safras

‘-GRÃOS: EMBRAPA DISCUTE ESTRATÉGIAS DE MERCADO PARA ARROZ E FEIJÃO

26 de maio de 2014
Compartilhe

SAFRAS (26) – Aumentar a presença da Embrapa na cadeia produtiva do
feijão e aperfeiçoar os canais de distribuição do arroz BRS são algumas das
iniciativas a serem adotadas para melhorar o posicionamento de cultivares da
Empresa no mercado. As questões foram discutidas no início do mês de maio, em
Goiânia/GO, durante workshop promovido pela Embrapa Produtos e Mercado
(Brasília-DF), em parceria com a Embrapa Arroz e Feijão (Goiânia/GO).
As unidades descentralizadas da Empresa Brasileira de Pesquisa
Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e
Abastecimento, integram o Comitê de Governança dos Programas Integrativos de
Trabalho (CGPIT), criado pelo gerente geral da unidade de serviço, Frederico
Ozanan Machado Duraes, como mecanismo de definição de estratégias para os
produtos e o planejamento de ações conjuntas.
O evento que mobilizou a Embrapa Produtos e Mercado em nível nacional,
contou com a participação de 40 pessoas entre técnicos e pesquisadores
provenientes do Rio Grande do Sul ao Maranhão. O grupo analisou tendências e
cenários para os produtos e alinhou planos de ação às metas a serem
alcançadas. Foram analisadas estratégias de marketing para as etapas de
lançamento, crescimento, manutenção e descontinuação de produtos no
mercado.
A segmentação de ações para a cultura do feijão foi feita por tipo de
grão – preto, carioca e especial, sendo que as estratégias de incremento
abrangerão produtores com diferentes níveis de tecnificação, segundo
ressalta o gerente local da Embrapa Produtos e Mercado em Goiânia/GO,
Alessandro Cruvinel. Para isso, o foco das iniciativas será tanto na
ampliação do relacionamento com cooperativas e parceiros externos da pesquisa
e desenvolvimento, como igualmente junto a tomadores de decisão de órgãos
públicos, como as secretarias de agricultura – com os quais já são
desenvolvidas parcerias no atendimento de demandas de agricultores de perfil
familiar, explica Cruvinel.
Ainda para a cultura do feijão, os trabalhos realizados durante o workshop
indicaram a gestão do portfólio como importante instrumento para o
posicionamento de materiais desenvolvidos pela pesquisa a partir de ações
específicas de promoção, quando identificada a pertinência. Os feijões
especiais vão merecer atenção especial, pois são alternativa ao tipo
carioca, preferido dos brasileiros, mas pouco demandados por outros países.
No Brasil, segundo Cruvinel, quase toda da produção de feijão é
destinada ao consumo interno e os de tipo especial podem oferecer aos produtores
a oportunidade de expansão do mercado para o exterior. É o caso da cultivar
BRSMG Realce, cuja promoção vai ser privilegiada por ajustar-se à
estratégia. O feijão do tipo rajado oferece vantagem adicional pois está no
começo da curva de crescimento, em termos de ciclo de vida.

Arroz

No caso do arroz a segmentação abordou arroz de terras altas, arroz
irrigado subtropical e arroz irrigado tropical. A equipe de trabalho apontou
iniciativas voltadas ao apoio do licenciado com ações de promoção como forma
de atendimento à meta de aumentar a adoção do arroz BRS. Estudo realizado
pela equipe da Embrapa Produtos e Mercado identificou a movimentação de
cultivo de terras altas no Brasil, que indicou ainda o Maranhão como mercado
potencial para as cultivares da Embrapa, justificando um maior apoio ao
licenciado. “O Estado é o maior consumidor de sementes de arroz, mas não é
o maior produtor, isso indica que a produtividade ainda é baixa, fator em que a
presença de produtos da Embrapa poderá representar impacto significativo”,
argumenta Cruvinel. Com informações da assessoria de imprensa da Embrapa
Produtos e Mercado. (AB)

Cotação semanal

Dados referentes a semana 22/11/2024

Suíno Independente kg vivo

R$ 9,53

Farelo de soja à vista tonelada

R$ 71,50

Casquinha de soja à vista tonelada

R$ 1.200,00

Milho Saca

R$ 1.975,00
Ver anteriores

Preço base - Integração

Atualizado em: 07/11/2024 17:50

AURORA* - base suíno gordo

R$ 6,35

AURORA* - base suíno leitão

R$ 6,45

Cooperativa Majestade*

R$ 6,35

Dália Alimentos* - base suíno gordo

R$ 6,35

Dália Alimentos* - base leitão

R$ 6,45

Alibem - base creche e term.

R$ 5,55

Alibem - base suíno leitão

R$ 6,30

BRF

R$ 7,05

Estrela Alimentos - creche e term.

R$ 6,10

Estrela Alimentos - base leitão

R$ 6,10

Pamplona* base term.

R$ 6,35

Pamplona* base suíno leitão

R$ 6,45
* mais bonificação de carcaça Ver anteriores

Parceiros da Suinocultura Gaúcha

Parceria