Porto Alegre, 19 de fevereiro de 2015 – A nova fase da campanha
publicitária “Etanol, o Combustível Completão”, criada para a União da
Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) pela agência de propaganda Borghi/Lowe e
lançada no dia 28 de setembro, impulsionou as vendas do etanol hidratado,
aquele usado diretamente no tanque dos veículos, no último trimestre de 2014,
no Estado de São Paulo.
De acordo com dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e
Biocombustíveis (ANP) avaliados pela Unica, a participação do etanol no
consumo de combustíveis do ciclo Otto em São Paulo, que era da ordem de 32%
nos nove primeiros meses de 2014, aumentou continuamente após setembro –
totalizando 34,3% em outubro, 36,2% em novembro e 36,5% em dezembro. Na análise
trimestral, esta participação saltou de 32,6% entre julho e agosto para 35,7%
nos últimos três meses do ano.
O diretor técnico da entidade, Antonio de Padua Rodrigues, destaca que
esta progressão aconteceu justamente no momento em que a campanha estava no ar
com força total na praça contemplada pelo plano de mídia (no Estado de São
Paulo). “Este crescimento de mais de três pontos percentuais da
participação do biocombustível verificado em São Paulo, do terceiro para o
quarto trimestre de 2014, é significativamente maior ao observado no restante
do País, que foi de 16,7% para 18,3%, ou seja, 1,7 ponto percentual no
período,” concluiu Rodrigues.
De fato, no comparativo do último trimestre de 2014 em relação ao
período anterior, as vendas de hidratado pelas distribuidoras aumentaram 17,9%
em São Paulo, enquanto as vendas de gasolina C cresceram apenas 2,78%, mesmo
com a paridade entre o combustível fóssil e o renovável permanecendo
inalterada, entre 65% e 66%. O diretor da Unica classificou este acontecimento
como “um sinal claro de que o consumidor paulista dono de carro flex
privilegiou o etanol”.
Na avaliação do coordenador de Comunicação da Unica, Paulo Zappa, além
destes resultados comerciais, a campanha também reforçou a imagem do etanol
como uma opção limpa, renovável e com importantes impactos sociais e
econômicos. Por isso, conseguiu atingir seus objetivos.
“Mais uma vez a campanha ‘Etanol, o Combustível Completão’ destacou
os pontos positivos do nosso biocombustível, que vão muito além da questão
do preço, como a geração de ganhos ambientais, sociais e de significante
crescimento econômico em centenas de municípios canavieiros,” finalizou
Zappa. As informações são da assessoria de comunicação da Unica.
Revisão: Cândida Schaedler / Agência SAFRAS
Copyright 2015 – Grupo CMA
Cotação semanal
Dados referentes a semana 13/06/2025
Suíno Independente kg vivo
R$ 8,43Farelo de soja à vista tonelada
R$ 1.750,00Casquinha de soja à vista tonelada
R$ 1.200,00Milho Saca
R$ 66,75Preço base - Integração
Atualizado em: 17/06/2025 09:45