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‘-LOGISTICA: MISSÃO PELA EUROPA MOSTRA POTENCIAL DA INTERMODALIDADE

6 de junho de 2014
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SAFRAS (06) – “O Brasil está dois séculos atrasado no investimento em
hidrovias”. A frase é do diretor executivo do Movimento Pró-Logística,
Edeon Vaz Ferreira, e traduz o sentimento do grupo de brasileiros que participou
da Missão Logística pela Europa na última semana de maio. A viagem
organizada pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso
(Aprosoja-MT) teve como objetivo conhecer a infraestrutura de transporte de
países como Bélgica, Holanda, Alemanha e Antuérpia.
A comitiva visitou os principais portos da Europa e conheceu hidrovias e
ferrovias. “Os europeus têm soluções fantásticas de engenharia. O
continente hoje é integrado por meio das hidrovias”, contou Ferreira. A boa
notícia é que, segundo Edeon, no Brasil as obras seriam bem mais simples.
“Eles (europeus) conseguiram criar a intermodalidade de meios de transporte
dentro de um equilíbrio, mesmo com dificuldades geográficas”, explicou.
Um exemplo é a cidade de Nuremberg, na Alemanha. Mesmo sem ter ligação
com o mar, a cidade recebeu um canal para escoar os produtos, entre os rios
Danúbio e Meno. Atualmente, é a maior rota comercial da Europa, com 171
quilômetros.
O produtor rural e guia da viagem, Ricardo Arioli Silva, compartilha desta
opinião. “Aqui no Brasil, estas soluções deveriam ser simples e rápidas.
Não precisamos nem de 10% das interferências adotadas na Europa, apenas de
obras básicas”, disse. Um ponto que chamou a atenção é a integração dos
modais. “Vimos hidrovias e trem de alta velocidade, um ao lado do outro. Se a
carga exige rapidez, vai de caminhão. Se exige frete de baixo custo, vai de
navio”, contou Arioli.
A viagem pela Europa também reforçou algo que os produtores rurais
brasileiros já sabem há algum tempo: “não é possível desenvolver a
agricultura de um país só com o modal rodoviário”. “Na Europa e nos
Estados Unidos, as commodities não ‘rodam’ de caminhão, mas pelas
hidrovias e de trem”, pontuou Arioli.
Ferreira, do Movimento Pró-Logística, acredita que a infraestrutura é a
indutora do desenvolvimento. Pensamento compartilhado com o produtor rural de
Nova Xavantina e vice-presidente Leste da Aprosoja-MT, Endrigo Dalcin. “O que
vimos lá é qualidade das obras, que mesmo antigas estão muito bem
conservadas. Além, é claro, da rapidez de planejamento e execução de
tudo”, frisou. Ele exemplificou contando que uma eclusa foi planejada e
construída em apenas 15 meses.
Participaram da Missão Logística Europa membros da diretoria e delegados
da Aprosoja-MT, o deputado federal pelo Paraná, Eduardo Sciarra, o coordenador
de transportes aquaviários do Dnit-GO, Carlos Motta, representantes da Cargill
e empresários do setor de logística. As informações são da Aprosoja.

(RR)

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Alibem - base suíno leitão

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