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LOGISTICA: Investidores chineses se interessam em ferrovia entre Cascavel e Chapecó

31 de agosto de 2023
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Porto Alegre, 31 de agosto de 2023 – Uma campanha liderada pela Associação Comercial e
Industrial de Chapecó (ACIC) e outras entidades empresariais busca a integração ferroviária do
oeste catarinenses com o centro-oeste brasileiro. O objetivo central – entre outros – é assegurar o
transporte de grãos para abastecer a gigantesca agroindústria do oeste de Santa Catarina.

A ferrovia, cuja construção é considerada essencial para a agroindústria catarinense, é a
Maracaju-Dourados-Guaíra-Cascavel-Chapecó, projetada pela Ferroeste, empresa estatal do Governo do
Paraná. De Cascavel, a ferrovia desce até o Porto de Paranaguá, muito utilizado para as
exportações paranaenses e catarinenses.

A construção do trecho Cascavel-Chapecó foi objeto de estudo de viabilidade patrocinado pelas
entidades empresariais Acic, Fiesc, Faesc, Ocesc, Sindicarne, Facisc e ABPA. O governo do Paraná,
em articulação com o Governo Federal, licitará, a partir do início de 2024, essa obra
ferroviária, esperando-se a participação de consórcios do Brasil e do exterior.

Interessada em investir nessa área, a segunda maior empresa do mundo em ferrovias e a maior da
China – a CRCC Internacional Investment Group Limited – esteve reunida na última semana com
empresários de Chapecó, na sede da ACIC, em encontro coordenado pelo presidente Lenoir Antônio
Broch.

Daniel Zhang destacou que a CRCC é especialista em ferrovias e detém tecnologia, experiência,
recursos financeiros e capacidade para investir em grandes obras de infraestrutura fora da China,
como está fazendo no Chile, Equador, Uruguai, Colômbia, México e Brasil, onde está há dez anos.
Ele considerou o projeto muito lógico, manifestou interesse da companhia no empreendimento e disse
ser necessário construir uma relação de reciprocidade.

O projeto técnico da ferrovia foi detalhado pelo gerente de produtos da TPF Engenharia Thiago
Dantas e as questões jurídicas da licitação foram esclarecidas pelo coordenador do Grupo de
Trabalho do Plano Estadual Ferroviário do Paraná, Luiz Henrique Fagundes.

A obra está prevista no PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal. O
projeto foi elaborado pela TPF Engenharia e traz um impacto ambiental positivo. A licitação
pública, na modalidade de leilão, será publicada assim que o projeto obter as licenças
ambientais. A concessão para exploração da futura ferrovia terá prazo de 99 anos.

INTEGRAÇÃO FERROVIÁRIA

A extensão da Ferroeste ligando Cascavel (PR) a Chapecó (SC), segundo estudo apresentado,
terá 263 quilômetros de extensão, em pista simples, 18 túneis e 31 pontes e viadutos. A
velocidade máxima dos trens será de 80 km/h. A construção exigirá investimentos da ordem de R$
6,43 bilhões para ficar concluída em 2032 se todos os prazos para cada etapa da obra forem
cumpridos e se a obra, efetivamente, iniciar em 2024.

A plenitude das operações com o uso de 100% da capacidade da ferrovia está prevista para 2044
quando, de acordo com as projeções, estarão em uso 395 vagões de grãos e 43 de contêineres nos
22 trens que estarão circulando. A capacidade de transporte estará, então, em 8,85 milhões de
toneladas por ano.

“Além disso, temos o estudo de viabilidade de outra ferrovia que ligará Chapecó aos portos
catarinenses, patrocinado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, e o estudo de viabilidade de
outro ramal da Ferroeste de Chapecó até Passo Fundo (RS). Isso aumentaria o consumo de grão da
região para 10 milhões de toneladas antes de 2028”, conclui o presidente da ACIC. As informações
são da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC).

Revisão: Pedro Carneiro (pedro.carneiro@safras.com.br) / Agência SAFRAS

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