Porto Alegre, 26 de julho de 2023 – A projeção nacional de safras recordes de grãos e
açúcar e a nova profundidade no canal do Terminal Integrador Portuário Luiz Antônio Mesquita
(Tiplam), localizado na parte central do porto de Santos, trazem perspectivas otimistas para a VLI –
operadora da Ferrovia Centro-Atlântica – em 2023.
O desassoreamento realizado pela companhia no local aumentou a capacidade dos berços de
exportação, com resultados imediatos. Em consequência disso, no último mês, o terminal atingiu
um marco histórico, ao realizar o primeiro embarque de mais de 70 mil toneladas em um único navio,
carregado de açúcar – o que reflete a contribuição da VLI para o incremento de competitividade
para as exportações da commodity, que segue em pico de safra até agosto, no Porto de Santos.
“O desassoreamento do canal é uma atividade rotineira nos portos brasileiros, que realizamos a
cada dois anos para manutenção no Tiplam. O serviço é fundamental para dar continuidade ao
volume crescente de exportações por meio do terminal e reforça a capacidade da companhia de
atender aos nossos clientes em um período em que são esperadas safras recordes de açúcar e de
grãos”, explica o gerente-geral de Operações do Tiplam, Denilson Fernandes.
O desassoreamento que resultou no aumento do calado foi realizado entre os dias 1 e 25 de
fevereiro, quando o levantamento batimétrico apontou possibilidade de melhoria para os berços de
exportação 2 e 3, com aumento de 15 cm. O serviço foi executado com a devida licença do órgão
ambiental (Cetesb) e autorização da Marinha do Brasil, por intermédio da Capitania dos Portos. A
VLI também monitorou todas as questões relacionadas ao meio-ambiente, incluindo a disposição de
sedimentos conforme determinação dos órgãos responsáveis. A profundidade passou a ter 13,35
metros e resultou no aumento da capacidade de embarque em mil toneladas por navio, que correspondem
a 120 mil toneladas a mais por ano.
O embarque de cargas realizado pelo Tiplam é uma das principais etapas da cadeia logística
criada pela VLI no Corredor Sudeste da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), rota de alta relevância
para o escoamento nacional de granéis agrícolas. Os terminais integradores de Guará (açúcar) e
Uberaba (grãos) recebem e encaminham para o Tiplam, através da FCA, a safra de algumas das
principais regiões produtoras do país como Mato Grosso, Goiás, São Paulo e Minas Gerais.
Atualmente, o terminal é responsável pela movimentação de cerca de 1/5 do açúcar exportado
pelo Porto de Santos.
No ano passado, foram exportadas cerca de 8,1 milhões de toneladas de produtos do agro contra
7,3 milhões de toneladas em 2021. A movimentação total de cargas no Tiplam também teve aumento,
atingindo a marca de 11,7 milhões de toneladas em 2022. As informações são da assessoria de
imprensa da VLI.
Revisão: Pedro Carneiro (pedro.carneiro@safras.com.br) / Agência SAFRAS
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Cotação semanal
Dados referentes a semana 22/11/2024
Suíno Independente kg vivo
R$ 9,53Farelo de soja à vista tonelada
R$ 71,50Casquinha de soja à vista tonelada
R$ 1.200,00Milho Saca
R$ 1.975,00Preço base - Integração
Atualizado em: 22/11/2024 17:50