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ETANOL: Indianos conhecem tecnologia brasileira para produção

20 de junho de 2022
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Porto Alegre, 20 de junho de 2022 – Uma missão do setor privado indiano,
formada por representantes da Associação Indiana das Usinas de Açúcar (Isma)
e da Associação dos Fabricantes dos Automóveis Indianos (Siam) estão no
Brasil, nesta semana, para conhecer in loco o processo de produção do etanol e
tecnologias automotivas nacionais, como os carros flex fuel e híbridos.

A comitiva será acompanhada por integrantes da União da Indústria de
Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica) que, junto com a Apex-Brasil, vem
promovendo uma agenda comum de diálogo para promover o etanol em diversos
países do mundo. O roteiro inclui visitas a usinas e fábricas automotivas, ao
Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) e à Apla (Arranjo Produtivo Local do
Álcool), em Piracicaba-SP, e ao porto de Santos-SP.

“Mais do que um parceiro estratégico do Brasil, a India tem todas as
condições de se tornar um importante player na Ásia na agenda de
descarbonização, uma vez que o etanol contribui para a redução de emissões
de gases de efeito estufa”, afirma o presidente da Unica, Evandro Gussi.

A missão também marca o início da implementação das ações previstas
no memorando de entendimento firmado em abril entre a Unica e a Siam. A parceria
prevê a construção de uma agenda integrada para redução de emissões na
matriz de transporte veicular na India, entre elas a criação do Centro
Virtual de Excelência (CoE), que funcionará como um hub sobre avanços
tecnológicos, normas técnicas, regulamentos, políticas públicas e
sustentabilidade relacionados à bioenergia.

O diretor-geral da Siam, Rajesh Menon, disse que o memorando de entendimento
abrirá o caminho para aprofundar a colaboração não só entre as duas
organizações, mas também dará apoio e complementará os esforços dos
governos na promoção da bioenergia, biocombustíveis e outros combustíveis de
base biológica para a mobilidade com baixo teor de carbono na India e no
Brasil.

Cooperação

Com a experiência de quase 50 anos no uso de etanol, a Unica intensificou
nos últimos três anos a cooperação com os indianos, ressaltando os
benefícios ambientais e socioeconômicos da produção e uso de etanol como
fonte de energia renovável para a mobilidade sustentável. Com essa troca de
experiência, a India tem avançado rapidamente no programa Etanol, que oferece
uma alternativa de diversificação de mercado aos quase 50 milhões de
produtores de cana do país, que atualmente dependem principalmente da
produção de açúcar.

Em 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, o primeiro-ministro da India,
Narendra Modi, anunciou que o país atingiu a meta de 10% de mistura de etanol
na gasolina, cinco meses antes do seu prazo, que termina em novembro de 2022.
Para se ter ideia da dimensão desse anúncio, até 2014 a mistura de etanol era
de apenas 1,5%. Narendra Modi também reafirmou o compromisso de dobrar esse
percentual até 2025, antecipando em cinco anos a meta de 20% de mistura.

No segundo semestre de 2022, a India iniciará a produção de carros com
motores flex fuel, tecnologia brasileira que permite a utilização de 100% de
etanol nos veículos, ou a mistura de qualquer percentual do biocombustível com
o seu equivalente fóssil. No Brasil, desde que a tecnologia foi introduzida no
país, em 2003, o uso do etanol evitou a emissão de mais de 600 milhões de
toneladas de gás carbônico na atmosfera.

Projeto

A Apex-Brasil e a Unica tornaram pública em fevereiro de 2008 uma
estratégia para promover a imagem dos produtos sucroenergéticos no exterior,
em especial do etanol brasileiro como uma energia limpa e renovável. As duas
entidades assinaram um convênio que prevê investimentos compartilhados. O
projeto pretende influenciar o processo de construção de imagem do etanol e
demais derivados da cana-de-açúcar junto aos principais formadores de opinião
mundial – governos e meios de comunicação, bem como empresas de trading,
potenciais investidores e importadores, ONGs e consumidores.

As informações partem da assessoria de imprensa da UNICA.

Revisão: Fábio Rübenich (fabio@safras.com.br) / Agência SAFRAS

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