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PORTOS: TCP investirá mais de R$ 370 mi até o final de 2023 em Paranaguá

20 de junho de 2022
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Porto Alegre, 02 de maio de 2022 – A TCP, empresa que administra o
Terminal de Contêineres de Paranaguá, anunciou seu plano de investimento
portuário de mais R$ 370 milhões. Até 2023, o valor será aplicado em
melhorias de infraestrutura do terminal. Dentre elas: a compra de 11 novos
guindastes, aumento de 43% da capacidade para contêineres refrigerados, novos
acessos para caminhões e modernização de sistemas.

O anúncio dos investimentos vem pouco tempo após a derrubada do veto ao
Reporto realizada pelo Congresso, em março de 2022, renovando o programa de
incentivo aos terminais portuários. O diretor comercial e institucional da TCP,
Thomas Lima, comenta que “a renovação do Reporto foi decisiva para
seguirmos em frente com a compra de novos equipamentos, garantindo a elevação
do nosso padrão de qualidade junto aos clientes e parceiros”.

Atualmente a TCP é o terminal de contêineres com a maior oferta de
serviços marítimos do Brasil, contando com 16 linhas de longo curso regulares.
O terminal movimentou 1,1 milhão de TEUs em 2021 (um TEU representa a um
contêiner de 20 pés), o equivalente a 9% de toda movimentação nacional. A
empresa também é líder no segmento de carnes e congelados, sendo responsável
por movimentar 35,4% do total de exportações de frango do Brasil em 2021.

“Os investimentos derivam da nossa visão empresarial, que se antecipa às
demandas do setor,” comenta Lima. “Frente a diversas crises de comércio
exterior, como lockdowns e a guerra na Ucrânia, vimos importadores e
exportadores de commodities sofrerem para manter suas atividades. Nossa
preocupação é em continuar sendo uma válvula de escape nessas turbulências
e posicionar a TCP na vanguarda das soluções logísticas, trazendo opções
customizadas cliente a cliente”.

Com os novos investimentos, a capacidade para recepção de contêineres
refrigerados – atualmente a maior da América Latina – será ampliada em 43%. Ou
seja, passará a contar com 5.178 tomadas para energização e armazenamento de
contêineres. Os 11 novos guindastes do tipo RTG (Rubber Tyred Gantry) trarão
tecnologia e maior produtividade na movimentação portuária.

Trajetória

Inaugurada em 1998, a TCP passou por diversos ciclos de investimentos em
infraestrutura e inovação, recebendo R
A movimentação anual de contêineres flutuava a casa de 250 mil TEUs por ano
nessa época, hoje ultrapassa um milhão.

Segundo Lima, o mercado de contêineres cresceu expressivamente com a
abertura econômica no fim da década de 90. Por isto, os terminais portuários
precisaram se adaptar rapidamente. “A expansão do cais e do pátio de
contêineres, além do investimento em guindastes e sistemas, foram cruciais
para crescermos,” explica.

Durante a pandemia, o terminal focou os esforços para investir em
capacidade e desenvolvimento de novas soluções para o comércio exterior,
incluindo embarcar mercadorias fora dos contêineres. “Trouxemos de volta a
operação de madeira break bulk para Paranaguá após mais de uma década.
Além disso, aumentamos em 50% nossa capacidade operacional e iremos expandir
ainda mais 15% até o final do ano. Também estamos com um dos melhores
indicadores de produtividade do Brasil, com níveis de ocupação de berços
inferior a 50%. Isto quer dizer que podemos oferecer flexibilidade na escala de
navios” ressalta o diretor.

A ferrovia é outro diferencial do terminal, que é o único do sul do País
com acesso direto em zona alfandegada, ou seja, sem necessidade de um
transporte adicional até o porto. O modal responde por 30% de todos os
contêineres de exportação movimentados no terminal paranaense. Com novos
projetos implementados em parceria com grandes exportadores em 2021, a previsão
é que o volume de contêineres movimentados na ferrovia dobre até 2025.

Atualmente, a empresa pertence ao grupo China Merchants Port, o maior e mais
competitivo operador de portos e terminais da China e do mundo, possuindo mais
de 50 terminais sob seu controle. A atual concessão da área dura até 2048.
“Queremos que a TCP seja líder na América do Sul, e a China Merchants traz
uma visão de operador de classe mundial, agregando experiência e conhecimento
ao negócio. Além disso, temos trabalhado em sinergia com as autoridades
portuárias e governamentais, somente com o apoio destes conseguimos um
progresso sustentável” finaliza Thomas.

As informações partem da assessoria de imprensa da TCP.

Revisão: Fábio Rübenich (fabio@safras.com.br) / Agência SAFRAS

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