Porto Alegre, 27 de julho de 2016 – A Bunge e a AMAGGI anunciaram nesta
terça-feira (26) que estão ampliando a parceria iniciada em 2014, quando
formaram a joint venture Unitapajós (Navegações Unidas Tapajós) para operar
na rota conhecida como Corredor Norte, por meio da navegação na hidrovia
Tapajós-Amazonas.
A transação, sujeita à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa
Econômica (CADE), prevê a aquisição, por parte da AMAGGI, de 50% da
Estação de Transbordo, em Miritituba, e do Terminal Portuário, em Barcarena,
ativos que formam o complexo portuário Miritituba-Barcarena (PA) da Bunge,
permitindo assim uma gestão compartilhada de todas as ações locais.
“Esta operação está totalmente alinhada com a estratégia da Bunge de
otimizar seus ativos e buscar parcerias estratégicas para capturar
oportunidades de crescimento, contribuindo para o sucesso do negócio. Já
vivenciamos situações similares em outras regiões com resultados muito
positivos para todos os envolvidos”, diz Raul Padilla, Presidente e CEO da
Bunge Brasil.
Contando com uma frota de 90 barcaças e uma capacidade de movimentação
anual de 3,5 milhões de toneladas de grãos, a Unitapajós veio confirmar a
viabilidade logística do corredor Norte como opção aos portos do sul e
sudeste do país.
“Para a AMAGGI, após dois anos de operação da Unitapajós, esse novo
passo fortalece nossa presença naquela região, em conformidade com o plano de
crescimento estratégico da companhia, mas também contribui para o incremento
de uma rota logística fundamental ao desenvolvimento do país.”, comenta
Waldemir Loto, presidente executivo da AMAGGI.
A ampliação da parceria entre as duas empresas não muda as atividades
comerciais, nem a operação de escoamento de grãos. Soja e milho,
transportados pelo Corredor Norte, seguem para Ásia ou Europa, desafogando o
sistema logístico do Sudeste e contribuindo para o desenvolvimento da região
Norte. As informações partem da assessoria de imprensa da Bunge.
Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
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