Porto Alegre, 22 de dezembro de 2021 – Aproximadamente 20% das
exportações de milho do país são realizadas pelo porto de Barcarena (PA).
Das 16,99 milhões de toneladas do cereal embarcadas entre janeiro e novembro
deste ano, 3,36 milhões tiveram como destino o porto do município paraense. É
o que revela o Boletim Logístico produzido pela Companhia Nacional de
Abastecimento (Conab). O documento ainda mostra que Barcarena também tem
ganhado espaço nos embarques de soja. Neste ano, cerca de 10% do volume
exportado da oleaginosa foi realizado neste porto do Arco Norte.
“Santos e Paranaguá ainda são importantes para as exportações de milho
e soja do país. Mas os portos do Arco Norte têm conquistado importante fatia
no mercado nos últimos anos, principalmente após a finalização da BR-163 e
dos investimentos para o desenvolvimento logístico na região. Isso faz com que
Barcarena já se coloque entre os principais destinos para os agricultores que
desejam comercializar sua produção, uma vez que a unidade portuária apresenta
espaço para expansão dos embarques”, pondera o superintendente de Logística
Operacional da Companhia, Thomé Guth.
Mesmo com o crescimento registrado nos volumes embarcados, o porto paraense
opera abaixo da capacidade máxima. De acordo com a análise publicada pela
Conab, atualmente os trabalhos atingem entre 50% e 60% da capacidade total. Os
Terminais de Uso Privado (TUP) de Barcarena possuem capacidade estática entre
140 mil e 250 mil toneladas. Já a capacidade de expedição gira em torno de
1,5 mil e 2,0 mil toneladas/hora.
Apesar do porto apresentar potencial de crescimento, a condição atual de
fluxo de escoamento da rodovia BR-163, que liga o centro-norte do estado de Mato
Grosso e Sul do estado do Pará, ao Porto de Miritituba, município de
Itaituba/PA, pode comprometer a dinâmica de carregamento em Barcarena. O
desafio pode ser contornado com a construção da Ferrogrão, ferrovia que
pretende consolidar o corredor logístico barateando o frete e impulsionando o
escoamento da produção do Mato Grosso para os portos do Arco Norte.
Mercado de frete nos estados
O Boletim Logístico também traz informações sobre o panorama do mercado
de frete em importantes estados produtores de grãos. De acordo com o
documento, a liberação dos armazéns para recepcionar a próxima safra de soja
é um fator de influência nas cotações dos serviços de transporte,
principalmente em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.
No estado mato-grossense, o grande fluxo de fertilizantes também exerce
pressão nas cotações, visto que o interesse por parte dos demandantes por
transportes por rotas envolvendo, especialmente, Santos e Paranaguá está
elevado. Neste cenário, as perspectivas para dezembro são de manutenção de
preços em patamares mais elevados ou até mesmo de aumento. “É prevista uma
redução na disponibilidade de caminhões, devido às proximidades das
festividades de final de ano, ao mesmo tempo, os compromissos logísticos
persistem. Vale lembrar que a Companhia estima a maior safra de soja para o
estado, devendo superar 38 milhões de toneladas”, reforça Guth.
Já no Distrito Federal e na rota de Toledo e Cascavel, no Paraná, os
preços para os serviços de transporte apresentaram queda no último mês
quando comparado com outubro. A queda reflete o período de entressafra, que
resulta na baixa movimentação rodoviária. Com informações da assessoria de
imprensa da Conab.
Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
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Cotação semanal
Dados referentes a semana 19/12/2025
Suíno Independente kg vivo
R$ 8,59Farelo de soja à vista tonelada
R$ 1.930,00Casquinha de soja à vista tonelada
R$ 1.000,00Milho Saca
R$ 68,50Preço base - Integração
Atualizado em: 19/12/2025 08:45