Porto Alegre, 20 de fevereiro de 2015 – As condições das BR-174, BR-364 e
de algumas rodovias estaduais da porção oeste de Mato Grosso serão as
próximas submetidas à inspeção do Movimento Pró-logística durante a
segunda expedição Estradeiro de 2015. A rota, que inclui seis municípios do
Estado, além de Vilhena, em Rondônia, será percorrida entre os dias 16 e 20
de março, conforme anunciou o diretor-executivo do Movimento, Edeon Vaz
Ferreira, durante a primeira reunião do grupo neste ano.
A rota partirá da Capital em sentido a Tangará da Serra, já no oeste de
Mato Grosso. De lá, irá a Comodoro, na divisa com Rondônia, e segue até
Vilhena. No retorno do estado vizinho, a rota passará por Juruena, Aripuanã e
Colniza, todas no extremo noroeste de Mato Grosso, onde as rodovias não têm
pavimentação em sua maioria e costumam se transformar em atoleiros prolongados
no período das chuvas.
“Essa região é prioridade pra gente, tanto que o próximo Estradeiro
será nela. Estivemos lá em 2014, mas passamos por outra rota. Escolhemos esse
traçado agora justamente por entender que se trata de uma das prioridades no
Estado”, enfatizou Ferreira. O primeiro Estradeiro de 2015 percorreu a BR-163
de Sinop a Rondonópolis para averiguação das obras de recuperação e
duplicação do trecho que é o maior corredor de escoamento da produção
agrícola de Mato Grosso.
A reunião do Movimento Pró-Logística teve a participação dos membros
do Conselho Temático de Infraestrutura (Coinfra), encabeçado pela Fundação
das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) e do qual participam outras dez
entidades. O Movimento Pró-Logística é coordenado pela Associação dos
Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja).
A reunião também contou com a participação do secretário de Estado de
Infraestrutura e Logística (Sinfra), Marcelo Duarte, que apresentou o plano de
recuperação das rodovias estaduais. Os representantes das entidades presentes
aproveitaram para questioná-lo sobre o andamento de obras deixadas pelo governo
anterior e projetos de revitalização de pontes e pavimentação de rodovias.
“O governo passado abandonou a manutenção das rodovias para expandir a
pavimentação. O que a gente quer é justamente cuidar daquilo que já tem.
Vamos ter que dar jeito de encolher alguns programas para voltar a recuperar as
rodovias que já temos, com foco nas prioridades”, informou Duarte.
Um dos diretores técnicos da Sinfra que acompanhou o secretário, Marcos
Corrêa, reforçou a importância de priorizar a execução de projetos com
obras de durabilidade e qualidade técnica. “Não adianta fazer nada paliativo
para daqui a um ano termos que gastar o mesmo dinheiro para recuperar uma obra
sem qualidade”, ponderou.
Cronograma
O Movimento também anunciou as demais prioridades de infraestrutura
logística para 2015. Dentre elas estão o acompanhamento das obras das rodovias
BR-163, em sentido ao Pará, da BR-080, no nordeste do Estado, e da BR-242, no
norte, além da concretização das hidrovias Paraguai-Paraná e do Rio das
Mortes.
A próxima reunião do Movimento Pró-Logística e do Coinfra ficou
agendada para 26 de março, na sede da Aprosoja. As informações são da
assessoria de imprensa da Aprosoja.
Revisão: Cândida Schaedler / Agência SAFRAS
Copyright 2015 – Grupo CMA
Cotação semanal
Dados referentes a semana 05/09/2025
Suíno Independente kg vivo
R$ 8,83Farelo de soja à vista tonelada
R$ 1.640,00Casquinha de soja à vista tonelada
R$ 1.400,00Milho Saca
R$ 70,13Preço base - Integração
Atualizado em: 04/09/2025 09:50