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EMPRESAS: Receita operacional líquida da Log-In Logística Intermodal atinge R$ 609,2 milhões no 2T22

10 de agosto de 2022
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Porto Alegre, 10 de agosto de 2022 – A Log-In Logística Intermodal, empresa de soluções
logísticas, movimentação portuária e navegação de cabotagem e longo curso, divulgou, nesta
terça-feira (9), os resultados financeiros e operacionais referentes ao segundo trimestre de 2022.

Dentre os resultados, destacam-se a Receita Operacional Líquida, que registrou recorde
histórico, pelo quinto trimestre consecutivo, com crescimento de 72,6%, atingindo assim, R$ 609,2
milhões, contra os R$ 352,8 milhões do mesmo período de 2021.

Esses avanços foram impulsionados pela inclusão da Tecmar no relatório e, sem a inclusão da
nova companhia, a Receita Operacional Líquida da Log-In é de R$ 452,6 milhões no trimestre, uma
variação de 28,3%, comparado ao mesmo período anterior e o EBITDA é de R$ 129,1 milhões, o que
corresponde a uma variação de 48,6% de crescimento.

A alta do ROL foi determinada, principalmente, pelos recordes históricos de receita do Terminal
Portuário de Vila Velha (TVV) e do segmento de Navegação, bem como pela inclusão dos resultados
da Tecmar no relatório, além do crescimento nos volumes movimentados na Cabotagem, aumento da
receita no Feeder e a entrada de novos clientes e melhor mix de cargas na Cabotagem e Mercosul.

Quanto ao EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização), a companhia
também apresentou recorde para o período, com crescimento de 45,4%, atingindo R$ 135,5 milhões.
Neste caso, além do ROL da Navegação, impactaram positivamente nos resultados a evolução do
EBITDA do TVV, o aumento de receita com o fretamento internacional do navio Log-In Discovery e o
crescimento nos volumes movimentados em Navegação e carga geral também no TVV.

Houve ainda a conquista da Zona de Qualidade, medido pelos clientes, em todos os segmentos, na
pesquisa NPS (Net Promoter Score). De acordo com o diretor financeiro da Log-In Logística
Intermodal, Pascoal Gomes, os resultados apresentados nesse trimestre consolidam a qualidade
operacional da empresa e destacam o processo contínuo de melhorias. “Este é o quinto trimestre
consecutivo de resultado positivo da Log-In. Tivemos um Lucro Operacional 38,4% superior ao do
segundo trimestre de 2021 e isso demonstra a solidez das operações da Log-In. Embora o Lucro
Líquido tenha ficado abaixo do ano passado, houve interferência da variação cambial dos
empréstimos atrelados ao dólar, o que praticamente não tem efeito no caixa da companhia, e
seguimos operacionalmente com caixa positivo”, explica Gomes.

Navegação Costeira

Os indicadores do primeiro trimestre das operações relacionadas ao serviço de Navegação
Costeira confirmam a resiliência dos negócios da Log-In. Aproveitando eficientemente a captura de
novas cargas com maior rentabilidade no Mercosul, a Companhia manteve um crescimento de volume
superior ao do setor no primeiro semestre de 2022.

Além disso, a receita da navegação, com R$ 358,6 milhões, também foi recorde histórico
para a empresa. Quanto ao EBITDA de R$ 101,1 milhões, foi o melhor para um segundo semestre desde o
início das operações da companhia, o que representa um crescimento de 31,5% se comparado ao mesmo
período do ano passado.

De abril a junho, a empresa movimentou o maior volume de contêineres para um segundo semestre,
com 116,3 mil TEUs. Para o Mercosul, a Companhia também apresentou o maior número de
movimentações, com 13,9 mil TEUs.

Desempenho do Terminal Portuário de Vila Velha (TVV)

Com aumento significativo de movimentação de carga geral, o desempenho do Terminal de Vila
Velha no primeiro trimestre foi alavancado, principalmente, pela captação de novos projetos na
área de siderurgia, com incremento da demanda no mercado de aço, especialmente de bobinas, placas
e fio-máquina. De abril a junho, o terminal movimentou 190,2 mil toneladas de carga geral, além de
39,4 mil containers.

Com relação à receita, o TVV apresentou recorde histórico de ROL trimestral, com R$ 79,7
milhões, devido, principalmente, aos volumes expressivos de carga geral, com destaque para produtos
siderúrgicos, como aço, granéis e carvão.

Quanto ao EBITDA, o TVV foi responsável por R$ 37,7 milhões, crescimento de 24,2% em
comparação ao segundo trimestre de 2021, registrando outro recorde histórico. Além dos impactos
positivos relacionados ao volume movimentado de cargas em geral, houve, ainda, incremento de
receitas acessórias referentes ao aumento nos serviços de armazenagem de contêineres.

Segundo Gomes, os esforços aplicados para transformar o TVV cada vez mais em um terminal
multipropósito têm colaborado para a consolidação dos resultados positivos da empresa. “Desde
que iniciamos a estratégia de ampliar a diversificação de cargas, não somente de movimentação
de contêineres, mas também de carga geral e veículos, os resultados do terminal têm refletido
positivamente nos negócios da Log-In”, acrescenta.

Transporte Rodoviário de Cargas

Entre as novidades referentes à demonstração de resultados da Log-In, encontra-se a inclusão
dos dados da Tecmar Transportes. Este é o primeiro trimestre em que a Log-In consolida os números
da Tecmar. No 2T22, a empresa atendeu mais de 2.600 municípios espalhados nas regiões Nordeste,
Sul e Sudeste, mostrando abrangência nas operações, uma vez que representa 47% dos municípios no
Brasil.

Com mais de 2.000 entregas realizadas diariamente, a companhia apresentou recorde histórico de
ROL para 6M22, com a captação de mais 7,5% novos clientes em relação ao período anterior.

Relatório de sustentabilidade

Com objetivo de ampliar a transparência das iniciativas implementadas pela companhia, a Log-In
lançou, em julho deste ano, o segundo Relatório de Sustentabilidade, baseado nas diretrizes da
Global Reporting Initiative (GRI). O documento foi divulgado durante o Log-In Day, evento para
investidores realizado pela empresa após 10 anos desde sua última edição.

O relatório aponta indicadores qualitativos e quantitativos de 2021, a partir de uma matriz de
materialidade desenvolvida em 2020, apoiada nas melhores práticas ESG (Environmental, Social and
Governance). O recorte aborda, ainda, o modelo de governança corporativa da Log-In, forma de
gestão, engajamento e compromissos com colaboradores, cadeia de valor e meio ambiente. “Como grande
destaque de resultado do relatório, obtivemos a redução de 18% na emissão de gases de efeito
estufa na Navegação, em 2021 versus 2020, em emissões/TEUS transportados, além da promoção de
iniciativas que fortalecem nossa responsabilidade social e nossa governança corporativa”, afirma.

Gomes explica a importância das iniciativas sustentáveis para os negócios da companhia.
“Seguimos nossa matriz de materialidade, desenvolvida em 2020 e apoiada nas melhores práticas de
ESG, trazendo à tona, temas relevantes e o compromisso da realização destas iniciativas até
2023. Entre estes temas estão: integridade, ética e práticas anticorrupção; saúde e segurança
de funcionários e terceiros; emissões atmosféricas (GEE, gases tóxicos); gestão da segurança
das operações (marítimas, terminais e rodoviárias); descarte de resíduos e efluentes dos
navios, bem como Governança Corporativa”, explica.

Para Gomes, o compromisso com as práticas ESG só evidencia a relevância do tema para a
companhia. “Estas práticas contribuem diretamente para a consolidação de melhores resultados,
haja vista a importância das ações sustentáveis para o desenvolvimento das empresas no mercado
atualmente”, finaliza.

As informações partem da assessoria de imprensa da Log-In Logística Intermodal.

Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

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