Porto Alegre, 18 de abril de 2022 – Durante a missão do governo
brasileiro à India, entre os dias 19 e 22 de abril de 2022, a União da
Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) e a Associação dos Fabricantes dos
Automóveis Indianos (SIAM) assinam memorando de entendimento para construir uma
agenda integrada para redução de emissões na matriz de transporte veicular
na India.
Um dos objetivos da missão, liderada pelo ministro de Minas e Energia, Bento
Albuquerque, é fortalecer a cooperação técnica entre os dois países na
área de mobilidade sustentável, com ênfase nos biocombustíveis e nos
veículos com tecnologia flexfuel, usada no Brasil há quase duas décadas.
Participam da comitiva representantes dos setores sucroenergético,
automobilístico e da indústria de base brasileiros.
Desde 2019, a UNICA intensificou o trabalho de cooperação com os indianos,
ressaltando os benefícios ambientais e socioeconômicos da produção e uso de
etanol como fonte de energia renovável e sustentável para a mobilidade. E os
resultados dessa troca de experiências podem ser vistos na decisão do governo
indiano de antecipar para 2025 a meta de misturar 20% do biocombustível à
gasolina. Até o final de 2022, o país pretende chegar à adição de 10% de
etanol à gasolina.
A India também anunciou, no fim do ano passado, que iniciará, a partir do
segundo semestre de 2022, a produção de carros com motores flex fuel,
tecnologia brasileira que permite a utilização de 100% de etanol nos
veículos, ou a mistura de qualquer percentual do biocombustível com o seu
equivalente fóssil.
“O etanol é uma opção moderna e sustentável para a mobilidade, capaz
de gerar impactos positivos imediatos na segurança energética, na saúde
pública por meio da redução da poluição local e nas emissões de gases de
efeito estufa (GEE), maiores responsáveis pelo aquecimento global. Os desafios
impostos pelos impactos da mudança do clima são enormes e entendemos que o
etanol é parte da solução para isso”, afirma o presidente da UNICA, Evandro
Gussi.
Quando comparado à gasolina, o etanol emite até 90% menos CO2. O uso do
etanol no Brasil, nos últimos 19 anos, quando a tecnologia dos carros flex foi
introduzida no País, evitou a emissão de mais de 600 milhões de toneladas de
gás carbônico na atmosfera. Além de resultar na economia de mais de 100
bilhões de litros de combustíveis fósseis de serem consumidos e importados,
uma economia de custos estimada em US$ 50 bilhões, trazendo enormes benefícios
ambientais e econômicos para o país.
“Mais do que um parceiro estratégico do Brasil nessa agenda, a India tem
todas as condições de se tornar um importante player na Ásia na agenda de
descarbonização”, pontua Gussi.
Na India, o programa Etanol oferece uma alternativa de diversificação de
mercado aos quase 50 milhões de produtores de cana do país, que atualmente
dependem somente da produção de açúcar. A produção do etanol
possibilitará uma maior diversificação da produção e consequente redução
de riscos da atividade.
As informações partem da assessoria de imprensa da Raízen.
Revisão: Fábio Rübenich (fabio@safras.com.br) / Agência SAFRAS
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Atualizado em: 17/06/2025 09:45