte impulso para S. Pellegrino, Perrier e Essentia. As fórmulas infantis
registraram forte crescimento, acompanhando a escassez de oferta no mercado. A Nestlé ajudou a
atender às necessidades dos pais e cuidadores importando produtos essenciais para fórmulas
infantis para os Estados Unidos. A alimentação infantil também apresentou forte crescimento
impulsionado por novos lançamentos de lanches saudáveis da Gerber e pela alta demanda por ofertas
orgânicas à base de vegetais. Os alimentos congelados apresentaram crescimento de um dígito,
impactado por uma alta base de comparação em 2021 para refeições congeladas. DiGiorno e Hot
Pockets apresentaram demanda sólida, e o crescimento de Stouffer’s tornou-se positivo no segundo
trimestre. Nesquik pronto para beber nos EUA e confeitos no Canadá tiveram crescimento de dois
dígitos sustentado pelos lançamentos de novos produtos.

A margem de lucro operacional subjacente da Zona aumentou 30 pontos-base. Excluindo o impacto do
desinvestimento das marcas Nestlé Waters North America, o desenvolvimento da margem da Zona foi
negativo, pois a significativa inflação de custos não foi totalmente compensada pela variação
de preços.

Zona Europa

Crescimento orgânico de 7,1%: 2,1% de crescimento real (RIG); variação de preços de 4,9%.

A margem de lucro operacional subjacente diminuiu 140 pontos-base para 17,3%.

O crescimento orgânico foi de 7,1%. A variação de preços atingiu 4,9%. O crescimento real
permaneceu sólido em 2,1%, apesar da alta base de comparação em 2021 e das restrições da cadeia
de fornecimento. O câmbio impactou negativamente as vendas em 5,7%. As vendas reportadas na Zona
Europa aumentaram 2,9% para 9,3 bilhões de francos suíços.

A Zona Europa registrou alto crescimento orgânico de um dígito, refletindo o aumento de
preços, a recuperação adicional de canais fora de casa e a inovação. A Zona continuou a
registrar ganhos de participação de mercado, principalmente em pet food, cafés e nutrição
infantil.

Nespresso

Crescimento orgânico de 2,6%: -1,6% de crescimento real (RIG); variação de preços de 4,2%.

A margem de lucro operacional subjacente diminuiu 170 pontos-base para 24,3%.

O crescimento orgânico foi de 2,6%, com aumento da variação de preços de 4,2%. O crescimento
real foi de 1,6% após forte crescimento de dois dígitos em 2021 durante a pandemia. O câmbio
impactou negativamente as vendas em 1,7%. As vendas reportadas da Nespresso aumentaram 1,0% para 3,2
bilhões de francos suíços.

A Nespresso registrou crescimento orgânico de um dígito, após forte crescimento de dois
dígitos em 2021. Os canais fora de casa tiveram uma recuperação ainda maior, com forte demanda
pelo sistema Momento. O sistema Vertuo teve impulso sustentado e agora é vendido em 44 países. A
inovação continuou a ressoar entre os consumidores com lançamentos de novos produtos, incluindo a
coleção de verão Liminha over Ice e Exotic Liminha over Ice da linha Barista Creations.

Por geografia, a América do Norte registrou crescimento de dois dígitos com ganhos contínuos
de participação de mercado. A Europa reportou queda nas vendas, impactada por uma alta base de
comparação em 2021. Outras regiões combinadas registraram alto crescimento de um dígito. No
segundo trimestre, a Nespresso obteve a certificação global B Corp, refletindo o compromisso
contínuo do negócio com a sustentabilidade e a transparência.

A margem de lucro operacional subjacente da Nespresso diminuiu 170 pontos-base, impactada pelos
investimentos na implantação do sistema Vertuo e pela inflação de custos.

Copyright 2022 – Grupo CMA

Cotação semanal

Dados referentes a semana 11/07/2025

Suíno Independente kg vivo

R$ 8,28

Farelo de soja à vista tonelada

R$ 1.660,00

Casquinha de soja à vista tonelada

R$ 1.300,00

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Atualizado em: 17/07/2025 09:10

AURORA* - base suíno gordo

R$ 6,60

AURORA* - base suíno leitão

R$ 6,70

Cooperativa Majestade*

R$ 6,60

Dália Alimentos* - base suíno gordo

R$ 7,00

Dália Alimentos* - base leitão

R$ 7,00

Alibem - base creche e term.

R$ 5,75

Alibem - base suíno leitão

R$ 6,60

BRF

R$ 7,30

Estrela Alimentos - creche e term.

R$ 6,40

Estrela Alimentos - base leitão

R$ 6,40

Pamplona* base term.

R$ 6,60

Pamplona* base suíno leitão

R$ 6,70
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