Porto Alegre, 3 de março de 2017 – A movimentação de cargas no Porto de
Santos registrou em janeiro declínio de 6,0% em relação a 2016. A redução
ocorreu pela queda de 16,1% nas exportações, apesar do significativo
crescimento de 19,1% nas importações. Com participação de 63,60% sobre o
total geral, a redução no fluxo de embarques influiu de forma decisiva para o
declínio do movimento em janeiro. O recuo verificado em janeiro não inibe, no
entanto, as projeções de crescimento para 2017.
O desempenho das exportações, com 4,683 milhões de toneladas, foi
reflexo, principalmente, da redução nas operações de embarque de milho, com
retração de 76,6%. Somente o milho representou declínio de 1,3 milhão de
toneladas. A situação decorre da quebra da última safra do milho, ainda em
final de escoamento, provocando o declínio também verificado em dezembro.
“O cenário, no entanto é otimista”, analisa o presidente da Codesp,
Alex Oliva, lembrando que o Porto de Santos tende a se beneficiar com os
resultados positivos da safra de grãos 2016/2017, com estimativa de recorde
histórico para o país, num aumento de aproximadamente 15% em relação à
safra anterior. “No geral, considerando ainda análises comerciais, devemos
encerrar 2017 com um movimento em torno de 120,933 milhões de toneladas, um
aumento de 6,3% em relação a 2016”, conclui Oliva, com forte expectativa de
resultados positivos a partir do início do escoamento da soja. Beneficiada pela
elevação dos preços, pela demanda internacional ainda elevada e por
condições climáticas mais favoráveis, a safra nacional de soja deve
apresentar novo recorde, com crescimento médio estimado de 8,7% .
O complexo soja, apesar de ainda não se apurar um elevado volume nesse
início de escoamento da nova safra, já registrou crescimento de 125,2%,
atingindo 678,72 mil toneladas, com participação de 485,85 mil toneladas da
soja em grão. No auge do escoamento, esse volume deve facilmente superar 3
milhões de toneladas.
Quanto às importações, que participaram com 36,40% do total geral,
alcançando 2,680 milhões de toneladas e incremento de 19,1%, foram
impulsionadas pelo forte movimento de adubo, a principal carga nesse fluxo, que
ampliou suas descargas em 43,8%, seguida pelo bom desempenho nas operações de
óleo diesel e gasóleo, atingindo 28,6% de crescimento, com 137,96 mil
toneladas.
As operações com contêineres registraram 279,978 mil TEU, apontando
aumento de 4,0%. Considerando-se a tonelagem movimentada, o crescimento foi
ainda mais expressivo, chegando a 9,3%, com 3,139 milhões de toneladas. O total
de contêineres em unidades teve incremento de 3,2% com 132,026 mil unidades
operadas.
O número de navios atracados apresentou redução de 8,9% em janeiro, com
registro de 360 embarcações.
Balança Comercial
A movimentação de cargas pelo Porto de Santos atingiu o total de US$ 7,4
bilhões, equivalente ao valor comercial dos produtos que transitaram pelo
complexo santista no primeiro mês do ano, representando um incremento de 23,3%
em relação ao ano anterior. A participação no total nacional de US$ 27,1
bilhões foi, coincidentemente, de 27,1%.
As exportações chegaram a US$ 3,9 bilhões, alcançando crescimento de
34,48% com uma participação de 25,8%. As importações atingiram US$ 3,5
bilhões, aumento de 12,9% sobre 2016 e participação de 28,7% sobre o total
nacional.
As exportações pelo cais santista tiveram como principais destinos os
portos dos Estados Unidos. China e Argentina, respectivamente. Na liderança, os
portos norte-americanos receberam o equivalente a US$ 508 milhões, seguidos
por China, com US$ 355 milhões, e Argentina, com US$ 292 milhões. As cargas
mais exportadas foram açúcares (US$ 548,646 milhões), principalmente para
Bangladesh, café em grão (US$ 383,990 milhões), liderado pelos embarques
para a Argélia e farelo (US$ 214,883 milhões), com destaque para a Indonésia.
Nas importações, China, Estados Unidos e Alemanha foram,
respectivamente, os países que mais embarcaram com destino a Santos. A China
liderou com US$ 826 milhões, seguida pelos Estados Unidos com US$ 539 milhões
e pela Alemanha com US$ 300 milhões. Gasóleo foi o principal produto
descarregado, (US$ 69,954 milhões) liderado pelos Estados Unidos. Caixas de
marchas (US$ 56,834 milhões) vêm a seguir, tendo o Japão como principal
exportador, e partes para aviões e helicópteros (US$ 52,462 milhões), com
destaque para a produção embarcada em Portugal.
Dylan Della Pasqua (dylan@safras.com.br) / Agência SAFRAS
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Cotação semanal
Dados referentes a semana 16/05/2025
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R$ 1.835,00Casquinha de soja à vista tonelada
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R$ 71,00Preço base - Integração
Atualizado em: 15/05/2025 09:30