Agroindústrias e Cooperativas

Estratégia financeira reduz prejuízo líquido da Marfrig pela metade

27 de fevereiro de 2017
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Focada na entrega de resultados mesmo com cenário de apreciação cambial e contração de margens de bovinos, a Marfrig Global Foods (São Paulo/SP) entregou fluxo de caixa livre positivo em R$ 68 milhões no 4º trimestre de 2016.
Com margem Ebitda ajustada de 9,3%, a companhia termina o quinto trimestre consecutivo com o indicador acima dos 9%. O melhor mix de vendas, com contribuição dos produtos livre de antibióticos nos EUA, a recuperação dos preços dos cortes de coxa e sobrecoxa após o fim do banimento às exportações e forte alta de volume nas regiões em que atua foram os fatores que contribuíram para esse desempenho.
O CEO da Marfrig, Martín Secco, afirma que “os bons resultados financeiros da Divisão Keystone refletem crescimento da ordem de 17% no volume de vendas nos mercados em que atua, com destaque para Austrália e Malásia”.
Já na Divisão Beef o quarto trimestre refletiu a limitada disponibilidade de gado para abate no Brasil e a retração de margens do setor. Com apreciação de 14% do real e queda de 11% no volume das exportações, a receita líquida da divisão atingiu R$ 2,7 bilhões no quarto trimestre, 8% inferior ao do mesmo período do ano passado.
Este resultado foi parcialmente compensado pela alta no volume e nos preços praticados no mercado doméstico, com priorização no atendimento dos canais de food service e pequeno varejo, que cresceram seus volumes a taxas mais altas do que os demais canais. Em relação às exportações, o foco foi em atuar nos destinos mais rentáveis, como Ásia e Europa; com expansão de volume de 1.000 e 400 pbs, respectivamente. “Apesar do cenário complexo, mantivemos nossa estratégia pautada na otimização do mix de vendas, com foco no atendimento dos canais de maior valor agregado”, explica Secco.
No ano, a receita líquida foi de R$ 19 bilhões, praticamente em linha com a receita apresentada em 2015. Contribuíram para esse resultado a depreciação do real em 4,8% e o maior volume de vendas da Divisão Keystone.
A estratégia bem sucedida, pautada na sua disciplina financeira e operacional, permitiu que a Companhia reduzisse pela metade seu prejuízo líquido anual se consideradas suas operações continuadas. A Marfrig registrou um prejuízo de R$ 726 milhões, uma melhora de R$ 698 milhões, ou 49%, em relação ao ano de 2015.

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