Porto Alegre, 13 de novembro de 2015 – A Ferroeste recebeu nesta semana as
primeiras três das cinco locomotivas que reforçarão, ainda neste ano, o
escoamento da safra de verão. As novas máquinas e mais 400 vagões graneleiros
foram compradas neste ano, em um investimento de R$ 4 milhões.
Com a ampliação da frota, a Ferroeste pretende dobrar a capacidade de
transporte e atender a crescente demanda da safra de verão do Oeste do Paraná,
escoando da região de Cascavel até Guarapuava. O faturamento da empresa irá
aumentar em 50%.
Os trens estão passando por revisão, na sede da Ferroeste em Guarapuava.
Depois desta avaliação técnica vão começar a tracionar a carga vinda do
Oeste paranaense. Também estão sendo avaliados os primeiros 40 vagões.
Até o fim de 2015 chegarão os demais vagões e as duas últimas
locomotivas. Os equipamentos foram adquiridos da empresa Ferrovia
Centro-Atlântica (FCA). “O governo Beto Richa trabalha para aumentar a
eficiência da Ferroeste, buscando atender a região Oeste, reduzindo custos
para o setor produtivo”, disse o secretário estadual de Infraestrutura e
Logística, José Richa Filho.
Esta é a segunda aquisição de equipamentos nos últimos dois anos. As
cinco locomotivas vão se somar a outras duas adquiridas em 2013. Com isto
estarão em circulação 15 máquinas. O salto maior será no número de
vagões, que aumenta de 60 para 460.
Em cinco anos de gestão, o governo Beto Richa já investiu mais de R$ 8
milhões na compra de equipamento para modernizar a Ferroeste. Nos anos de 2007
a 2010, os investimentos na Ferroeste foram de R$ 490 mil.
Para o presidente da Ferroeste, o bom rendimento da empresa se deve,
também, as parcerias no Terminal Logístico da Ferroeste de Cascavel. O último
empreendimento neste local foi da Cooperativa Cotriguaçu, cujos valores são
R$ 200 milhões. Com informações da Agência de Notícias do Paraná.
Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
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Atualizado em: 24/07/2025 11:15