Suinocultura

Escolha + carne suína: produto está ainda mais competitivo nas gôndolas

16 de julho de 2015
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Os consumidores brasileiros têm comprovado nas gôndolas dos mercados de todo país que a carne suína é uma ótima “pedida” para o paladar, a saúde e o bolso, exatamente quando o setor inicia o trabalho de reposicionar o produto com novos conceito e slogan: “Escolha + Carne Suína”.

A proteína mais consumida no mundo (Europa, Ásia e América do Norte) pelo sabor, saudabilidade e preço agora está ainda mais atrativa na comparação com suas concorrentes. A diferença de preço para a carne bovina, por exemplo, está em patamares recordes, com R$ 9,65 por quilo para o boi contra R$ R$ 4,97 para o suíno.

Do mesmo modo, a comparação com o frango demonstra uma carne suína mais acessível e competitiva nos últimos meses já que a cotação do suíno caiu um pouco e a da ave subiu, além das vantagens de sabor, principal requisito do consumidor brasileiro.

Até mesmo em saudabilidade, a proteína suína é vantajosa. Especialistas e tabelas nutricionais atestam que cortes suínos como pernil, lombo e outros têm menos gordura e menos colesterol e, ao mesmo tempo, mais proteína que a carne de frango.

“Nossa mensagem é que o consumidor final não precisa abrir mão de nenhuma de suas preferências pois a carne suína reúne sabor, preço e saúde”, explica a Gerente de Marketing da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Tayara Beraldi.

Mostrar isso ao consumidor final é responsabilidade de todo o setor, pois pode beneficiar a todos. Toda a cadeia suinícola, desde os milhares de suinocultores em cada canto do país até as empresas de insumos ou o varejo, recebeu esta sinalização e será abastecida com informação para potencializar os resultados.

A Coordenadora do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), Lívia Machado, lembra que o compromisso de todos contribuiu para os resultados obtidos pelo setor nos últimos anos. “A participação do setor trouxe avanços expressivos e, agora, precisamos ampliar isso para novos patamares”, conclama.

Ela citou o exemplo as capacitações do PNDS em todo país, o aumento das vendas e do número de clientes nas mais de 500 lojas do Pão de Açúcar e do Extra em 16 estados, a elevação do consumo per capita do brasileiro e entre outras ações realizadas nos últimos anos.

Cotação semanal

Dados referentes a semana 28/06/2024

Suíno Independente kg vivo

R$ 6,99

Farelo de soja à vista tonelada

R$ 2.205,00

Casquinha de soja à vista tonelada

R$ 1.300,00

Milho Saca

R$ 63,50
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Preço base - Integração

Atualizado em: 02/07/2024 14:00

AURORA* - base suíno gordo

R$ 5,55

AURORA* - base suíno leitão

R$ 5,65

Cooperativa Majestade*

R$ 5,55

Dália Alimentos* - base suíno gordo

R$ 5,50

Dália Alimentos* - base leitão

R$ 5,65

Alibem - base creche e term.

R$ 4,70

Alibem - base suíno leitão

R$ 5,55

BRF

R$ 5,35

Estrela Alimentos - creche e term.

R$ 4,52

Estrela Alimentos - base leitão

R$ 5,60

JBS

R$ 5,30

Pamplona* base term.

R$ 5,55

Pamplona* base suíno leitão

R$ 5,65
* mais bonificação de carcaça Ver anteriores

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