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SUCO DE LARANJA:CitrusBR assina projeto de US$ 7 mi para promoção na Europa

7 de outubro de 2015
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Porto Alegre, 07 de outubro de 2015 – A Associação Nacional dos
Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR) assinou, nesta quarta-feira, 07 de
outubro, um inédito acordo para a realização de um amplo trabalho de
marketing para defesa e promoção do suco de laranja na Europa, destino de 70%
das exportações brasileiras dessa bebida.

O projeto será realizado em parceria com a Associação Europeia de
Sucos de Frutas (AIJN, na sigla em francês) e irá envolver as principais
marcas e empresas engarrafadoras daquele continente, num investimento de US$ 7
milhões ao ano. Os recursos serão divididos em três pelas três associadas da
CitrusBR, Citrosuco, Cutrale e Louis Dreyfus Commodities que vão financiar 50%
do projeto. A outra metade virá de outras 25 companhias europeias que, juntas
representam mais de 90% daquele mercado.

“Esse é um momento histórico para o setor porque é a primeira vez
que produtores de suco e seus clientes se unem para promover o suco de laranja
brasileira, que receberá 80% dos recursos disponíveis”, explica o
diretor-executivo da CitrusBR, Ibiapaba Netto.

A ideia de um projeto global de marketing começou a ser desenhada ainda
em 2012, quando a CitrusBR investiu US$ 1 milhão num amplo estudo que mapeou
hábitos de consumo em 10 países, Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido,
França, Polônia, Rússia, Japão, China como prioritários e Canadá e Noruega
como mercados de referência.

Em cada um dos países foram realizadas entrevistas com especialistas de
marcas globais e regionais, supermercados, varejo, engarrafadores, associações
e analistas culturais, além de associados à CitrusBR no Brasil e no exterior.
No fim, o diagnóstico do estudo mostrou um erro de posicionamento do suco de
laranja, com as gerações mais novas já não compreendendo os benefícios da
bebida.

Tal diagnóstico foi apresentado para o setor em 2013, durante a
realização do Juice Summit, maior evento do mercado global de sucos que
acontece na Bélgica. Diante de representantes das principais empresas desse
segmento, os dados do estudo foram apresentados e amplamente aceitos, o que deu
origem as discussões para a criação de um projeto de relações públicas
internacional, para promover e defender o suco de laranja de ataques que vinham
acontecendo, principalmente, na mídia europeia.

Durante todo o ano de 2014, foram realizadas diversas reuniões, no
Brasil e na Europa, para discutir o modelo do projeto e os termos do contrato,
que acaba de ser assinado. “Durante esse tempo também foram mapeados diversos
estudos em todo mundo que tratam sobre os benefícios do suco de laranja e que
dão suporte cientifico para se rebater todas das dúvidas em relação aos
benefícios do suco”, ressalta a diretora de relações internacionais da
CitrusBR, Larissa Popp Abrahão.

A ideia agora é trabalhar esse material junto a médicos, nutricionistas
e formadores de opinião na Europa, num extenso trabalho de relações
públicas, a fim de recolocar o suco no “hall” das bebidas saudáveis. As
informações partem da assessoria de imprensa da CitrusBR.

Revisão: Carine Lopes (carine@safras.com.br) / Agência Safras

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