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PORTOS: Paranaguá (PR) estuda melhorias nas operações de fertilizantes

18 de maio de 2015
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Porto Alegre, 18 de maio de 2015 – A Administração dos Portos de
Paranaguá e Antonina (Appa) reuniu operadores e importadores para discutir
ações que possam dar ainda mais rapidez para os processos de desembarque de
fertilizantes e transporte até os armazéns. Na reunião, os representantes das
empresas também avaliaram alguns investimentos recentes feitos nos portos.

Nos quatro primeiros meses de 2015, já foram importadas 2,7 milhões de
toneladas de fertilizantes. No fechamento do ano de 2014, as importações
registraram alta de 5% em relação ao ano anterior, com um total de 9,2
milhões de toneladas. O Porto de Paranaguá é o líder nacional no desembarque
do produto.

Uma das propostas é que o berço 208 seja usado exclusivamente para
fertilizantes assim que sejam concluídas as obras de reforço daquela área do
cais – atualmente ele é usado para cargas gerais e é um berço alternativo
para importações de graneis. Hoje, existem dois berços exclusivos para a
importação de fertilizantes no Porto de Paranaguá, além de outros seis
alternativos para a mesma finalidade.

Segundo o diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino, o objetivo da
reunião é ouvir dos usuários e operadores quais são as melhores soluções
para tirar melhor proveito da atual estrutura do porto. “Trabalhamos para que
a operação pelos portos paranaenses seja cada vez mais barata e vantajosa para
os usuários”, explica.

Além da produtividade na descarga dos fertilizantes, o grupo também
discutiu soluções para diminuir o tempo de transporte entre o cais e os
armazéns.

MELHORIAS

Os operadores também elogiaram algumas iniciativas recentes. O pátio de
triagem para que os caminhões sejam limpos e preparados para o carregamento de
fertilizantes foi uma das ações mais festejadas pelos operadores. “Era algo
que Paranaguá precisava para melhorar a segurança dos caminhoneiros enquanto
aguardam o frete de retorno e para deixar a cidade mais limpa, com um local
adequado para retirar o resto de grãos que sobram na carroceria”, afirma o
diretor da Rocha Top, Rivadavia Simão. Cerca de 20 mil toneladas de resíduos
por mês são recolhidos no pátio.

A instalação das balanças de pré-pesagem também foi apontada como uma
iniciativa que deu rapidez à operação. “O desembarque ganha tempo, sem a
necessidade de dupla pesagem do caminhão. Com isso, o gargalo da entrada do
caminhão na faixa foi resolvido”, afirma o diretor da Harbor Operadora
Portuária, Valmor Felipetto. As informações partem da assessoria de imprensa
da Appa.

Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

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