safras

‘-PORTOS: GOVERNO FEDERAL INICIA IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA PORTOLOG EM SANTOS

21 de maio de 2014
Compartilhe

SAFRAS (21) – Com o propósito de evitar a formação de filas de
caminhões na cidade e nos acessos rodoviários ao Porto, principalmente no
período de pico do escoamento de safras agrícolas, a Secretaria de Portos
(SEP) deu início, ontem (20), aos procedimentos para implantação do sistema
Portolog – Cadeia Logística Portuária Inteligente no Porto de Santos, com
apresentação de seu detalhamento à comunidade portuária santista.
O projeto foi detalhado pelo diretor de Planejamento Estratégico e
Controle da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Luis Claudio
Montenegro, juntamente com técnicos da SEP e do Serviço Federal de
Processamentos de Dados (Serpro).
Montenegro destacou que o Portolog tem por objetivo sincronizar a chegada
dos navios e das cargas nos terminais, a programação e o credenciamento de
veículos para uso racional e utilização da plena capacidade de acesso ao
porto. A iniciativa é parte do Programa de Aceleração do Crescimento, que
prevê investimentos de R$ 115 milhões para que 12 portos brasileiros adquiram
equipamentos e implantem o sistema já concluído pelo Serpro. A implantação
começa por Santos, por envolver maior complexidade, visto ser o maior do país.
Durante o encontro, ocorrido no auditório do edifício-sede da Codesp, foi
constituído um grupo de trabalho integrado por 6 representantes do poder
público (SEP, Agência Nacional de Transportes Aquaviários – Antaq, Codesp,
Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, Empresa Brasileira de
Logística – EPL e Serpro) e 9 do setor privado (pátios reguladores, Ecovias e
terminais e operadores portuários), que acompanharão e darão suporte aos
trabalhos.
O grupo deve reunir-se na próxima semana para acompanhar o processo de
implantação do sistema. O diretor da Codesp destacou a ampla participação do
setor privado no projeto. “Hoje reunimos quase 130 representantes, uma clara
demonstração da forte adesão ao programa, com uma postura de envolvimento que
nos deixa ainda mais satisfeitos e empolgados. A mobilização de todos os
envolvidos é prioritária para o sucesso da ação”.
A partir de um cadastramento da carga no sistema, o Portolog vai monitorar
sua saída para o Porto, através de acompanhamento eletrônico. Os caminhões
serão identificados com etiqueta inteligentes que enviarão os dados por meio
de sistemas de comunicação, permitindo o rastreamento e gerenciamento do
transporte com mais eficiência. As próximas etapas abrangem a compra pela
Codesp dos equipamentos de rádio frequência, etiquetas inteligentes para
caminhões e leitores OCR, que identificam os veículos que transitam com a
carga através de leitura ótica das placas. Na área pública está prevista a
instalação desses equipamentos em 9 gates e dois pré-gates, em Santos e
Guarujá.
Terminais e pátios de triagem serão responsáveis pela implantação em
suas áreas. A Codesp coordenará esse processo para adequação e integração
ao sistema desenvolvido pelo Serpro.
O Portolog tem a função de fornecer uma ferramenta especialmente
desenvolvida para o monitoramento integrado e um eficaz controle da carga. “É
algo nos moldes do Sistema de Gerenciamento do Transporte da Carga (SGTC),
desenvolvidos pela Autoridade Portuária, só que bem mais aprimorado,
integrado com outros órgãos de governo, permitindo um planejamento efetivo por
parte de agentes privados e públicos para o melhor gerenciamento e
consequente fluxo de cargas”, explica Montenegro.
Além das áreas públicas do porto, terminais e pátios, o programa se
estenderá, também, a todos os corredores rodoviários do país. Para tal,
ANTT, Antaq e EPL compõem os demais entes públicos acionados para garantir a
plena integração da cadeia logística.
Após implantado, o Portolog deve interligar-se ao Porto sem Papel (sistema
de informação que reúne em um único meio de gestão as informações e a
documentação das mercadorias embarcadas e desembarcadas nos portos) e ao
Sistema de Monitoramento do Tráfego de Embarcações, o VTMIS, que
possibilitará o acompanhamento e gerenciamento, em tempo real, do fluxo de
embarcações no canal de navegação e nas áreas de fundeio do Porto.
O diretor revelou que em agosto deverão ocorrer testes do sistema, com
alguns equipamentos instalados. Em outubro, o porto já deverá ter cobertura
plena com os pontos previstos já dotados dos equipamentos. Para janeiro está
previsto inicio da operação obrigatória do Portolog. Com informações da
assessoria de comunicação social da Secretaria de Portos da Presidência da
República e da Companhia Docas do Estado de São Paulo. (AB)

Cotação semanal

Dados referentes a semana 22/11/2024

Suíno Independente kg vivo

R$ 9,53

Farelo de soja à vista tonelada

R$ 71,50

Casquinha de soja à vista tonelada

R$ 1.200,00

Milho Saca

R$ 1.975,00
Ver anteriores

Preço base - Integração

Atualizado em: 07/11/2024 17:50

AURORA* - base suíno gordo

R$ 6,35

AURORA* - base suíno leitão

R$ 6,45

Cooperativa Majestade*

R$ 6,35

Dália Alimentos* - base suíno gordo

R$ 6,35

Dália Alimentos* - base leitão

R$ 6,45

Alibem - base creche e term.

R$ 5,55

Alibem - base suíno leitão

R$ 6,30

BRF

R$ 7,05

Estrela Alimentos - creche e term.

R$ 6,10

Estrela Alimentos - base leitão

R$ 6,10

Pamplona* base term.

R$ 6,35

Pamplona* base suíno leitão

R$ 6,45
* mais bonificação de carcaça Ver anteriores

Parceiros da Suinocultura Gaúcha

Parceria