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EMPRESAS: Relatório integrado BRF destaca avanços na agenda ESG

2 de maio de 2022
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Porto Alegre, 2 de maio de 2022 – A BRF, uma das maiores companhias de
alimentos do mundo, apresenta seu Relatório Integrado de 2021. Entre os
destaques, os avanços das metas do Plano de Sustentabilidade e do compromisso
de se tornar Net Zero até 2040, os resultados de seu planejamento estratégico
e a jornada digital. O documento reporta ainda pela primeira vez indicadores do
Sustainability Accounting Standards Board (SASB) e está em sintonia com as
diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI).

“Em 2021 conseguimos avançar com consistência em nossa jornada de
sustentabilidade, com destaque nas principais frentes ambientais, sociais e de
governança. Temos grande compromisso com a agenda ESG e seguiremos firmes no
propósito de colaborar para um mundo melhor”, afirma Lorival Luz, CEO Global
da BRF.

O documento reporta, dentre outras áreas, o resultado dos 22 compromissos
ESG assumidos em diferentes frentes. No total, em 2021, foram investidos R$
197,3 milhões em ações socioambientais, sendo R$ 134,6 milhões em projetos
de redução de impacto ambiental.

“Como empresa global, a incorporação de critérios de sustentabilidade
à gestão e à estratégia é uma jornada permanente. O Relatório Integrado
reforça o empenho na adoção de iniciativas concretas no último ano, focadas
no Plano de Sustentabilidade e ancoradas nos compromissos públicos assumidos em
2020”, reforça Grazielle Parenti, vice-presidente global de Relações
Institucionais e Sustentabilidade da BRF.

Na meta de ser Net Zero até 2040, por exemplo, entre os principais
resultados, estão os 90% de consumo de energia (combustíveis + eletricidade)
proveniente de fontes renováveis e 7,3% de redução no consumo de água nas
operações internacionais. Destaque, ainda, para parcerias com AES e Pontoon
para geração de energia eólica e solar, que contribuem para iniciativas de
descarbonização das operações.

Houve também avanços na cadeia, Escopo 3, com instalação de painéis
solares nas granjas de mais de 100 produtores integrados. A ação foi possível
por meio do convênio com o Banco do Brasil com disponibilização de R$ 200
milhões em limites de financiamento de crédito aos produtores.

Já com o lançamento do primeiro produto carbono neutro do Brasil, o Veg
Frango 100% Vegetal, da Sadia Veg&Tal, a Companhia cumpriu uma das metas para
2021. As emissões do produto são neutralizadas do grão à mesa por meio de
conservação florestal.

Outro marco foi a publicação da Política de Compra Sustentável de
Grãos, que determina diretrizes para a rastreabilidade de 100% dos grãos
provenientes da Amazônia e Cerrado. Em 2021, a BRF alcançou 75% de
rastreabilidade de grãos adquiridos de fornecedores diretos nestes biomas.

Na área social, foram mais de 3 milhões de pessoas impactadas com
doações de alimentos e investimentos do Instituto BRF, sendo R$ 5,8 milhões
destinados à inovação social. Destaque para parcerias com Cozinhas
Solidárias, Comida Invisível e projetos do fundo Nossa Parte Pelo Todo, além
da nova frente de trabalho com foco em educação que contribui com soluções
para desafios como desemprego e evasão escolar e já firmou parceria com o
UNICEF. A BRF ainda doou mais R$ 50 milhões para enfrentamento à COVID,
totalizando R$100 milhões desde 2020.

Já o setor de pet food inseriu a BRF na posição de terceiro maior player
do mercado brasileiro, com 10% de market share, a partir da aquisição das
empresas Mogiana Alimentos e Grupo Hercosul. A marca Balance alcançou a
terceira posição no segmento de supermercados. A Companhia realizou ainda
investimentos na ordem de R$ 4,7 bilhões em novas aquisições, ampliação e
modernização das unidades produtivas e registrou aumento de mais de 30% da
capacidade de produção de itens de alto valor agregado no ano.

A gestão das marcas BRF foi positiva em 2021. No mercado nacional,
destaque especial para Sadia, que, além de ser a marca de alimentos mais
valiosa do país, continua sendo a favorita dos brasileiros. Junto com
Perdigão, as duas alcançaram 43,1% de preferência no ano passado. E Qualy
mantém sua liderança absoluta entre margarinas. Em inovação, somente em 2021
a Companhia investiu R$ 244 milhões, incluindo pesquisa e desenvolvimento,
tendo lançado globalmente 234 SKUs.

O Relatório Integrado também destaca o avanço da transformação digital
ao longo de toda a cadeia de valor da empresa, do grão à mesa dos
consumidores. Em 2021, a BRF implementou 56 projetos de transformação digital,
com investimentos na ordem de R$ 180 milhões.

As iniciativas da BRF foram ainda reconhecidas pelo mercado. A Companhia é
listada na carteira do Indice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e no
Indice de Carbono Eficiente (ICO2) da B3. As informações partem da assessoria
de imprensa da BRF.

Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

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