Porto Alegre, 13 de dezembro de 2021 – Produzir mais alimentos sem esgotar
os recursos naturais do planeta é um dos desafios mais urgentes que a
agricultura enfrenta hoje. A fim de encontrar soluções inovadoras para essa
questão, a multinacional de saúde e nutrição Bayer, em parceria com o hub de
inovação AgTech Garage, lançou a chamada para o “Desafio de
Sustentabilidade Bayer LATAM”. Somente em um mês, mais de 100 startups do
Brasil e de outros países enviaram suas inscrições.
Para participarem, as agtechs precisavam apresentar projetos que tivessem
como foco alguns temas prioritários para uma agricultura mais sustentável, nas
categorias de uso eficiente da água; monitoramento do uso do solo e da
proteção florestal; capacitação tecnológica de pequenos agricultores;
rastreabilidade; manejo de pragas e doenças; e redução das emissões de gases
de efeito estufa.
A mineira iCrop, uma das vencedoras, possui soluções que auxiliam os
agricultores a terem uma gestão de irrigação mais assertiva, com tomadas de
decisões baseadas em dados gerados por meio da plataforma. Além disso, com
consultorias espalhadas pelos principais polos do país, a empresa busca
proporcionar aos produtores rurais uma alta produtividade aliada a otimização
de água e energia elétrica.
“É inevitável que a inovação parta de um processo cada vez mais
colaborativo, e a cocriação é um dos principais caminhos para endereçar
demandas do setor de uma forma mais ágil e rápida, auxiliando os agricultores
em diferentes etapas da cadeia produtiva”, comenta Alejandro Girardi, Diretor
de Relações Públicas, Ciência e Sustentabilidade para a América Latina da
divisão agrícola da Bayer. “É isso que tem nos encorajado a intensificar a
atuação no modelo de inovação aberta com startups, hubs de inovação e
outras entidades, incluindo o meio científico, a fim de firmar parcerias para
solucionar desafios e problemas do agronegócio”, completa.
A segunda vencedora do desafio foi a startup francesa MyEasyFarm, que
lançou recentemente sua operação no Brasil. A agtech possui uma solução que
colhe dados da fazenda ligados ao solo, clima, máquinas e práticas
agrícolas, para medir o armazenamento de carbono dos agricultores, bem como as
emissões de cada operação. Com as informações, a plataforma produz um
relatório do sequestro de carbono na propriedade, com objetivo de facilitar a
mensuração para incentivar práticas sustentáveis.
“Nosso diferencial é que somos integrados a uma plataforma de agricultura
de precisão, então ela capta todos os dados e automatiza, gerando uma
declaração de boas práticas. Com isso, o produtor rural consegue provar, sem
necessidade de processos burocráticos, o quanto de carbono conseguiram
sequestrar, por exemplo”, conta Martin Lucidarme, representante da MyEasyFarm
no Brasil.
“A Bayer se destaca como empresa que gera valor para o ecossistema e
consequentemente colhe bons frutos. Também chama atenção como, de forma
genuína, fomenta a sustentabilidade das pessoas e do planeta, alinhada com sua
visão de “Saúde para Todos, Fome para Ninguém”, na mesma direção do nosso
propósito de “Alimentar os empreendedores que irão alimentar o mundo”,
comenta José Tomé, CEO e cofundador do AgTech Garage. “É nosso papel como
Hub atrair as melhores startups globalmente e oferecer as melhores oportunidades
para a cocriação de soluções entre todos os atores da nossa rede”,
complementa.
Da ideação à execução
Durante a realização do programa, que tem duração prevista de dois
meses, as startups selecionadas vão interagir com as áreas de negócio da
Bayer para estruturar um projeto piloto junto a potenciais clientes. Além
disso, terão a oportunidade de expandir a solução nos países elegíveis
através da Orbia, plataforma de marketplace da empresa.
“Para nós, ter sido uma das duas vencedoras deste desafio, foi uma
experiência muito interessante, principalmente porque nosso foco é totalmente
voltado para a gestão de água e energia. É uma felicidade poder fazer parte
desta iniciativa e ser apoiado por uma empresa como a Bayer, já tão
consolidada no mercado e com uma visão muito mais ampla de soluções
sustentáveis do que a nossa, conta Andre Boncompani, CEO da iCrop.
Por meio de iniciativas como o Desafio de Sustentabilidade Bayer LATAM, a
companhia espera apoiar cada vez mais a criação de soluções efetivas que
levem ainda mais produtividade e assertividade aos agricultores, aliadas a
práticas sustentáveis. A chamada ainda está alinhada aos pilares
estratégicos da companhia de entregar inovação, definir novos padrões de
sustentabilidade e ser pioneira na transformação digital no campo. As
informações partem da assessoria de imprensa da Bayer.
Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
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